9

AS GÊMEAS (Saskia Sarginson)



Esse foi um livro que desejei muito, queria muito ler, quando finalmente ele chegou, me lancei em sua trama sutil, intrigante e dramática.

O livro conta a história de Viola e Isolte, gêmeas idênticas, muito amigas inseparáveis, de personalidades diferentes que quando chegam à fase adulta vem a se separar, uma tem uma carreira em uma revista famosa e um belo namorado, fotografo da revista, enquanto outra sofre de um disturbo alimentar e esta internada sozinha em um hospital, isso faz com que as irmãs se aproximem.

A narrativa da historia que passa entre 1972 e 1987, no começo é meio confusa, pois enquanto Viola esta internada lembra-se de sua vida no passado em meio as florestas e aos campos que cresceram, carregando sua culpa, em narração em primeira pessoa, Isolte vive o presente com flashes do passado, porem a narrativa e em terceira pessoa, mas também com seus fantasmas, então ate começar a entender cada passo, uma pequena confusão acontece, mas nada que atrapalhe quando a leitura começa a fluir.

No decorrer da narrativa somos apresentados a personagens muito complexos e diferentes que fazem a diferença na trama toda, como por exemplo, os amigos gêmeos inseparáveis, Michael e John, quando estava na metade da leitura, pouco do que havia acontecido tinha sido revelado, prendeu minha atenção até a última página da história. Tudo é bem arquitetado pela autora tudo parece um quebra-cabeça sem uma pré-imagem estabelecida, em que recebemos apenas algumas peças e aos poucos, vamos montando, alguns momentos parecem que pegamos peças erradas.

O livro possui um ar sonhador, cheio de devaneios, não sabemos ate o final o que e real ou não. As irmãs eram, quando crianças, crentes de que viviam em um conto de fadas, e o contraste com o pensamento atual delas é enorme – assim como saudade de ambas dos tempos passados. Sobre o peso que um grande segredo possui como pode ser difícil viver por anos com tal peso sobre suas costas. Além disso, a resolução final do grande mistério do livro é tão triste e rápida assim como quando terminamos o quebra cabeça e vemos a imagem que se formou: todos nós carregamos culpas e um passado, e essa é uma história sobre como isso pode influenciar de maneira drástica nossas vidas.

Além da superfície há medo, amor, dor e culpa. “As Gêmeas” não é apenas um thriller, um livro histórico ou uma história de amor, consegue serem os três ao mesmo tempo. Recomendo (apesar de ser confuso em alguns momentos), posso crer que essa trama irá te tocar, mesmo que um pouquinho só.

Ao final do livro há um guia de leitura com perguntas e reflexões sobre a história, juntamente com várias respostas da autora às perguntas frequentes de seus leitores.

"Não fomos sempre gêmeas. Antes, fomos uma só pessoa."
"Mas são as pessoas que mais amamos que acabamos machucando."




Sobre a Autora: Saskia é mãe de quatro filhos, incluindo meninas gêmeas idênticas. Ela tem um BA em Inglês e Literatura de Cambridge e um mestrado em Escrita Criativa da Royal Holloway. Ela trabalhou como editora de Saúde & Beleza, jornalista freelancer, escritora-fantasma e leitora de script. Assim como a escrita e a leitura, ela adora dançar tango e passear com seu cão.

As Gêmeas é seu único livro publicado no Brasil

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Esse livro me lembra sua resenha de um outro da novo conceito que tambem traz a amizade e história de pessoas proximas como conteúdo.

    Confesso que nao sei se leria, as vezes livros com passado e presente e essa coisa me deixam confusa e muitas vezes perdida no livro.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha, a sua comparação com o quebra-cabeça foi boa pra me fazer entender que apesar de o livro ser bom é também confuso, o que me fez desanimar um pouco da leitura. Mas já que você recomenda e diz que vai nos tocar de alguma forma, vou procurar saber mais sobre ele :)

    ResponderExcluir
  3. Oiii,
    confesso que achei confuso... Eram gêmeas ou era uma pessoa só?!
    hahhahaha... Mas apesar disso, parece trazer muitas reflexoes..

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Impossível não ficar com aquela " pulguinha" atrás da orelha depois de ler esta tua incrível resenha. Achei a historia super diferente e muito misteriosa, e isto me instiga bastante a leitura. Não consegui imaginar um final e seu desenrolar. Livro adicionado a lista de desejados!
    Beijos flor adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Eu ficaria super confusa .0. ..... mesmo sendo um livro e nao um filme onde pode se ver os personagens...
    histórias que trazem passado e futuro me complicam kkkk

    ResponderExcluir
  6. Acho que me embolei aqui. .o.
    No fundo no fundo nao sabemos se é real ou nao o que esta acontecendo?
    To dividida e cheia de dúvidas aqui ..

    Vou ter que ler pra saber esse segredo..

    bj

    ResponderExcluir
  7. Pela capa pensei que seria um livro infantil, mas nada a ver né.
    Fiquei curiosa com o que separa as gêmeas. Até eu me confundi com essa narrativa que você disse, me perdi todinha rs. Parece ter bastante suspense. Realmente o passado interfere muito no futuro, tem muitas coisas que são incapazes de serem esquecidas.
    Não gostei do livro ter um final triste, e até agradeço você ter avisado, porque não é meu estilo de leitura e evito...

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Não curto muito histórias que contam do passado, ou que tem flashes,porque acaba que sempre tenho que ficar voltando para saber onde REALMENTE estou, e muitas vezes fica entediante também. E por mais que finais felizes sejam bons, certos finais tristes ou MUITO impactantes me deixam numa ressaca literária que demoro pra caramba para ler algum outro livro..

    XOXO

    ResponderExcluir
  9. Ganhei esse livro,mas ainda não tive à oportunidade de ler.
    Me pareceu que a história é muito confusa,não é?!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014