8

AMIGAS PARA SEMPRE (Kristin Hanna)


Uma amizade poderia surgir de um simples abraço? Creio que sim, uma amizade tem varias formas de começar, e somente preciso um coração aberto. Ao me deparar com o titulo deste livro, quis lê-lo na hora e aproveitei a pré-venda e o comprei rapidamente.
A historia narrada em terceira pessoa conta sobre uma amizade de Tallulah Hart e Kathleen Mularkey, duas adolescentes presas em seus temores e angustias da adolescência que se conhecem e começam a maior aventura de suas vida, a amizade. 
Tully é a menina que todos querem por perto, já Kate é a que todos querem distância, mas na realidade as duas histórias são bem mais profundas que a imaginação permite, Tully é excêntrica e uma menina solitária em todos os aspectos, filha de uma mulher viciada, e criada pela avó, se vê sozinha sempre, apesar de ser popular e de estar sempre envolta de pessoas, sempre acaba sozinha em meio a uma multidão, enquanto a amável Kate, é desprezada nos lugares em que vai, sempre acaba envolta de sua grande riqueza, sua família. Kate e Tully se conhecem em 1974, numa madrugada onde por um simples abraço, passa a unir décadas de amizade e companheirismo, com muitas decepções, frustrações, mas recheadas de conquistas, as duas passam a adolescência juntas e vão para a faculdade juntas, acham que tem o mesmo sonho, mas ao crescerem se deparam com sonhos diferentes, dos quais suas personalidades determinam seu futuro.
Tully segue a carreira que sempre sonhou, se torna uma bela jornalista, famosa, e sempre vai atrás do que quer e deseja, a vida a ensinou a ser forte, uma rocha, o único momento e que consegue ser ela mesma e quando esta com Kate, que por sua vez se casa com o homem dos seu sonhos e aprende com a vida que o amor e o sentimento mais nobre que existe, se torna mãe em tempo integral apaixonada pelos filhos, mas sabe que somente em Tully encontra seu porto seguro, nada afasta essas duas, elas prometeram amizade eterna uma a outra apesar de suas escolhas, e por altos e baixos desta amizade é que entramos numa historia fascinante, uma historia de amizade verdadeira, quando sempre uma e mais forte do que a outra, onde uma é mais engraçada que a outra, onde se xingar faz parte, e sumir não é opção. Basta um telefonema e as duas se juntam, um livro recheado de carinho, amor, erotismo, tensão, alegria companheirismo e cumplicidade.
A narrativa do livro é perfeita, os momentos, lugares e músicas de cada época no livro é fabuloso, nunca mais vou ouvir Dancing Queen e não pensar em Kate e Tully, a viagem temporal do livro traz algo maravilhoso na narrativa e faz com que o leitor se conecte com cada passagem da vida das duas e de seus personagens tão intensos, que fazem a vida de cada uma valer a pena.
Kate e Tully nos fazem pensar em um sentimento melhor, e ser uma amiga melhor, por muitos momentos me vi no livro como sendo a amiga que perdoa, mas também sendo a amiga que esnoba, sendo a amiga companheira, mas também sendo aquela que precisa ser egoísta em alguns momentos, este livro arrancou risadas e lágrimas ao mesmo tempo, me mostrou como somos frágeis, e como precisamos de nossos amigos por perto, quando os problemas aparecem e a pessoa certa surge em nossa mente, sabemos que ela quem pode nos ajudar, muitas vezes ela só vai nos fazer rir, ou beber, ou cair e ate chorar mais, mas ela vai nos tirar dos nossos momentos mais sombrios de forma a pensar como tudo pode ser belo quando temos as pessoas certas ao nosso lado.
Amizades completam, amizades nos fazem ser melhor, amizades nos ensinam a amar, mas principalmente amizades nos ensinam a ser amadas (os)...
Recomendo a leitura. O livro é doce e simples, vai arrancar suspiros, sorrisos, hostilidades e muitas lágrimas, mas acima disso vai fazer você se inspirar...
AMIGAS PARA SEMPRE tem uma continuação, POR TODA A ETERNIDADE que já comprei e que em breve vou ler, afinal estou inspirada... Realmente esse foi um belo carnaval.

"Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com toda certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz". (p. 27)
"- Quando a minha mãe me abandonou, quem estava lá para me ajudar?... - Você. Esta é a resposta. Nós somos uma equipe, Kate. Amigas para sempre, haja o que houver." (p. 95)
"Logo, Tully estava fazendo Kate dar risada. Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar; mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos". (p. 260)

Um pouco sobre a Autora: Kristin Hannah é autora de 18 livros que já venderam mais de 8 milhões de exemplares no mundo. Ela largou a advocacia para se dedicar à sua grande paixão: escrever. Tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí. Alguns de seus livros publicados no Brasil:
  • AMIGAS PARA SEMPRE
  • POR TODA A ETERNIDADE
  • QUANDO VOCÊ VOLTAR
  • JARDIM DE INVERNO
  • O CAMINHO PRA CASA
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Respostas
    1. E leia mesmo, vale muito a pena *-*
      você vai sorrir em meio as lágrimas....

      Excluir
  2. Oi Kesyane, acabei que li primeiro Por Toda a Eternidade antes de ler Amigas para Sempre. Ainda bem que a leitura não foi afetada, mas estou curiosa para saber o motivo da briga em detalhes. Além da possibilidade de mais um livro da Kristin.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Acabei de ler o Por Toda Eternidade, e realmente não afeta a leitura do Amigas para Sempre, mas você acaba entendendo muitas coisas, a briga em si foi o que me deixou curiosa também, e dela que desencadeia todo o segundo livro, e aproveite Amigas para Sempre e mais emocionante e real.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Hahauahau li a resenha do segundo livro antes desta .O.
    As vezes esses livros de amizade adolescente e tals da uma preguicinha mas sempre acabo lendo... ainda mais quando vai conhecendo as personagens e principalmente o q as torna inseparáveis...

    ResponderExcluir
  5. Esses livros q tem essa coisa de amizde me abalam as vezes.. porq uma vez li um , e meio q me apaixxonei pela a amizade das minas... mas qndo cheguei no final foi uma decepção x.x a amizade foi totaal mentira por ANOS ... isso me deixou mal para qualquer livro assim.. -.-
    Mas pela resenha acho q posso sair do meu trauma lendo este

    ResponderExcluir
  6. Felizmente não tenho nenhum trauma com livros que falam sobre amizade, pelo contrário, gosto de livros assim porque sempre acabam fazendo a gente refletir sobre os nossos próprios relacionamentos, e pelo visto esse livro causa exatamente isso, pelo o que eu percebi com os quotes..

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014