9

NÃO CONTE À NINGUÉM (Harlan Coben)



Esse é o segundo livro que leio do autor, o escolhi pelo título que me pareceu intrigante, o que não poderia ser contado a ninguém?

O primeiro capítulo é iniciado com as memórias de David Beck, médico pediatra casado com Elizabeth, a garota que conheceu na infância e com a qual provou aos pais e amigos que a relação poderia ser duradoura.  A trama começa no 13º aniversário do primeiro beijo do casal, quando eles vão ao local onde se beijaram para marcar uma nova barra na árvore como símbolo de mais um ano juntos.

A tradicional comemoração íntima realizada todos os anos  parece normal, até que Beck se distancia da esposa, ouve gritos, tenta alcançá-la sem sucesso e após ser agredido por um taco de baseball, se culpa por não ter conseguido protegê-la como deveria.

Após 8 anos do ocorrido, o médico se surpreende ao receber um e-mail com as iniciais dele e da esposa, acompanhadas das barras que representam os 21 anos desde o primeiro beijo, além de fatos que somente o casal saberia. Há novos contatos por vídeo e e-mail, sendo que é marcado um encontro, com a condição de que não contasse a ninguém (minha curiosidade inicial respondida! :)

Enquanto isso, há histórias paralelas, como a de Tyrese, que tem uma dívida com Beck e se revela fundamental principalmente no momento em que o médico se arrisca para estar no local combinado. Além dele, outra aliada de Beck é a cunhada Shauna, por seu apoio e conselhos.

No intuito de descobrir sobre a esposa, Beck se depara com nomes significativos, como Sarah Goodhart, Lisa Sherman e Rebecca, uma amiga de Elizabeth que talvez possa ajudá-lo a desvendar o mistério. Com o decorrer da investigação, novos personagens aparecem e uma morte é contestada, o que altera o destino dos envolvidos. O desfecho mostra a intenção de cada um de proteger os próprios interesses ou as pessoas importantes e queridas.

Esperava mais da história, não gostei da questão de proteção a família ser tão abordada também neste livro (já que é o tema principal de "Confie em mim"). Ficou repetitivo, com personagens e situações diferentes, porém, com objetivo semelhante.

Ainda assim, fiquei curiosa para ver o filme baseado neste livro, há uma versão francesa lançada em 2006 e parece que haverá uma versão americana (ainda sem data) dirigida por Ben Affleck.
Sei que é clichê, mas é nas pequenas coisas que está o encanto da vida. - página 53.
Naquele momento, eu soube que por mais que me desdobrasse, algo ruim poderia acontecer com ele. Nem sempre eu estaria ao seu lado para aparar os golpes. - página 191.
O fato de você não conseguir ver nenhuma outra explicação não significa que ela não exista. Significa apenas que você não quer enxergá-la." - página 208.


Um pouco sobre o autor: Harlan Coben é um escritor americanos formado em Ciencias Politicas. Algun de seus livros publicados no Brasil são:
Alta Tensão
Cilada
Desaparecido Para Sempre
Jogada Mortal
Não Conte à Ninguém
Quando Ela se Foi
Quebra de Confiança
Refúgio
Sem deixar rastros
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Achei o plot muito sem graça!!! Pra mim o segredo entre eles foi uma coisa tao sem sentido,que pra mim eles nem deveriam ter ficado juntos!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei o David um bundão imenso... piegas e chorão. Nem consegui terminar de ler o livro e não consigo ler mais nada do Coben depois desse livro... Traumatizei.... rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante dos livros do Coben e do gênero, além da forma que ele desenvolve a narrativa. Ainda não li esse livro, então não posso defendê-lo nessa obra. Porém, em geral, ele é um excelente escritor.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  4. O autor é muito bom, não li esse livro mas não sei se iria gostar, tenho ele, mas até hoje não fiz nenhum esforço para ler. Não é meu gênero preferido, só leio quando tenho muita vontade, quando uma sinopse me chama muito atenção, o que não foi o caso desse, e pela resenha vc não achou tão bom assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu ainda não li nada do autor, mas esse livro é o que mais quero ler, a historia dele é hiper interessante, e eu fiquei muito curiosa, todo mundo fala tão bem do autor que eu quero saber se tudo o que dizem é verdade né, adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Que agonia quando comecei a ler a resenha! Fiquei pensando na situação, que horrível! Uma penas que algumas coisas ficaram repetitivas. Eu ainda não li, mas já tenho o livro na lista de leituras.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li algum livro do autor, mas ja ouvi falar de "Cilada", apesar de os nomes te deixarem com muita vontade de ler nao me atraem muito... Achei interessante o fato da comemoração do aniversário do 1°beijo... Realmente eu ficaria curiosa com os emails q ele recebe falando sobre sua esposa e tals...
    Me deixou com vontade de ler .
    Otima resenha.. bjs.
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  8. Aquele momento em que vc le o titulo do livro e ja morre neh?
    Nao conte a ninguem: mas meus deus! Naao contar o que? Livros assim seempre me deixam curiosa..
    Sua resenha me lembrou a historia de Garota Exemplar *---*

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falarem desse autor não só bem como mal, mas ainda não li nenhum livro dele pra poder formar e expressar minha própria opinião, mas devo dizer que depois da sua resenha não fiquei muito entusiasmada pra ler não. A história no início parece ser interessante, com todo o sofrimento dele e tudo mais, mas acho que quando começa o suspense do e-mail já fica meio óbvio que a esposa dele tá viva e ele vai passar o resto do livro tentando encontrar ela... (pelo menos é o que eu imagino).

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014