18

MORTE SÚBITA (J. K. Rowling)


Começo dizendo o que ouvi e li várias vezes: o livro pega fogo depois da metade. Como são 501 páginas, vocês vão precisar ler quase 300 para mergulhar de cabeça e se apaixonar, ou não.
Morte Súbita traz a história da sociedade de Pagford, uma cidade fictícia no interior da Inglaterra. Na verdade não é uma cidade, é um distrito da cidade vizinha Yarvil, e portanto não há um prefeito e vereadores, e sim um conselho, também eleito. A história começa com a morte súbita, - sem trocadilhos rs - de Barry Fairbrother, um dos membros desse conselho. Tudo vira de pernas pro ar porque o conselho é divido entre os pró-Fields e os contra Fields. Fields é um bairro de periferia que fica na divisa de Pagford com Yarvil, onde Barry cresceu e como membro do conselho lutava pra que não fosse separado da cidade e permanecesse com a clinica de reabilitação para dependentes químicos. Com sua morte, uma vaga surge no conselho e o presidente, Howard Mollison, quer impor eleições o quanto antes. Logicamente que a briga por essa cadeira irá se intensificar com a aproximação da eleição e o poder falará mais alto. No final, o silêncio desta guerra será tomado por verdades (leia-se segredos) nunca ditas, causando a maior confusão entre os habitantes do lugar.  No calor da campanha eleitoral, eventos estranhos começam a acontecer, assustando a população local. Na página on-line do conselho da cidade começam a surgir mensagens revelando segredos bastante pessoais dos candidatos, e enigmaticamente quem está postando essas mensagens é alguém utilizando o pseudônimo “O Fantasma de Barry Fairbrother”. Essas mensagens acabam gerando instantaneamente mais confusão aos moradores, restando à eles somente lidarem e aceitarem as consequências dessas revelações. 
O livro possui muitos personagens, cerca de 20, que fazem a trama ser louca e intensa. Achei esse esquema dos personagens para ajudar, mas também não esta completo. (imagem anexa)
São muitos conflitos pessoais e eu me surpreendi muito com a capacidade da autora trazer a voz de todos os personagens, sejam eles adultos, adolescentes ou crianças, para o narrador, o qual está sempre em primeira pessoa. São tratados problemas como abuso infantil e pedofilia, uso e abuso de drogas, estupro, traição, bullyng, preconceito, politica e auto flagelo, entre outras coisas.
Nas ultimas cem paginas eu chorei e me indignei muito, porque apesar de ter lido Harry Potter e aprendido com as mortes dos meus personagens favoritos, não esperava tanta intensidade em Morte Súbita. Minha nota é 10, com louvor.

Na sua opinião, maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente. A honestidade era sua marca, a sua marca, a sua defesa. Quando somos honestos, as pessoas se assustam, ficam chocadas. Pág 77
Era tão bom ser abraçado… Se ao menos aquela relação pudesse se manifestar apenas por gestos de conforto simples e sem palavras… Porque os humanos tinham de aprender a falar? pg 192
Quando você está limpo, lembranças e pensamentos diabólicos começam a brotar da escuridão dentro de você. Parece até que a sua cabeça está cheia de moscas pretas zumbindo sem parar e pousando por toda parte. pg 268
Com o dedo quebrado latejando, Simon ficou sentado ali, pensando, suando com o calor da lareira, inundado de uma fúria impotente. A violência com que tratou a mulher e o filho não o abalava; não perdeu um minuto sequer pensando nisso. Uma coisa terrível tilha lhe acontecido, e era natural que explodisse com as pessoas mais próximas. pg 290


Um pouco sobre a autora: Joanne "Jo" Rowling, também conhecida como J. K. Rowling, nome com o qual assina as suas obras, ou pelo seu nome de casada, Joanne Murray, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Seus livros, traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros. Seus livros publicados no Brasil são:

1997 Harry Potter e a Pedra Filosofal
1998 Harry Potter e a Câmara Secreta
1999 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2000 Harry Potter e o Cálice de Fogo
2001 Animais Fantásticos e Onde Habitam
2001 Quadribol Através dos Séculos
2003 Harry Potter e a Ordem da Fênix
2005 Harry Potter e o Enigma do Príncipe
2007 Harry Potter e as Relíquias da Morte
2008 Os Contos de Beedle, O Bardo
2012 Morte Súbita
2013 O Chamado do Cuco

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. So leio criticas boas sobre esse livro e faz tempo tenho curiosidade de ler. Com certeza lerei esse ano e logo. Lendo mais essa resenha fiquei com mais vontade ainda de ler o qto antes. No momento estou lendo O Chamado do cuco. Gostei de Harry Potter e a autora surpreende tb com histórias adulta.

    ResponderExcluir
  2. Vou ler o meu em Março *_* Fico feliz que tenha gostado, também só li coisas boas sobre ele... ai ai... fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu li este livro ano passado confesso que quando comecei a ler não sabia o que esperar, mas conforme fui lendo e concordo com você, que a gente lê bastante até mergulhar a fundo na historia e gostar do livro! E que tratar de drogas, fome,estrupo e o enredo de todos os personagens. Eu li e gostei do livro, recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Quero ler esse livro a bastante tempo, sempre vejo resenhas positivas e cada vez fico com mais vontade *---*

    Meu Mundo, Meu Estilo
    Participe do TOP Comentarista de Fevereiro

    ResponderExcluir
  5. É a primeira resenha elogiosa que vejo sobre esse livro, tenho vontade de ler só pelo falto de ser J.K e agora pela sua opinião, o problema é demorar tanto pra pegar fogo, a gente acaba passando outros livros na frente.
    Não sei quando, mas vou ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Um livro cheio de assuntos polêmicos, acho que não faltou nenhum. Só acho que demorou muito para engrenar a leitura, muitas vezes isso faz o leitor desistir.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da J.K. mas não tinha vontade de ler esse livro depois de ler algumas criticas, mas a sua resenha fez com que minha curiosidade retornasse e agora realmente quero esse livro, não tinha lido que ele tratava de temas tão fortes e nem que tinha toda essa confusão de eleição e tudo mais! Acho que a unica coisa ruim é o tanto de personagem, fica dificil de lembrar quem é quem!

    ResponderExcluir
  8. Nossa Morte Súbita parece ser muito bom, confesso que não sentia muita curiosidade de ler outro livro da autora que não fosse Harry Potter, mas agora fiquei bem curiosa para ler esse, ela trata de temas reais, coisas que somos acostumados a ver nos jornais, espero ler em breve.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Quando descobri que JK lançaria outro livro, fiquei super animada, entrei no site, me cadastrei no mail marketing e tudo mais... Mesmo assim, até hoje não li o livro. Apenas os primeiros capítulos que me foram enviados por e-mail.
    Realmente, precisamos de um mapa explicando quem é que personagem, né?
    Mesmo assim, ainda quero ler o livro! Só ouço elogios!
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivy, tudo bom?
    Eu tenho esse livro desde o lançamento, e já faz tempo. Já emprestei, já levei em viagem, já comecei a ler, mas nunca consigo terminar. Não por não gostar, pelo contrário, eu adoro, mas não consigo terminar por problemas mesmo. HAHAHA é minha maldição, será?
    Adorei sua resenha, deixou-nos curiosos e não contou nada!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  11. Apesar da sua ter sido positiva, eu não consigo me imaginar lendo um livro da autora que não seja Harry Potter, pode ser preconceito mas não rola.
    Mas confesso que quando foi lançado eu quis ler, só que agora depois que passou toda essa euforia, a vontade passou.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, o tenho em inglês, mas a leitura é difícil demais para meu nível de inglês, então vou esperar para ter dinheiro e comprar em português. Vi muitos comentários positivos, e geralmente o ponto negativo é que demora muito para o livro realmente começar a prender, como você disse, lá depois da metade. Gostei de saber que você se surpreendeu com a intensidade comigo, isso me fez ficar com mais vontade de lê-lo. Espero conhecer em breve uma J.K. por trás de Harry Potter.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei do link dos personagens. Sou péssima para decorar nomes, ainda mais estrangeiros. Embora o livro pareça bom, ele pareceu muito carregado. Eu não li nenhum livro dela, eu só tenho esse, mas ainda não tive a vontade aguçada para ler. Sei lá, espero ainda ter o incentivo próprio para isso.
    Não gosto de HP, tallvez seja por isso o meu preconceito todo quanto a leitura desse aí.
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  14. A J.K. sempre surpreende a gente!
    Este livro está na minha lista de futuras aquisições. Achei tão curiosa esse livro ter tantos personagens e ainda mais um esquema de personagens kkkk
    Vou ler!

    ResponderExcluir
  15. Eu como todos os jovens na minha idade amo a J.K, e ouvi miutasmuitas criticas boas sobre esse livro, eu li alguns trechos e achei eles muitíssimo bem escritos, mas eu simplesmente não consigo ler nenhum outro livro que ela tenha escrito por que continuo esperando um Harry Potter e não importa quão bom o livro tenha sido eu acabo decepcionada.

    ResponderExcluir
  16. Ver o seu comentário sobre quantos personagens tem nesse livro me lembrou de Harry Potter, outro livro em que ela também criou muitíssimos personagens

    ResponderExcluir
  17. JK diva <3
    Eu troquei no skoob e consegui esse livro, mas ele não chegou com o eu gostaria =(
    Mesmo assim acho que o lerei agora e depois comprarei um novo.
    Deve ser PERFEITO o livro.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014