6

A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS (Jojo Moyes)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 15º livro lido em 2014 e foi A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS (Jojo Moyes). Estava curiosa para ler outro livro da Jojo Moyes, mas ao mesmo tempo com medo de que uma outra obra não estivesse no mesmo nível que o maravilhoso COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ. Mas deixei os medos para trás e me aventurei nesta história.

O livro nos traz duas protagonistas: Sophie, uma francesa que está sofrendo com a ocupação alemã na aldeia em que mora no interior da França em plena Primeira Guerra Mundial e, a Liv, uma inglesa, que em 2006 tenta seguir com a vida apesar da morte do marido. O que estas duas mulheres têm em comum? Um quadro chamado A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS.

Sophie conheceu o marido Édouard em Paris, ele era um homem digno, além de ser um pintor talentoso, e apaixonado por Sophie, fez um retrato dela em um tela pintada à óleo. Eles se casaram e viviam felizes até que Édouard é levado pelos alemães como prisioneiro e Sophie fica morando com sua irmã no hotel da família e é obrigada a servir os soldados alemães e assim ela conhece um comandante, conhecedor de arte e que se apaixona pelo retrato que Édouard fez dela.

Quase 100 anos depois, membros da família de Sophie contratam uma agência especializada em recuperar objetos que eles acreditam ter sido roubados pelos alemães e a busca específica se concentra no quadro de Sophie que agora enfeita a parede da casa de Liv e do qual ela não faz a mínima ideia de seu valor e história. O quadro é para Liv, mais que uma obra de arte, foi um presente do marido em sua lua de mel e ela tem um carinho intenso por ele e se recusa a devolve-lo à família.

O livro é incrível. Os personagens ganham dimensões muito bem delineadas e eu consegui visualizar cada um deles dentro de seus próprios argumentos. Sophie era uma mulher forte, destemida e determinada a reencontrar o seu marido. Seu amor por ele fez com que ela cometesse transgressões contra ela própria, mas de alguma forma, ela acreditava que era o que tinha que ser feito. 

Consegui ver o mesmo empenho e paixão em Liv, mesmo que toda a realidade fosse diferente e ainda que todos tentassem mostrar que ela devia abrir mão. Duas mulheres que nunca se conheceram, mas com características muito parecidas.

Além das duas personagens principais, os outros personagens que orbitam a trama são muito bem construídos: Hèléne, a irmã de Sophie, que não a recrimina mesmo não concordando com suas atitudes. O coronel alemão que tinha como função subjugar as duas mulheres francesas e que não deixava de ser humano e uma vítima de todo aquele cenário de tristeza. Temos ainda o Paul, um ex policial americano que tem como objetivo profissional devolver o quadro a família de Sophie, mas está apaixonado por Liv. E ainda uma amiga de Liv, a Mo, que com bom humor consegue dar leveza a determinados pontos da história.

O livro é delicioso de ser lido. Uma escrita bem estruturada, com um enredo original e inesquecível. As cenas descritas possuem muita sensibilidade e bom gosto e a narrativa é quase poética de tão bonita. Fiquei impressionada com a fluidez dos acontecimentos e em como eu não conseguia deixar de ler o livro, amarrada à história e me sentindo íntima dos personagens.

Super recomendo a leitura. Com este livro, a escritora Jojo Moyes ganhou uma fã para a vida inteira e embora o livro tenha outro ritmo que o adorado COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, isso só me mostra o quanto ela é versátil e criativa. 

Se você tiver a oportunidade de ler, não pense duas vezes, o livro é bom demais!
"Não quero parecer cínico nem nada, mas não acha que uma das razões dessa perfeição na sua cabeça é o fato de ele ter morrido? Tudo sempre fica perfeito quando é cortado antes do tempo. Há uma indústria de ícones mortos no cinema que provam isso." página 165


Um pouco sobre a autora: Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, e resolveu dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Seus livros publicados no Brasil são:

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Aaa este livro....
    Quando fui na turnê da intrínseca a mulher falou tanto e com sua resenha so completou que : EU PRECISO DESTE LIVRO NA MINHA ESTANTE"
    E eu adoro o contexto em que vem a primeira parte do livro.. o que me da mais vontad de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O contexto em que a historia se encontra é incrivel.. E eu achei muito legal a partir do momento em que o quadro do passado é dado para uma personagem ANOS depois de ele ter sido criado..
    A historia das duas personagens tb sao muito interessantes..
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Todos falam maravilhas a respeito da autora, que infelizmente eu ainda não conheço,
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive a opportunidade de ler "Como eu era antes de você", mas assim que o fizer, logo em seguida vou ler esse livro. Pra mim parece tão bom quanto o primeiro, inclusive acho que nem era necessária essa jogada de marketing das capas praticamente iguais. Bons livros se vendem sozinhos.

    ResponderExcluir
  5. Não li ainda Como eu era antes de você, mas minha colega fala sempre dele e como eu tenho que ler kkkkkkkkkkkkkkkk então estou colocando ele nas prioridades e assim que der comprarei. Este, é claro, comprarei depois e lerei... e as capas são lindas.

    ResponderExcluir
  6. Amei este livro,chorei muito e agora ganhei de uma amiga Como Eu Era Antes De Você.
    virei Fã da JOJO.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014