4

Amor na TPM (Fernanda Mello)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 53º livro lido em 2015 e foi AMOR NA TPM (Fernanda Mello). Este livro chegou para mim através da parceria com a Editora Empireo e eu estava mega curiosa para ler porque a autora é uma das compositoras de maior sucesso dentro do pop nacional e já se imortalizou com músicas lindas e inteligentes.
"Reconhecer os esteriótipos do que é belo em nossa sociedade atual e aceitar que podemos ser lindas sem ter 1,80m e 50 quilos, é nos libertarmos desse padrão espartano que tem levado tantas mulheres a sacrifícios nada saudáveis em prol de uma imagem" página 28
Imaginem que você mulher pegue este livro e se depare com este sumário. Não ia desejar ler o livro desesperadamente? Foi exatamente o que aconteceu comigo.

O livro traz um apanhado inteligente e bem humorado sobre a TPM, a sofrida e conturbada tensão pré menstrual que faz mulheres perderem suas identidades, bom senso e amor próprio. A autora compartilha algumas de suas experiências e de depoimentos que colheu durante a pesquisa que fez sobre o tema e é impossível não se identificar com as situações descritas ou com a opinião particular que a Fernanda insere sem medo no texto. Ela trata esse inferno chamado de TPM com leveza, mas sem diminuir a realidade do assunto, até porque um dos pontos sensíveis entre as mulheres que sofrem intensamente com a TPM é quando as pessoas ao redor não acreditam que isso seja verdadeiro.

O livro é uma leitura rápida e gostosa. Momentos de gargalhadas são alternados com curiosidades cientificas interessantes e isso tudo em um trabalho gráfico de bom gosto. As páginas são ornamentadas com ilustrações simples, mas que diminuem com habilidade o espaço entre a autora e o leitor, ou seja, além do texto ser fluido, os desenhos fazem com que a leitura se torne uma conversa entre amigas, tornando o livro ainda mais delicioso de ser lido.

A autora se preocupou ainda em dar dicas úteis e práticas para que os dias de TPM possam ser vividos com o menor desconforto possível e traz uma lista de músicas, filmes e livros que devem ser apreciados nesta fase e depois que você já leu tudo e se sente uma expert no assunto, ela ainda encerra o trabalho com o embasamento técnico de uma psicóloga e uma ginecologista, ou seja, pessoas com propriedade profissional para possíveis esclarecimentos.


Este livro é um item importante não apenas na estante de todas as mulheres, mas na bolsa, ou seja, além do batom, absorvente ou um analgésico dentro da necessaire, este livro deve ser carregado sempre. Mais que isso, este livro é o presente perfeito para a amiga, a mãe, a filha, a irmã e sim, até para o namorado em uma tentativa positiva de que o sexo oposto possa entender o que acontece com nós mulheres.

Super recomendo a leitura!!!


Um pouco sobre a autora: Escritora e compositora, Fernanda Mello ficou conhecida por seu blog Coração na Boca e pela composição de músicas para bandas como Jota Quest, Tianastácia, Wanessa Camargo, Negra Li, entre outros, incluindo sucessos como: “Só hoje; “O que eu também não entendo”; “Mais uma vez”.
Como escritora, a mineira possui dois livros publicados.  Em 2009, lançou “Princesa de Rua”. O livro de crônicas foi sucesso entre o público e teve sua primeira edição esgotada em menos de um ano.  Em 2011, investiu em um novo formato para seus textos: as crônicas digitais. Os vídeos foram publicados em seu canal, que possui hoje mais de um milhão de acessos. Em 2013, ela lançou o livro infantil "O menino que queria abraçar o mundo".
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Necessito de dicas para TPM. Só falto matar um nesses dias.
    "Chocolate is girl's best friend" Maior verdade lida nesse dia
    Beijos
    http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro fala tb sobre a "química" que o chocolate exerce sobre o nosso cérebro.... hahahahahhaha bem interessante.

      Excluir
  2. Oi, Ivi!
    Que capa linda! Achei bem legal a premissa do livro e um tanto diferente. É sempre bom ter na estante um livro leve e divertido. Adorei saber sua opinião e conhecer o livro.

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é uma graça, além de bem informativo.
      bjs

      Excluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014