7

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA (C. S. Lewis)



Esse é um livro que sempre quis ler, desde o lançamento do filme eu queria saber mais sobre a história que se tornou real nas telas do cinema e que me cativou, mas o livro era de um preço muito alto, então esperei abaixar, e até me esqueci de que queria lê-lo, então um belo dia recebo uma promoção e lá está ele, e realmente a historia me cativou ainda mais.
O mundo criado por Lewis é realmente fantástico, em todos os sentidos. No meio de tantas obras sobre criaturas fantásticas e sobrenaturais, tão comuns hoje em dia, sua mitologia consegue manter-se única, e completamente fascinante. Várias criaturas conviverem em sociedade juntamente com os humanos, o espírito de mistério, que anda sempre lado-a-lado com a magia, se mantém durante toda a obra, seja através de criaturas, ou através da própria Nárnia, que muitas vezes quase perde sua magia por falta de quem acredite nela como acontece em “O Príncipe Caspian”, quando por um momento eles não vem o que é visível num mundo de magias.
As personagens de Lewis são encantadoras, seus sete livros trazem uma história ligada a outra de maneira fantástica. Suas crianças realmente são personagens sinceros, sempre baseados em seus valores, através de Nárnia as crianças assumem uma personalidade que antes elas não sabiam que existiam, elas são elas mesmas. Em Nárnia todas as dificuldades e inimigos são vencidos não só graças à força e à inteligência, mas também à confiança, à lealdade e à amizade, isso é visto em “A Última Batalha”. Suas histórias servem tanto para incutir valores nos pequenos quanto para fazer os adultos refletirem.
Acredito que o primeiro livro “O Sobrinho do Mago” é um dos melhores por nos fazer entender, quem é o Leão, quem é a Feiticeira e o motivo do Guarda-roupa ser mágico, o porquê existe uma luminária em meio a uma floresta. Em o “Cavalo e seu Menino”, podemos ter uma noção de como foi o reinado de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. Nárnia é mágica e faz seus habitantes também ser (seus personagens são maravilhosos), em a “Cadeira de Prata” somos apresentados a uma das minhas personagens favoritas “Jill, uma dessas meninas felizes que possuem a cabeça boa para grandes alturas”.
Mas, dentre todas as personagens de Nárnia, Aslam é certamente a mais fascinante. Uma provável tentativa de Lewis para se pensar Deus, Aslam é uma força maior, sempre cheia de bondade e justiça. Assim como o Todo-Poderoso das grandes religiões, ele também vem de uma espécie de paraíso, mas não se deixa ficar lá, apenas observando o nosso mundo se acabar sozinho: ele luta ao lado dos Narnianos, brinca, chora e ri com as crianças (Isso é muito emocionante na leitura). Ele é poderoso, mas também acessível e amável, e principalmente amigo; não se esconde atrás de incenso e altares, mas se faz presente para os que nele acreditam.
Com uma narrativa ágil (sempre que começava um novo livro, eu não conseguia parar de ler até chegar ao fim!), parece todo o tempo que a história está sendo contada, sabe aqueles momentos em que você é criança e alguém está contando uma história fascinante e você ouve atentamente para não perder nenhum momento? Então é assim.
Nárnia é para todos os fãs de fantasia, crianças ou adultos. Quando pegar este livro nas mãos, tente esquecer por um instante do trabalho, das responsabilidades e das preocupações do nosso mundo. Deixe-se encantar por Nárnia, vá para Nárnia, e você não vai precisar de um guarda-roupa para ir para lá, só vai precisar de um livro. Pode ter certeza vale muito pena.
“E aí aconteceu uma coisa muito engraçada. As crianças não tinham ouvido falar de Aslam, mas no momento em que o castor pronunciou esse nome, todos se sentiram diferentes. Talvez isso já tenha acontecido a você em sonho, quando alguém lhe diz qualquer coisa que você não entende mas que, no sonho, parece ter um profundo significado – o qual pode transformar o sonho em pesadelo ou em algo maravilhoso, tão maravilhoso que você gostaria de sonhar sempre o mesmo sonho” – O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Sobre o Autor: Clive Staples Lewis, mais conhecido como C.S. Lewis (1898 – 1963) foi um autor e escritor irlandês, conhecido por seu trabalho sobre literatura medieval, palestras, e escritos cristãos. Também é conhecido pela serie de livros "As Crônicas de Nárnia".
C.S. Lewis vendeu mais de 200 milhões de cópias dos 38 livros escritos, os quais foram traduzidos para mais de 30 idiomas, e a serie Crônicas de Nárnia virou um grande filme de Walt Disney.
Livros no Brasil:
  • Cadeira de Prata, A (As Crônicas de Nárnia)
  • Cartas a Malcolm
  • Cartas a Uma Senhora Americana
  • Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz
  • Cavalo e Seu Menino, O (As Crônicas de Nárnia)
  • Cristianismo Puro e Simples
  • Crônicas de Nárnia, As (volume único)
  • Grande Abismo, O
  • Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, O (As Crônicas de Nárnia)
  • Milagres
  • Peso da Glória
  • Príncipe Caspian (As Crônicas de Nárnia)
  • Quatro Amores, Os
  • Sobrinho do Mago, O (As Crônicas de Nárnia)
  • Surpreendido pela Alegria
  • Última Batalha, A (As Crônicas de Nárnia)
  • Viagem do Peregrino Alvorada, A (As Crônicas de Nárnia)

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Ai como eu amei essa resenha! Eu também comprei esse livro numa mega promoção ha alguns anos e fiquei encantada com a história e persagens assim como vc, meu preferido também é o Aslam mas não li todos os livros ainda, parei em O cavalo e seu menino, mas o que li me encantou, nem lembro pq parei de ler, mas depois dessa resenha vou pegar para terminar, já vi que estou perdendo ainda mais tempo do que pensei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário de você, nunca me interessei por este livro, nem ao menos pelo filme. Infelizmente continuo não me interessando.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Ah! Eu tenho esse livro há 2 anos e não li ainda... adoro As Crônicas e quero muito ler, mas e lembrar? ele fica na fileira de traz da minha estante e eu não vejo e a leitura vai ficando pra depois :/
    O Aslam é demais, adoro ele e tem cada mensagem incrivel que preciso urgentemente criar vergonha na cara e ler eles... kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. *0000* Nárniaaaaa eu simplesmente adooro o Lewis ele é divo... outra saga que amo. Meu sonho é ter todos os livros... apesar de ter o volume unico acho super fofo...
    Cmo vc disss Aslam seria tipo Deus e tal... eu simplesmente amo a história acho q foi uma criação fantástica... e a personagem q mais amo é a Lucia :3

    ResponderExcluir
  5. Nárnia realmente é um mundo que nos proporciona uma grande aventura em um lugar surreal...
    O Lewis sempre nos surpreende .. e foi o que ele fez no final do livro..vc esperava isso??
    Amo a serie.. e cm sua resenha recomendo a todos..
    Xoxo

    ResponderExcluir
  6. Adoro Nárnia! Desde o primeiro filme já fiquei super encantada com esse universo maravilhoso criado por C. S. Lewis e morro de vontade de ler o(s) livro(s), mas sempre via só o volume único nas livrarias por um preço absurdo e logo me desencantava. Mas realmente tenho visto ele em várias promoções, chegando a custar só R$ 20!!! Pretendo lê-lo em breve, adorei o fim da sua resenha nos dizendo para nos deixar levar por Nárnia, e é exatamente isso que eu vou fazer :)

    ResponderExcluir
  7. A resenha não está ruim, só peca pela falta da Trilogia Cósmica (Além do Planeta Silencioso [de 1938], Perelandra [de 1943] e Aquela Força Medonha [de 1945]), que já foi publicada no Brasil.
    No mais, parabéns pelo blog. Foi a Hela Caparroz que me indicou e já o estou fuçando devidamente.
    HEIL!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014