6

O DIÁRIO DE SUZANA PARA NICOLAS (James Patterson)



Oi  gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 11º livro lido em 2014 e foi O DIÁRIO DE SUZANA PARA NICOLAS (James Patterson). Uma amiga que tem mais ou menos o mesmo perfil literário que eu, me indicou afirmando que eu iria gostar, então me joguei sem medo na história.

O livro nos traz Katie, uma mulher independente, bem sucedida profissionalmente e muito bonita, saindo de um relacionamento amoroso que até então parecia ser perfeito: Matt foi um namorado atencioso, amável e sensual e ainda que ele fosse muito reservado para com a sua vida e seu passado, Katie não acreditou que isso viesse a ser um defeito ou um problema na relação entre os dois. Ela estava apaixonada e acreditava que era correspondida.

Porém, o término do relacionamento deixou Katie devastada e como se não bastasse toda a desilusão que ela tinha que enfrentar, Matt envia para ela um livro de memórias, um caderno com registros que uma mãe fez para o seu filho ler quando este se tornasse adulto. Katie começa a ler o livro e se afeiçoa à Suzana, a mãe em questão e passa a entender o motivo porque Matt era tão reticente para com o seu passado.

O livro é delicioso de ler, apesar das características profundamente melancólicas, a narrativa fluiu de uma forma maravilhosa, como se alguém estivesse me contando uma história real, que tivesse acontecido fora do mundo de letras e papel e as descrições e impressões que o autor usou para construir seus personagens e aproximá-los de mim enquanto leitora, me fez imaginar cada cena, cada diálogo, cada situação.

Digamos que quando eu comecei a ler o livro eu já imaginava o final de determinadas coisas, o autor não fez suspense ou criou expectativas torturantes enquanto desenvolveu sua história, mas ainda assim, o livro não é exatamente previsível, traz surpresas na medida certa para que você não pense em abandonar a leitura e depois que eu concluí a história, queria abraçar todos os personagens  e dizer: "que sorte eu tive em ler este livro!" Em várias situações da história, é usada esta expressão: "Não é uma sorte?"

Como todo livro que traz o drama como o cerne central da narrativa, este também nos faz refletir, imaginar qual seria a nossa decisão se estivéssesmos no lugar dos personagens principais e uma série de finais diferentes se passaram pela minha cabeça, pois a principio, a história parece ser simples, mas não é. É intensa, tocante e inesquecível.

Adorei a leitura e recomendo para todos aqueles que gostam de romances dramáticos, mas reais, sem personagens reclamões ou perda de tempo com mimimi desnecessário. O livro é bonito e te faz desejar saber os motivos do Matt, faz com que você entenda porque ele agiu e reagiu daquela maneira e sobretudo, faz amar todos os envolvidos na história.

Livro maravilhoso!!!

Boas lembranças são com talismãs. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para traz e descobre que elas formam um longo cordão colorido. página 65



Um pouco sobre o autor: James Patterson é hoje um dos autores mais vendidos no mundo inteiro. Nasceu nos Estados Unidos onde vive atualmente na ragião da Flórida com sua esposa e seu filho. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:
  • Bruxos e Bruxas
  • O Diário De Suzana Para Nicolas
  • O Dom
  • o Dia da Caça
  • 4 de Julho
  • Eu, Alex Cross
  • Private
  • 1º A Morrer
  • 5º Cavaleiro
  • Lua De Mel
  • 6º Alvo
  • Fogo cruzado
  • 2ª Chance


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Eu senti a mesma coisa, e adorei a lição das bolas. Gostei muito do livro e como vc sabia pelo menos uma parte do que aconteceria no final.
    Amei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sou fã do autor, mas ainda não tive o prazer de ler este livro. Esta semana li um dele de uma recente série lançada e confesso que fiquei um pouco decepcionada. Mas tenho a impressão que este será diferente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Sou fã dele, mas consigo vê-lo escrevendo um romance.... kkkkkkkkkkkkkk... a premissa parece interessante, porém tenho minhas duvidas... não sei se leria, para não estragar a magia dos meus amados policiais...

    ResponderExcluir
  4. :3 nao li ainda nenhum livro do James apesar de ja ter um na estante... mas eu gostei da resenha simplesmente pelo fato de você ter falado q nao tem aquele mimimi tdo de romances e sim uma história q vc vai ler e pensar no estado de cada personagem

    ResponderExcluir
  5. Realmente odeio livros previsíveis.. sempre espero que o autor me supreenda com algo diferente do que estava esperando. É exatamente o que o James faz com a gente.
    Leio romances com drama mas as vezes fica chato entao nao sei como seria meu sentimento ao ler o livro.
    Sempre gosto de me colocar no lugar do personagem..
    Mas como disse que nao tm tdo esse mimimi ... ja esta na minha lista..
    Xoxo otima resenha

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha deste livro! Mas não sei com certeza se leria ele de cara, apesar de ter uma história boa e sem dramas desnecessários. Vou atrás de saber mais sobre o autor, daí sim começo a ler :)

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014