6

O MUNDO PÓS-ANIVERSÁRIO (Lionel Shriver)



Este livro foi uma das minhas aquisições na Bienal 2014, minha irmã me chamou a atenção pelo título do livro (devido ao meu aniversário estar próximo) e comprei. Até pela curiosidade pela criatividade no título, comecei a ler no dia seguinte!

Narrado em terceira pessoa, apresenta Irina, ilustradora de livros infantis que é casada com Lawrence, pesquisador. Apesar de certas diferenças entre eles, o casamento é visto como parâmetro pelos amigos e os dois se sentem seguros na relação.

Após realizar trabalho para a autora Jade, Irina e Lawrence conhecem seu marido, Ramsey Actor, jogador de sinuca e ídolo no esporte. Jade propõe um encontro entre os casais no aniversário de Ramsey e isso vira tradição desde 1992, proporcionando encontro anual entre eles sempre em 06 de Julho.

Tudo ocorre normalmente até que no ano de 1997, Lawrence viaja e pede que Irina se encontre com Ramsey por seu aniversário para manter a tradição e os dois se sentem atraídos. A partir daí, o título do livro faz sentido e começa o conflito de Irina, dividida entre a segurança que tem com o marido e a aventura que pode ter com Ramsey.

O que me pareceu mais interessante e diferente foi o estilo da autora a estrutura do livro após este momento, baseada na decisão que Irina poderia ter tomado: há sempre dois capítulos com o mesmo número, um com número comum, que demonstra a escolha por manter o casamento e outro com número em negrito, que evidencia a mudança na vida de Irina após ter abandonado o marido para viver com o jogador. Há principalmente o conflito da personagem, entre ser uma boa esposa ou uma traidora, se entregar ao desejo ou continuar como a sociedade espera.

De forma muito bem escrita, a autora mostra os benefícios e consequências que ocorrerão na vida de Irina independente da escolha feita por ela. Cada escolha leva uma renúncia e tanto a segurança de um relacionamento de quase dez anos como a aventura vivida em uma noite podem trazer fatos inesperados à vida.

Me surpreendi muito com o livro, a forma de escrever da autora me deixava sempre ansiosa pelo próximo capítulo e para descobrir qual seria a decisão tomada. Foi uma leitura diferente e recomendo muito esse livro!
“Quando não se pode confiar na palavra de alguém, é preciso obrigá-lo a provar quem é através do que ele faz”. – página 144.
 “É engraçado como aquilo que nos atrai numa pessoa é o mesmo que passamos a desprezar nela”. – página 277.
“O momento é tudo”. – página 529
Kelly Silva

Um pouco sobre a autora: Lionel Shriver (cujo nome de nascimento é Margaret Ann Shriver) nasceu em 18 de Maio de 1957. É jornalista e escritora. Nasceu em Gastonia, Carolina do Norte, EUA, no seio de uma família extremamente religiosa, sendo o seu pai pastor Presbiteriano. Mudou o seu nome quando tinha 15 anos (de Margaret Ann para Lionel) porque gostava da forma como soava. Frequentou a Universidade de Columbia. Já viveu em Nairobi, Bangcoc e Belfast. Neste momento, divide o seu tempo entre Londres e Nova Iorque. Colabora com diversos jornais, entre outros, The Wall Street Journal, The Philadelphia Inquirer e The Economist. É casada com um músico de jazz. 
• Dupla Falta
• O mundo Pós- Aniversário
• Grande Irmão
• Tempo e Dinheiro

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. uau... simplesmente me apaixonei...
    adorei a resenha...
    necessito ler esse livro o mais rápido possivel ...

    ResponderExcluir
  2. Não chamou muito a minha atenção não :S

    ResponderExcluir
  3. Pois bem, achei interessante o livro!
    Quando li o nome fiquei melhor que me perguntado do que o livro ser tratava de fato! Depois que li a resenha me fez realmente adquirir livro pois achei de verdade muuuito bom!

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTAGRAM-> http://instagram.com/blog_maluco
    WEHEART- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    Ficarei feliz em receber sua visita em meu Blog. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Kelly! Sim, termina a resenha e ficamos aqui morrendo de curiosidade =)
    Ainda não conhecia este livro, mas a proposta dele é bem diferente, poder ver no mesmo livro duas situações....Irei procurar por ele, quem sabe não consigo realizar uma troca pelo Skoob! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Essas surpresas literárias são sempre inesquecíveis!
    É muito bom começar uma leitura sem muitas expectativas e depois se surpreender positivamente, como foi o caso!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014