1

O Outro Lado Da Meia Noite (Sidney Sheldon)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 35º livro lido em 2015 e foi O OUTRO LADO DA MEIA NOITE (Sidney Sheldon). A primeira vez que eu li este livro foi a uns bons 25 anos atrás, mas ainda assim, a história ainda estava bem nítida na minha memória e eu o escolhi para a Maratona de Releituras exatamente por isso, porque a história foi tão boa que me foi impossível esquecê-la.

O livro nos traz duas mulheres, Catherine e Noelle. Ambas nasceram na mesma época, uma em Chicago, nos Estados Unidos e a outra em Marselha, na França e desde o nascimento delas,  acompanhamos as suas vidas. 

Catherine foi uma criança inteligente que adorava o pai e se dava muito bem na escola. Não tinha muitos amigos, mas sua mente ganhava a admiração dos professores. Na adolescência teve autoestima baixa, e quando entrou na juventude, apesar de bonita e interessante, acabava afastando os rapazes dela. 

Noelle foi tão mimada pelo pai que cresceu acreditando que era uma princesa e que todos eram seus servos, mas na verdade, ela era apenas a filha de um pescador e vivia de forma humilde com os pais. Ela era apaixonada pelo pai e fazia de tudo para agradá-lo e deixá-lo orgulhoso ao mesmo tempo em que não tinha grande intimidade com a mãe. Catherine abandona a faculdade e vai trabalhar em Washington, desembaraçando seu próprio caminho e tentando ser feliz da sua maneira e Noelle depois de uma decepção familiar, foge para Paris e em seguida, um outro golpe e então ela se torna uma mulher fria, calculista e destinada a encontrar a felicidade na sua vingança pessoal. Catherine e Noelle nunca se encontram, porém ambas estão ligadas a vida uma da outra em função do amor destruidor que elas sentem pelo mesmo homem: Larry Douglas. 

Larry Douglas é um homem bonito e conquistador. Esperto, apaixonado pela vida e sobretudo, enlouquecido pela profissão: piloto de avião. Ele tem uma lista imensa de namoradas e não se apega a ninguém e ainda assim, as mulheres se jogam aos seus pés. É fácil amar e odiar o Larry e é este misto de sentimentos que nos faz não largar o livro de maneira nenhuma.

A história é intensa, forte e totalmente original. Duas mulheres bem sucedidas e derrubadas pelo amor cego por um homem que nunca fez por merecer tamanha devoção e, como pano de fundo, temos vários cenários tão bem descritos que é impossível não se sentir em Paris, ou em Atenas ou ainda na capital federal dos Estados Unidos. Mais que cenários, parte do livro se passa enquanto o mundo está atravessando a segunda guerra mundial e determinadas descrições, bem como considerações na narrativa, fazem você se render completamente à escrita inteligente e viciante do autor. A forma como ele desenvolve as etapas da história, a maneira precisa como ele te coloca dentro da cabeça dos personagens e o modo como ele argumenta cada decisão, faz com que você questione os próprios valores. 
“Ela odiava a guerra. Parecia-lhe estúpido que, numa época esclarecida como aquela, as pessoas ainda acreditassem poder resolver suas desavenças assassinando umas às outras.” página 140
O livro a principio é narrado com capítulos intercalados entre Catherine e Noelle. Após isso, temos o momento da história em que as duas protagonistas estão juntas no mesmo cenário, cada uma vivendo sua própria vida e o livro caminha para um final de tirar o fôlego, quando nas páginas finais, assistimos de camarote o julgamento que definirá o destino dos três personagens. 
“Só um idiota apressa as más notícias” página 245
Assim como no passado, mais uma vez o livro me deixou de boca aberta, totalmente devastada e satisfeita com a leitura. O livro tem os elementos principais de um bom livro adulto: trama, romance, sensualidade e suspense. Tudo isso amarrado em uma escrita soberba, intensa e inesquecível. Não foi a toa que Sidney Sheldon, foi um escritor de sucesso. A sua capacidade em criar histórias originais, bem argumentadas e com finais incríveis, as vezes melancólicos, fez nascer um exército de leitores ávidos por boas narrativas e, na minha opinião,  O OUTRO LADO DA MEIA NOITE é o seu melhor livro. Não é o meu preferido, mas sem dúvida é o melhor pra mim.

Eu recomendo a leitura para quem gosta de livros intensos, bem escritos e viciantes. Pra quem nunca leu nada do autor, este é um ótimo livro para começar a conhecer seu trabalho e eu acredito que as características de escrita dele, conseguem satisfazer leitores de vários gêneros literários.

Super recomendo!!!



Um pouco sobre o autor: Sidney Sheldon foi um novelista e roteirista. Nascido Sidney Schechtel, de pai judeu alemão e mãe judia russa, iniciou sua carreira em Hollywood como revisor de roteiros em 1937 além de colaborar em inúmeros filmes de segunda linha. Preferiu trabalhar no cinema do que na literatura por não julgar-se capaz de escrever um livro. Sheldon também escreveu musicais para a Broadway além de roteiros para a MGM e Paramount Pictures. Foi o criador de séries televisivas de grande sucesso e como escritor, um dos mais lidos e vendidos. Seus livros publicados no Brasil são:
A Outra Face
O Outro Lado da Meia Noite
Um Estranho no Espelho
A Herdeira
A Ira dos Anjos
Mestre do Jogo
O Reverso da Medalha
Se Houver Amanhã
Um Capricho dos deuses
As Areias do Tempos
Lembranças da Meia-Noite
O Juízo Final
Escrito nas Estrelas
Os Doze Mandamentos (infanto-juvenil)
Nada Dura para Sempre
Corrida Pela Herança (infanto-juvenil)
O Estrangulado (infanto-juvenil)
Manhã, Tarde e Noite
O Plano Perfeito
Conte-me Seus Sonhos
O Céu Está Caindo
Quem Tem Medo do Escuro?
O Outro Lado de Mim: Memórias (auto-biografia)
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Mais um livro do Sidney Sheldon pra minha lista de leitura.

    Eu li As Areias do Tempo dele e fiquei completamente apaixonada, desde então só descubro mais e mais livros do autor que parecem ser perfeitos.
    Ainda não conhecia O outro lado da meia noite, mas depois da sua resenha fiquei com muita vontade de ler, principalmente por esse "final de tirar o fôlego", pelo pouco que conheço do autor tenho certeza que deve ser um final em tanto mesmo.

    Unicórnios Psicodélicos

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014