13

DANGEROUS TO KNOW & LOVE (Jane Harvey-Berrick)


Oi gente que ama livros, ainda dentro da MARATONA LITERÁRIA #EuSouDoidera, hoje venho com a resenha do 24º livro lido em 2014 e foi DANGEROUS TO KNOW & LOVE (Jane Harvey-Berrick). Depois de ler MAYBE SOMEDAY (Colleen Hoover), fiz um comentário mega entusiasmado em um dos grupos de leitura que participo no Facebook e algumas pessoas me indicaram este livro, alegando que este possuía uma abordagem parecida, mais que curiosa, fui atrás do livro e além de iniciar a leitura, ainda convoquei duas amigas minhas para lerem comigo afim que pudéssemos comentar.

O livro nos traz Daniel Colton, um rapaz em seu primeiro ano na universidade, antipático, reservado, e com aqueles pré requisitos obrigatórios para um New Adult: tatuado, motoqueiro e pegador. Daniel apesar de extremamente inteligente, é conhecido por ser usuário de drogas para fins recreativos, uma vez que seu irmão é o fornecedor mais popular do campus. Em contrapartida, temos a Lissane e ela também está dentro das características exigidas para uma protagonista de New Adult: linda, estudiosa e pasmem, virgem!!! Já temos o casal perfeito para um enredo mais que previsível? A resposta seria sim se Daniel não tivesse um segredo sério sobre si mesmo e fizesse questão de esconder isso de todos na universidade, porém, ele e Lissane precisam entregar um trabalho juntos e por passarem um certo tempo elaborando o tal trabalho, Lissane descobre o que Daniel esconde de todos e a partir daí, não apenas o envolvimento dos dois, mas toda a narrativa, ganha um toque de originalidade.

Quando eu comecei a ler o livro, eu já sabia qual era o segredo de Daniel, mas dentro do livro ele só é revelado lá pela página 50 e eu fiquei me perguntando se um leitor desavisado não teria percebido isso de cara, mas a verdade é que a autora conduziu a narrativa de uma forma que só quando Lissane descobre e confronta Daniel que isso nos é passado oficialmente.

O livro traz uma abordagem muito interessante sobre o segredo de Daniel, sua não aceitação, seu medo de preconceito e medo de que Lissane precise mais dele do que ele pode oferecer. Traz também a questão de se assumir responsabilidades antes da hora: Daniel e o irmão perderam os pais anos atrás e o irmão sem a devida orientação acabou seguindo o caminho das drogas, gerando consequências para os dois e também, sobre o quanto fazemos em nome do amor por outra pessoa, enquanto na verdade queremos fazer por nós mesmos.

A história em si é ótima e muito consistente, porém a escrita da Jane não me convenceu. Milhares de cenas sensuais e vulgares, (outra característica comum nos livros do gênero) e uma protagonista tão mimimizenta que quando ela ocupava a parte da narrativa eu sentia vontade de pular páginas. Mas pela história vale a pena ser lido ainda que a escrita seja simplória.

Recomendo para quem gosta do gênero, com todos os clichês apelativos que ele traz porque a originalidade do tema abordado foi interessante e dá pra perceber o trabalho de pesquisa feito como pano de fundo. Pra quem não curte essa linha literária, a leitura também seria interessante em função do segredo de Daniel e da gama de opções que não são conhecidas do grande público que não vive a problemática inserida na história. A história é boa e por uma boa história, vale a pena ser lido. 

Música escolhida para esta leitura*Set Fire to the Rain (Adele)


*Tarefa obrigatória na MARATONA LITERÁRIA.


Um pouco sobre a autora: Jane Harvey-Berrick é uma escritora americana que atualmente vive na Inglaterra. No Brasil, não temos nenhum livro dela publicado.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Que coisa... to curiosíssima agora!!!!
    Sim realmente são os clichês dos NA mas eu amooo.

    Sempre tem que ter um segredo tbm neh... agora vou ter que ler .o.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Ivi, amo NA .... acho que ja ate percebeu, ja li todos que indicaram aqui no blog :3

    E eu já tinha outros dois livros da mesma autora pra ler que é The Education of sebastian e outro the education of caroline, sao NA tbm...

    E ja vou ler este, estou curiosa com o segredo... e mesmo por ser um padrão de personagens e essa coisa toda, eu ainda me apaixono pelos bad boys <3

    E realmente odeio os mimimis da personagem santinha -.-

    Apesar de eu ja ter lido muito NA em que a menina era inocente mas era um personagem forte e decidida u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas anotações estão devidamente anotadas. Gosto do ritmo dos New Adults, mas algumas coisas me irritam muito, mas este livro aqui tem uma pegada diferente, então valeu muito a pena!!! bj

      Excluir
  3. Nossa! E impressionante quando leio resenhas fico super curiosa.. Sou nova no mundo da leitura mas estou amando.. Esse livro para ser muito bom.. Segredos e sempre um bom tema!
    Rafaelalimasp@outlook.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou suspeita ... qdo vi 808 páginas... pensei .. acho bom valer a pena! E quer saber?! Valeu ! A história me prendeu ! levei um susto qdo descobri o segredo do Daniel.. me irritei com a inocência abusada da Lis...eu também tive vontade de pular as páginas da narrativa da Lis.. mas como eu disse a mim mesma ... foi a criação que ela teve ... a superação do Daniel com seu problema, o problemas das drogas do seu irmão .. gente este livro vale mto!! Bjs ruiva linda!

    ResponderExcluir
  5. AIIIIIIIII MAIS um NA para eu me apaixonar!!!
    Eu comecei a ler assim que me deparei com resenha do blog, eu ia ler antes pois tinha visto que estava participando da maratona, então decidi esperar pela resenha! E não me desapontei, estou na metade do livro, o meu choque com o segredo do Dan não foi tão forte, pois tive um leve desconfiança... Mas é algo diferente que ainda não tinha encontrado em NA algum.. Já vi de tudo: bad boys bipolares, que já mataram alguem, que perdeu toda família e muitos outros traumas... MAS NUNCA tinha lido algo do que a autora colocou.

    As vezes essas personagens santinhas me dão nos nervos, e muitas vezes as intrigas ou os simples deslizes que ela dá são ridículos, sinceramente.

    Mas estou gostando até agora, quero terminar essas 800 pag loogo!!!

    XOXO

    ResponderExcluir
  6. Quero ler esse livro, eu ja sei qual o segredo, então fico ainda mais curiosa para ver como os personagens vão enfrentar isso, estou louca para ler e ver como ele conseguiu esconder "isso".
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ja comecei a ler, e estou adorando... amo NA, e a historia desse me pegou de jeito.. é algo diferente que ainda não tinha lido em outros... Mas essa Lis da história ne da raiva as vezes -.-

    ResponderExcluir
  8. Adoro New Adult! Não conhecia esse livro, mas não gosto de quando as cenas hots são exageradas e muito descritivas e acabam deixando o enredo mesmo de lado.
    Detesto personagem que fica de mimimi, irrita muito.
    Estou curiosa quanto ao segredo de Daniel.
    Tentei procurar o livro, mas não encontrei em português :/
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii
    Não tive uma experiencia muito boa com NA, li Easy e esperava algo "a mais" dele.
    Anotei o nome desse aqui e vou ler pra saber se gosto.
    Também não sou muito fã de mimimi!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente gosto de livros hot.Mas gosto principalmente quando existe conteúdo.
    É a primeira vez que leio algo sobre o livro,e quem sabe eu leia?
    Fiquei muito curiosa!

    ResponderExcluir
  11. Quando vi 808 paginas pensei.. vai ter historia pra isso tudo??? um new adult??? kkkk teve e muito boa por sinal... quando vi ja tinha acabado com o livro. Eu tb descobri o segredo junto com lissane.. e achei super interessante o enredo.. vale superrrr... tb n tenho muito paciencia com detalhes sobre cenas mais quentes.. mas até que comparando a outros NA esse teve ate poucos!! VALE A LEITURA!!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014