5

ENTÃO, CONHECI MINHA IRMÃ (Christine Hurley Deriso)


Eu me interessei de cara por esse livro, gostei do tÍtulo e da sinopse, então acabei por vasculhar as livrarias atrás dele, e não me arrependi.

O livro conta a história de Summer, uma menina de 17 anos, que vive na sombra de sua irmã Shannon, que possuía essa idade quando faleceu devido a um acidente de carro. 

Em toda sua vida Summer viveu sempre a ver (mural de fotos) e ouvir falar de sua irmã, pouco mas o pouco que ouve é de como ela era perfeita, saudável, estudiosa, enquanto ela era mais reservada e não dava muita bola pra estudos e para ser popular, só queria crescer e deixar de ser a sombra de sua irmã, então em seu aniversario de 17 anos, sua tia Nic lhe dá um diário que mudará totalmente a visão que tem de sua irmã e de sua família, descobrirá segredos e o quanto ela e Shannon poderiam ser parecidas.

O livro é narrado em primeira pessoa por Summer, e logo você é apresentado à sua tradicional família e ao seu inseparável amigo Gibs. Sua família sempre está à um passo em sua frente, pois a memória de Shannon é mantida por toda a casa e em cada palavra, Summer sente que sempre foi um erro ou algo para mascarar uma dor constante, quando ganha o diário, fica indecisa se deve ou não lê-lo, então seu melhor amigo a estimula a ler, nem que seja só por curiosidade, que aliás é a motivação dele. 

Ao começar a ler Summer conhece uma menina cheia de medos, cheia de indecisões, apaixonada e imatura, muito longe da imagem traçada por tanto tempo em sua mente. Conhece um pai imperfeito e uma mãe obcecada. Essa descoberta a leva a ter mais conversas com seus pais e a conhecê-los melhor, ela acaba por descobrir quem realmente é e não uma simples substituição, mas sim uma esperança de felicidade e alegria em meio à tristeza, pois a dor da perda nunca vai passar.

O livro é uma graça, simples, a leitura flui de maneira prazerosa, faz o leitor perceber o quanto não conhecemos as pessoas ao nosso redor, inclusive nossa própria família, nos faz perceber o quanto mudamos no decorrer de cada fase da nossa vida, quando enfrentamos os mais diversos tipos de dificuldades.

Recomendo a leitura para quem quer algo agradável, um livro que arranca risadas e te deixa por alguns momentos com o choro na garganta, é um livro simples, mas muito bom em sua essência.
“Seu abraço é tão forte que quase me deixa sem folego. Contudo, depois que retribuo o gesto, nós dois respiramos fundo e relaxamos. Ficamos assim por um bom tempo, só nos abraçando.” p. 184
“Contudo, de repente, o barulho para. Mamãe fica imóvel em seu lugar ate os ombros começarem a sacudir ela abaixa a cabeça e um soluço sai da sua garganta.” p. 212

Um pouco sobre a autora: Christine Hurley Deriso vive em North Augusta, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Formou-se em Jornalismo na Universidade de Georgia, em 1983, e escreve profissionalmente há quase trinta anos. O livro ENTÃO, CONHECI MINHA IRMÃ é a sua única publicação no Brasil.



Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Viver a sombra de alguém é sempre ruim, então quando vi a sinopse desse livro no skoob fiquei interessada. Fico feliz em saber que tudo que eu imaginei que seria se confirmou em sua resenha. Com certeza vai pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. É duro viver com comparações, parece que nunca serão atendidas as expectativas que colocam nos ombros da pessoa, ainda mais quando se é comparada com alguém que já morreu. Quero ler também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Nossa, me interessei.. *0*
    Eu tenho um problema serio em ler resenhas e ficar louca pelo livro... essa coisa toda de Diário e você descobrir quem a pessoa realmente é me deixou suuper curiosa .0.

    ....
    A capa me chamou atenção curti muito, e o fato de ser narrado em pri.eira pessoa tbm..
    Adorei a resenha..
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ja disse que amo livros que tem diario? Nao? Pois é eu adoro... principalmente quando a partir dele os personagens descobrem sobre alguem q esta morto.. e nao teve a oportunidade de conhecer profundamente..
    Otima resenha Kasy
    XoXo

    ResponderExcluir
  5. Viver sob a sombra de alguém é algo que eu não desejo a ninguém, sofrer comparações o tempo todo e ter que a todo momento provar o seu valor é algo realmente muito difícil. Gostei de ver um livro que aborda isso relacionando com a perda de um ente querido e com conhecer melhor as pessoas à sua volta. Pra minha lista de vou ler, sem dúvidas.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014