14

E SE FOSSE VERDADE... (Marc Levy)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 6º livro lido em 2014 e foi  E SE FOSSE VERDADE... (Marc Levy). Desde que soube que o filme de mesmo nome havia sido baseado em um livro, senti vontade de ler porque eu havia apreciado bastante a história na telona e estava curiosa para conhecer a história original.
O livro nos apresenta Lauren, uma jovem médica muito dedicada ao trabalho, com pouca vida social e com fama de durona. Ela pretende passar o fim de semana com alguns amigos no interior da Califórnia, mas antes mesmo de enfrentar a estrada, ela sofre um acidente de carro e muito ferida, entra em estado de coma, deixando poucas esperanças para a mãe. Porém, 6 meses depois do acidente, conhecemos o Arthur, um arquiteto solitário, comprometido com o trabalho, que descobre que tem um fantasma em seu apartamento: Lauren. Na verdade, Arthur alugou o apartamento onde Lauren morava e ela, de forma sobrenatural, sai do próprio corpo que está doente no hospital e volta ao apartamento. Ninguém consegue ver Lauren, apenas Arthur. Ninguém consegue conversar com ela, apenas Arthur e assim, ele entende o que está acontecendo: Lauren precisa de ajuda, a sua mãe está sendo convencida que ela não retornará do coma e ela será submetida a uma eutanásia. Arthur então decide sequestrar o corpo dela do hospital e com a ajuda de um grande amigo, ele se aventura nesta missão.
O livro tem uma narrativa quase poética, de tão bonita e sublime. Reflexões temperadas com uma veia discreta de humor e em alguns pontos da história, uma profunda melancolia. A presença de Lauren na vida de Arthur o leva a voltar ao passado e abrir uma serie de portas que ele fechou quando era criança e perdeu a sua mãe para uma doença terrível. Arthur reencontra cartas que a mãe deixou para ele e então passa a entender várias coisas que ele deixou calado dentro do seu coração. Na verdade, ele precisa ajudar Lauren a não morrer,  mas ela o ajuda intensamente a se conhecer melhor.
Com uma narrativa em terceira pessoa e descrições bacanas, a leitura foi extremamente prazerosa e me fez pensar sobre várias coisas na vida. Personagens fortes e ao mesmo tempo sensíveis, mergulhados em um enredo muito bem escrito.
Entretanto o final do livro foi frustrante para mim. Quando concluí a leitura, desacreditei que o autor tivesse feito aquilo e me deu um desespero grande porque muitas coisas não são explicadas, mas apesar deste meu desapontamento, o livro é muito bom e merece ser lido. Este é um daqueles casos em que a adaptação para o cinema alterou uma serie de coisas no enredo, mas no meu ponto de vista, não me fez gostar menos do filme, apesar das inúmeras adaptações e mudanças. Como o filme foi um grande sucesso na época e vez por outra é reprisado na televisão, acredito que todos já tenham assistido, mas se você é uma das pessoas que ainda não viu, recomendo que leia o livro primeiro, até porque alguns personagens possuem uma amplitude maior que no filme.
Gostei muito, ainda que o final tenha sido revoltante, o livro é muito bom!!!
A dúvida e a escolha que se impôe são as duas forças que fazem vibrar as cordas das nossas emoções. Lembre-se de que apenas a harmonia dessa vibração conta. página 220
O trailer oficial do filme:




Um pouco sobre o autor: Marc Levy nasceu na França em 1961. Em janeiro de 2000, após a publicação do seu primeiro livro, passou a dedicar-se à literatura e a contar histórias para o seu filho. Estes são alguns dos seus livros publicados no Brasil:
  • Da Próxima Vez
  • E se Fosse Verdade
  • Encontrar Você
  • Meus amigos, Meus Amores



Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Ahhhhh!!! Eu não sabia que era livro *_* Sou apaixonada por esse filme... que perfeito! Vou querer ler com certeza *___*

    ResponderExcluir
  2. Eu morria e não sabia que era livro !!! Eu preciso lê-lo urgentemente !!! Mesmo que me decepcione com o final também ! Ler esse livro é uma necessidade !! Amei a resenha e a descoberta de que o file é baseado no livro !!
    Beijos , Uma vida nos livros !

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto demais do filme e quero ler o livro. Parece que tem algumas diferenças entre eles, no filme ela sofre o acidente ao ir pra casa da irmã e não o fim de semana com amigos, aliás ela qs não tinha amigos.
    Gostei da resenha, acho que será minha próxima leitura.

    ResponderExcluir
  4. Eu já assisti esse filme e gostei muito, mas eu já tinha ouvido falar que ele é realmente bem diferente do livro, que parece ser bem melhor e reflexivo, mas fiquei receoso com esse final, porque é muito ruim você gostar do livro todo e se frustar com o final, que é a parte que tem que surpreender!

    ResponderExcluir
  5. Não tinha ligado o filme ao livro. O filme eu gostei muito, já vi umas 2 vezes, mas o livro não li ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Ah eu quero muito ler ao livro, vi o filme e amei a historia é muito linda e tenho certeza de que o livro é mais lindo ainda, e eu amei saber que o livro tem uma narrativa quase poética, já estou amando antes mesmo de ler.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Já assisti algumas vezes o filme, mas não sabia que tinha sido inspirado em um livro, o enredo é bem legal do filme então a do livro deve ser também mesmo tendo sofrido algumas alterações, fiquei com bastante vontade de lê-lo *--*

    ResponderExcluir
  8. Esse filme é maravilhoso!! Não sabia que se baseava em um livro e, como você, agora também quero ler! Parece muito bom e tem uma história emocinante mesmo!
    Amei a sua resenha!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  9. Eu já assisti ao filme e não sabia até agora que ele era uma adaptação de um livro, e só por isso já quero ler. Também amei o filme assim como você e tenho certeza que vou gostar do livro.
    Muito obrigada pela dica.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro nem o filme, mas ambos parecem ser bem interessantes. Gostei bastante do trailer, ele me fez ficar curiosa para assistir. Pela resenha, esse livro parece ser ótimo, bem reflexivo, e romântico, mas não gostei do que você disse do final, que ele te frustrou, tenho problemas com finais que não atendem minhas expectativas, geralmente fico frustrada com o livro todo quando o final me decepciona, foi isso que me aconteceu quando li A Culpa é das Estrelas e A Esperança. Não creio que vou ler esse livro, mas vou procurar pelo menos o filme para assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia que o filme tinha relação com o livro. Eu gostei bastante do filme, a resenha ficou ótima.
    O trailer do filme, o enredo e tudo mais, são ótimos. É tudo muito bem feito. Geralmente, o filme tende a ser inferior ao filme, mas vou ler o livro e descobrir :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  12. Não tem como não ter visto esse filme ainda, é tão hiper mega ultra lindo *-*
    Não tive a oportunidade de ler o livro ainda, mas nem tenho tanta vontade assim, acho que para não perder o encanto do filme. Por enquanto eu não vou ler rsrs

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que já assisti esse filme e se ainda não assisti tenho a intenção de remediar isso em breve. O livro me parece agradabilíssimo, e como eu tenho ele aqui em casa cabou de entrar na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  14. CARA EU NÃO SABIA QUE O LIVRO ERA DO FILME.
    SOU APAIXONADA PELO FILME.
    Necessito do livro agora mesmo KKKKK Tenho um livro do autor mas ainda não li, comprarei esse em breve.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014