6

EM BUSCA DE ZOE (Alyson Noël)


Bom dia crianças…. Hoje venho falar sobre o livro “Em busca de Zoe’, publicado em 2007, e no Brasil em 2012, da autora Alyson Noël.

É uma obra jovem que todo adolescente deveria ler, não por ser clássico ou nada do tipo, mas pela mensagem de alerta.

O livro é sobre Eco, com 15 anos, que luta com seus sentimentos normais da idade acrescido com o luto pela morte da irmã, Zoe,  há um ano, na semana do seu aniversário. Primeiro somos apresentados ao choque que Eco sofreu com a perda da irmã, depois pela rotina da escola e dos amigos - ela está começando o ano em uma nova escola, a mesma onde a irmã estudava quando morreu, e é o centro das atenções por onde passa.  Os pais a super protegem pelo que aconteceu com Zoe, as amigas estão passando pela descoberta do colégio novo e novas amizades, e novas ‘amizades’ surgem, tanto por curiosidade quanto por pena.

Um namoro começa sem ela perceber como, e acaba também do mesmo jeito. Eco esta tentando se encontrar em meio a tanta coisa que ela não entende e não pode evitar. Principalmente, o estranho encontro com o ex namorado de sua irma, o enigmático Marc, que lhe entrega o diário de Zoe.

Ao começar a ler o diário, Eco passa a viver várias situações como a irmã tinha vivido, com mais intensidade e menos medo do que poderia acontecer. E ao mesmo tempo, descobre as peças do horrendo crime que tirou a vida da irmã. Zoe se sentia num mundo que não era dela, ainda que cheio de festas, amigos e um namorado lindo, queria mais queria ser famosa, ser importante, e foi esse sonho que a levou a vulnerabilidade de se encontrar com o criminoso que a enganou e a trouxe para uma armadilha, criada num site de relacionamento.

Conforme a leitura do diário se desenvolve, Eco passa a se descobrir também, e esse é o grande lance do livro, através dos olhos da irmã, das vivencias dela, a menina recatada e com baixa auto estima passa a se valorizar e se perceber no mundo. Até um pequeno afair com Marc, o ex de Zoe, acontece no meio desse turbilhão adolescente. Mas, na verdade, não era um sentimento, e sim um encontro dos dois, individualmente, um de se libertar, o outro de saudade na namorada tão repentinamente fora do convívio.

O livro é curto, não foi dos melhores que li, mas acredito na importância de se tratar de certos assuntos num tempo em que a internet está dentro de nossas casa e nos abre um mundo inteiro, principalmente para os mais intensos e menos experientes.

Atualmente, quando penso naquele dia, às vezes crio uma cena totalmente nova. Uma cena em que, em vez de virar e voltar a dormir, eu digo uma coisa importante, significativa, alguma coisa que faria com que ela soubesse, sem dúvida alguma, quanto eu a amava e a admirava. pg 10
Mas agora, se tudo vai ser diferente, se tudo vai ser preenchido com possibilidades e oportunidades, como vou saber se estrou pronta? Como vou lidar com isso? pg 48
Mas talvez eu nunca viva isso de verdade. Talvez não seja o tipo de garota que inspira a espontaneidade dos meninos, ao ponto de fazerem visitas à meia noite, darem presentes com mensagens secretas. Talvez seja como todas as outras meninas que fingem estar contentes com isso quando, na verdade, estão ansiosas por mais alguma coisa. pg 98
_Mas e seu meu celular estiver no silencioso?Então eu disse:_Aí te mando uma mensagem de texto.E ela disse:_Esquece. Você não faz idéia de como é melhor pela página*, porque aí todo mundo pode ver o que você está fazendo e dizendo e tal. (* referencia a página de site de relacionamento)pg 155

Um pouco sobre a autora: Alyson foi criada em Orange County. Viveu em Mykonos, na Grécia depois de sair do ensino médio. Depois, ela se mudou para Manhattan, Nova Iorque, onde trabalhou como assistente de vôo para uma grande companhia aérea. Ela vive agora em Laguna Beach, Califórnia. Ela teve vários empregos, como babá, balconista da loja de departamento de vendas, assistente administrativo, gerente de escritório, fabricante de joalharia, t-shirt pintor, recepcionista do hotel front desk, agora é uma escitora.. Ela foi inspirada a se tornar um autor depois de ler Are You There God? It's Me, Maragret por Judy Blume na sexta série. Seu primeiro livro foi o romance para jovens adultos Faking 19, que explora o estilo de vida dos adolescentes de hoje.  Seus livros, traduzidos para 35 países, somente nos Estados Unidos venderam 2 milhões de cópias. Tem muitas obras publicadas, sendo a mais conhecida “Os imortais”. Alguns dos livros publicados no Brasil:

  • A Série Os Imortais (Para Sempre, Lua Azul, Terra de Sombras, Chama Negra, Estrela da Noite, Infinito)
  • A Série de Riley (Radiante, Luminoso, Terra dos Sonhos, Murmúrio)
  • Fingindo ter 19 anos
  • O céu é o limite
  • Em busca de Zoe
  • Sonhos
  • Eco
  • Verão cruel
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Eu realmente corro de livros com adolescentes, porém vc falou que há uma mensagem e tal e isso me interessou... quem sabe um dia eu leia :3 gosto de livros que nos dão alguma lição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa, td bem?
      não é uma obra maravilhosa, mas vale pelo contexto e pela mensagem.
      Abraços

      Excluir
  2. Passa um mensagem justamente em um período que estamos bem confusos conosco e com o mundo em geral.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Depois das serie imortais fiquei com medo de ler qualquer livro desta autora...
    Mas eu tenho um fraco por estes livros de adolescentes... e ainda mais quando se tem um diario rolando na história

    ResponderExcluir
  4. Ja mencionei q amo diários neh??... bom parece q neste livro o contexto dele é super importante..
    Adoro ler estes livros de adolescentes e as incertezas da idade...

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante o livro, primeiro pela história de perder uma irmã e ter que seguir em frente com a vida, e depois mais ainda por ver que aborda um tema muito importante nos dias de hoje, onde a internet é um mundo à parte do nosso, que oferece maravilhas mas também grandes perigos...

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014