4

Indomável (Nick Vujicic)


Como quando gosto de um autor quero ler tudo o que ele já escreveu, não é surpresa que eu tenha logo começado a ler ‘Indomável”, o segundo livro de Nick Vujicic. Pela capa (uma foto dele surfando), já é possível perceber que este novo livro também foca em superação, mas é de certa forma diferente de UMA VIDA SEM LIMITES.
“O caráter não pode ser desenvolvido com facilidade e silêncio. Somente pela experiência de desafios e do sofrimento, a alma se reforça, a ambição se inspira e o sucesso é conquistado”. – página 88.
A dedicatória à esposa Kanae, (considerada um de seus maiores presentes), mostra uma nova fase da vida de Nick após o casamento em 2012. Os primeiros capítulos relatam exemplos do poder da fé em prática, de acreditar em si mesmo e conquistar os objetivos, ressaltando sempre que somente ideias não bastam, é necessário agir para realizar.

Mantendo o tom característico do autor, o livro tem trechos irônicos e engraçados, como quando Nick teve o visto suspenso e passou por um processo de investigação em uma viagem ao México.

São mencionados alguns fatos já contados em UMA VIDA SEM LIMITES, o que é um pouco cansativo, mas igualmente necessário para quem ainda não leu o primeiro livro possa entender melhor a superação vivida pelo autor, que passa de um jovem desesperado a um homem em paz e amado pela esposa. Ainda assim, nem todos são fatos alegres na vida de Nick, como a crise enfrentada em sua empresa em 2010.

Se no primeiro livro, os exemplos e situações eram dados principalmente pela vida do autor, em INDOMÁVEL são apresentadas várias pessoas com as quais Nick teve contato, seja pessoalmente ou por meio de e-mails, como Phill (portador da doença degenerativa ELA), o ator e cantor mexicano Eduardo Verastegui e mães de pessoas com deficiência.

A novidade deste livro é que são abordados mais profundamente temas como depressão e bullying via internet, com exemplos de pessoas reais, como o garoto Daniel (mencionado no primeiro livro), que agora já frequenta a escola. Fatos e mudanças importantes também são citados, como a luta da ativista social Jaqueline pelos direitos das mulheres e a missão da presidente da Libéria de reconstruir o país.

As fotos sempre presentes no final dos livros, desta vez são mais focadas em atividades profissionais e em viagens de Nick ao redor do mundo, mas ainda há fotos pessoais, como com o garoto Daniel e a tradicional foto no casamento.

Como um livro do gênero, é repleto de mensagens motivacionais e de fé, mas é escrito de maneira que tive a impressão de conhecer Nick Vujicic e ter acompanhado grande parte da sua história através dos livros desde momentos complicados (como a tentativa de suicídio) até momentos de extrema felicidade, com o casamento e a maturidade como profissional. Espero poder acompanhar mais capítulos de sua trajetória, principalmente após o nascimento do filho Kiyoshi, em Fevereiro de 2013.
“O que alguém diz ou faz a você nunca deve definir quem você é.” – página 167.

Um pouco sobre o autor: Nicholas James Vujicic (Melbourne, 4 de dezembro de 1982) é um pregador e palestrante motivacional. Nascido sem pernas e braços em razão de rara síndrome, tetra-amelia, Vujicic viveu uma vida de dificuldades e provações ao longo de sua infância. No entanto, ele conseguiu superar essas dificuldades e, aos 17 anos, iniciou sua própria organização sem fins lucrativos. Depois da escola, Vujicic frequentou a faculdade e se formou com dupla diplomação. Desse ponto em diante, começou suas viagens como palestrante motivacional e sua vida atraiu a cobertura da mídia. Atualmente, ele dá palestras regularmente sobre vários assuntos tais como a deficiência, a esperança e o sentido da vida.
Seus livros publicados no Brasil são: 
  • Uma Vida Sem Limites
  • Indomável 
  • Superação


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. indomável está com uma capa linda e mais ainda seu conteúdo! os ensinamentos de Nick, suas palavras e seus conselhos são os melhores
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gosto de como o Nick fala sobre a vida dele e sobre enfrentar os limites, mas como você mesmo disse é um pouco cansativo e não me atraiu por inteiro.
    É claro que o livro não perde o conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, eu já tinha ouvido falar do livro, e é claro da historia desse homem e nossa é incrível, temos muito que aprender com o Nick, o livro não é o gênero que eu costumo ler, mas creio que ai esta algo que vale muito a pena ser lido.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe tem o primeiro livro, então peguei e li, apenas pela curiosidade. E, me surpreendi muito pois o livro é realmente muito bom. Esse aqui eu ainda não conhecia, mas já estou interessada, tenho que concordar com você que é como se conhecessemos ele.É incrível o exemplo de superação desse cara. No geral, o livro é bom.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014