4

Corações Quebrados (Sofia Silva)


Como a experiência de leitura no wattpad foi muito boa, procurei outros livros e percebi que Corações Quebrados era um dos mais comentados. O livro estar completo foi diferencial também, pois sabia que não precisaria esperar a postagem dos próximos capítulos.
“As pessoas nem sempre entram em nossa vida quando estamos bem, mas sua presença a torna melhor”.
Já no início, a autora dedica o livro para aqueles que amaram e apresenta o português Diogo e a brasileira Emilia como pessoas com sentimentos, mas quebradas. Se já tinha gostado da descrição, descobrir que a narração era alternada e o português de acordo com o narrador me pareceu ainda mais interessante pela questão cultural.

O livro é dividido em cinco partes e a história tem início com Diogo internado em um hospital. Ele tem pesadelos com momentos da guerra no Afeganistão, em que viu seus companheiros morrerem e se isola porque se sente culpado por isso. Seu terapeuta (Leonardo Tavares) sugere um novo tipo de terapia, no qual ele terá que se comunicar com Emilia (paciente de Rafaela Petra, também internada em uma clínica), via bate-papo.
“Tudo o que há de bom no mundo só acontece quando alguém é consumido pelo ódio ou pelo amor, inveja ou generosidade”.
Se Diogo só quer voltar a ser como antes, Emilia deixa claro que não tem motivos para sorrir e tem dificuldade em falar sobre sua vida. Aos poucos, os dois se envolvem, participam do cotidiano do outro mesmo que seja somente via internet e há jogos de palavras diferentes no português falado em Portugal e no Brasil, como “boleia”, que é a nossa carona.

Tudo parece perfeito, se ela não tivesse medo de contar algo a Diogo. O mistério é descoberto após a visita de Diogo à clínica, na qual a terapeuta de Emilia (Rafaela) também o ajuda.

Leonardo e Rafaela são personagens secundários, mas igualmente importantes na trama: responsáveis por Diogo e Emilia se conhecerem, os dois tem uma relação mal resolvida no passado, mas tentam superar as diferenças pela felicidade dos pacientes. O livro Destinos Quebrados conta a história dos dois, os capítulos são postados semanalmente pela autora e é possível encontrá-lo AQUI. 

Na clínica de Rafaela, há personagens especiais como a menina Liedfe e o irmão Cauê, que se empenha em protegê-la. Inclusive há um capítulo narrado por Cauê, que demonstra todo o sofrimento em sua infância e gera curiosidade por um livro dele.

A parte poética do livro merece destaque, Diogo sempre escreve poemas ou cartas a Emilia para expressar seus sentimentos. Os diversos pontos turísticos descritos na cidade de São Paulo fazem com que o leitor se sinta viajando com o casal. Mesmo que Diogo sempre demonstre amor e compreensão com os traumas e inseguranças de Emilia, um segredo (ou omissão) pode abalar o relacionamento dos dois.

O livro aborda temas importantes como abuso sexual, deficiências / síndromes (Liedfe é portadora de síndrome de down) e bullying, mas a mensagem principal é a de superação pessoal pelo amor. A divisão do livro em partes tendo como base o poema “Metades” de Oswaldo Montenegro é perfeita e demonstra a evolução de Diogo e Emilia tanto enquanto casal como individualmente.

Devo comentar que me identifiquei bastante com o livro, o que fez com que a história tivesse significado especial para mim, até comentei sobre isso com a autora. Sofia é super simpática e mesmo que não tenha intenção em publicá-lo, espero muito poder ter este livro algum dia em minha estante! Super recomendo! 
“A nossa existência é uma sucessão de escolhas e consequências. Às vezes, essas consequências nos fazem pensar que tudo poderia ser diferente se tivéssemos agido de outra forma”.
Corações Quebrados está disponível AQUI:


Um pouco sobre a autora: Sofia Silva é portuguesa, leitora compulsiva, apaixonada por literatura e pela poesia dos sentimentos. "Corações Quebrados", seu primeiro romance, é uma história surgida em um sonho e passada para o papel. O segundo é “Destinos Quebrados”, ainda em andamento, postado semanalmente no wattpad.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. A escritora Sofia Silva é uma fada com as palavras. Ela ata e desata vogais e consoantes nos presenteando com uma escrita que ao mesmo tempo é leve, mas extremamente profunda em sua mensagem, com personagens fortes e que nos cativam no primeiro instante. É simplesmente impossível não aprender sobre relações humanas lendo seu romance. É simplesmente impossível não se apaixonar pela sua escrita.

    Cristina Tanaka

    ResponderExcluir
  2. Paulinha Marangoni14 de julho de 2015 22:07

    Corações Quebrados é meu livro preferido no wattpad! Um romance poético maravilhoso que te prende do começo ao fim. E a autora é de uma delicadeza sem igual, é impossível não se apaixonar por Corações Quebrados.

    ResponderExcluir
  3. O melhor livro do Wattpad!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014