11

O AZARÃO (Markus Zusak)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 20º livro lido em 2014 e foi O AZARÃO (Markus Zuzak). A capa do livro é estranha e o nome pouco atraente, então o que pode levar uma pessoa a desejar ler este livro sem ao menos conhecer sua sinopse? Isso mesmo, o nome do autor. Markus Zusak é o homem que escreveu A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS e só esta informação já é capaz de fazer qualquer pessoa desejar ler O AZARÃO e se você não leu A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, desligue agora o computador e vá ler. 


Este foi o primeiro livro entre as minhas escolhas da MARATONA LITERÁRIA #EuSouDoidera. Escolhi por se tratar de um livro pequeno e por ter quase certeza que eu ia gostar da história, então sendo assim, me lancei na narrativa. 


O livro nos traz Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, sendo o caçula de quatro irmãos. Seus pais são de origem humilde e formaram a seguinte família: O filho mais velho chama-se Steve, é popular e bem sucedido; a irmã Sarah só pensa em namorar e Ruben, com quem Cameron divide o quarto, é considerado caso perdido como ele porque os dois vivem planejando pequenos delitos, ainda que nem sempre estes planos prosperem.


No primeiro momento eu achei o enredo bem simples pois tudo parecia se resumir em problemáticas adolescentes, dificuldades financeiras e paixões, mas o autor não deixa nada na superfície e acabou me mergulhando em uma história comum, mas muito consistente. O autor não faz mistério sobre nada, ele revela abertamente aonde ele quer chegar e o que os seus personagens podem esperar o que de certa maneira, criou em mim uma sensação de espera. Eu sabia o que ia acontecer, só não sabia como e quando. 


O livro é enxuto, sintético, curto, mas sua história ficou em mim. Fiquei pensando na dificuldade que é se viver a adolescência e no quanto esquecemos toda essa dificuldade quando a vida adulta nos consome. E o que mais gostei desta leitura é que este foi o primeiro livro publicado do autor e ainda que "inexperiente", ele nos trouxe uma história muito boa de ser lida. Este é o primeiro livro de uma série intitulada como OS IRMÃOS WOLFE e eu quero ler todos os livros e saber mais dos outros irmãos do Cameron. Curiosamente, a serie foi lançada por editoras diferentes, então não existe uma harmonia entre as capas e até no tamanho das edições, mas isso não é de todo negativo, uma vez que os livros podem ser lidos fora da ordem, sendo assim independentes entre si. 


Recomendo a leitura para todo tipo de leitor. Escrita boa, situações ainda que comuns, tão bem descritas que se tornam válidas e convincentes. Eu gostei demais.

Música para esta leitura*: PRO DIA NASCER FELIZ - Cazuza:
 *Tarefa da Maratona Literária: Escolher uma música que tenha TUDO a ver com a leitura realizada.

Um pouco sobre o autor: Marcus Zusak é o mais novo de quatro filhos de um austríaco e uma alemã. Seus livros publicados no Brasil são:
O Azarão
Bom de Briga
A Menina Que Roubava Livros


Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Eu li esse livro em janeiro para um desafio literário, e adorei. As pessoas esquecem que o cotidiano pode revelar ótimas lições.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o livro,
    como eu não havia gostado da capa, passei direto por ele...
    Olha o que eu perdi!!!
    Vou procurar mais um pouquinho sobre ele!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que gostou tanto! Li A menina que roubava livros assim que foi lançado aqui no Brasil e depois não li mais nada do autor, mas tenho vontade.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Esse autor é muito bom, só li dois livros dele A menina que roubava livros e Eu sou o mensageiro, os dois são bem diferentes um do outro mas mt bons. Acho que esse não será diferente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa Ivi, realmente a capa e o nome nao chamam muita atenção d cara, mas é so ver o nome do autor ja da vontade de ler mais
    ....
    Nao sou muito de ler histórias assim d cotidiano ou seja a vida de alguem.. os problemas q vao se passando.. mas quando quero fugir de certos estilos q estou lendo sao livros assim que procuro.

    ResponderExcluir
  6. A Capa do livro é estranha mesmo. Gosto muito quando o que parece ser uma trama comum se transforma em algo mais profundo, não é atoa que ele é um autor bem sucedido.
    Só não gosto muito de já sacar o livro, porque fica a sensação de espera e não expectativa (não sei se me expliquei direito) rs
    É incrível que como às vezes um livro simples, enxuto nos deixa dias com a cabeça no livro e uns mais complexos não
    bjos

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Sou doida pra ler a menina que rouba livros.. Em breve estarei lendo, este tambem me chamou a atençao.
    rafaelalimasp@outlook.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente pela capa eu nao leria... eu sempre tento nao pnsar o livro pela capa, apesar de existir vários com a capa bonita e o enredo lixo -.-

    Ainda nao conhecia o livro do autor, me parece legal por retratar a vida do dia a dia... Ainda não li a menina que roubava livros apesar de ter visto e amado o filme.

    ResponderExcluir
  9. Poe ser uma historia cotidiana, ou seja adolescente tals eu não leria... Mas o autor sempre comsegue colocar algo diferente e achei legal por contar a historia de Cameron e ter outros livros que contam a historia de seus irmãos.

    XOXO

    ResponderExcluir
  10. Nao conhecia o livro ainda, nem sabia que fazia parte da história dos outros irmãos .o.
    Que doidera..
    Pelo fato de nao ser da mesma editora os livros da coleção nao tm como relacionar as capas nem nada..
    Super me interessei, otima resenha ivi.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro infelismente não chamou minha atenção.
    Mas até que seria válido ler para conhecer o trabalho do autor.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014