15

CONFIE EM MIM (Harlan Coben)



Como estava um pouco cansada de romances, resolvi mudar de gênero e um comentário em um grupo no facebook de que este era o melhor livro do autor me fez escolhê-lo.
A trama principal gira em torno do adolescente Adam e sua famíia. O comportamento do garoto muda completamente após a morte de um amigo (Spencer Hill) e os pais resolvem instalar um programa espião no computador de Adam sem que ele saiba. Mike e Tia se preocupam ao ler a mensagem: “fica de bico calado que a gente se safa” no computador do filho. A partir daí, é exposto o fato de até que ponto o indivíduo pode chegar para defender ou proteger a família.
Há algumas histórias paralelas que terminam com a mesma questão, como a atitude de Marianne para proteger a filha ou a luta de Susan para salvar o filho que precisa urgentemente de um transplante para sobreviver. Nesse caso, é mencionado até um dilema ético para a médica responsável pelo tratamento, com a surpreendente descoberta após a realização de um exame.
Enquanto isso, a mãe de Spencer vê um detalhe na foto tirada no dia da morte do filho, o que gera dúvidas sobre os acontecimentos naquela data e a atitude de Adam coloca em risco toda a família.
O clima tenso permanece com a divulgação do assassinato de duas mulheres, envolve investigação policial e a investigadora Muse se destaca pelas ideias totalmente diferentes do restante da equipe.
É interessante a existência de descrição detalhada do assassino, com fatos ocorridos no passado e trechos nos quais há possível justificativa seu comportamento. Ainda assim, este pode ser considerado como personagem complexo, em um momento age normalmente e em outro totalmente descontrolado, que visa simplesmente fazer mal a alguém com intuito que não é revelado até as últimas páginas do livro. A frase dita por ele antes dos assassinatos pode caracterizar tanto desequilíbrio como saudades da esposa, ainda que de forma mórbida.
Com o decorrer da trama, é identificada interligação entre todos os personagens e o final é surpreendente, pois demonstra as consequências que uma atitude que pode ser considerada inteligente e inocente pode trazer, ainda que esteja sempre baseada em cuidar daqueles que amamos.
Tive certa dificuldade para acompanhar o ritmo do livro devido a várias histórias paralelas típicas do gênero (acho que estava acostumada ao ritmo característico dos romances... rs), mas de qualquer forma, a história é muito bem construída e apresenta mensagens de confiança,amor e amizade. Super recomendado, já curiosa para ler outros títulos do autor!

Quotes escolhidos:

Ser feminista não significa ajudar uma companheira de causa. Significa dar oportunidades iguais. Dar opções às mulheres, não garantias. - página 23.
Talvez seja a sociedade que force o homem a contrariar sua própria natureza. – página 243.
A mesma coisa que nos enche de coragem e pela qual vale a pena morrer, também nos enfraquece. – página 287.
A confiança é assim. Podemos quebrá-la pelos melhores motivos do mundo, mas ela permanecerá quebrada para sempre. – página 309

Um pouco sobre o autor: Harlan Coben é um escritor americanos formado em Ciencias Politicas. Algun de seus livros publicados no Brasil são:
Alta Tensão
Confie em Mim
Cilada
Desaparecido Para Sempre
Jogada Mortal
Não Conte à Ninguém
Quando Ela se Foi
Quebra de Confiança
Refúgio
Sem deixar rastros

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Depois de ter começado a ler Não Conte a Ninguém e não ter conseguido terminar eu peguei uma certa aversão ao autor. Apesar da resenha, não me sinto a vontade com os livros dele e possivelmente nunca mais vá ler algo dele... infelizmente, não conseguiu me agradar e pra piorar me fez pegar birra da escrita do autor :(

    ResponderExcluir
  2. De Harlan ate o momento só li três livros, todos da série Myron Bolitar. Amei todos eles. Quero muito ler um livro único dele.
    Uma das coisas que me faz gostar de livros com histórias investigativas é justamente as várias histórias paralelas e ver no final como o autor junta tudo. Nessa hora sabemos quem é bom.
    Este livro está na minha lista para ler, assim como todos do autor.

    ResponderExcluir
  3. Único e primeiro livro que li do autor e curti bastante, pretendo ler outros haha e a resenha está ótima viu?

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dois autores que eu tinha vontade de ler eram James Patterson e Harlan Coben, li um do James e me decepcionei, espero que isso não aconteça com o Harlen, mas pelo que li na sua resenha com certeza será diferente quando eu ler um livro dele, e esse parece uma ótima opção!
    Adoro quando o final desse tipo de livro é surpreendente e que os personagens tenha esse interligação e que te deixe indignado no final ou algo assim!

    ResponderExcluir
  5. Hum interessante o livro, o livro que eu mais quero ler do autor é Não conte a ninguém, Confie em mim parece ter muitas historias envolvidas, fiquei curiosa para saber mais, ainda não li nada do gênero, mas tenho um livro do James que é desse gênero, só que ainda não li, sempre ouço falar muito bem do Harlan, espero não me decepcionar com ele.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou fã do autor, mas ainda não li este livro. Gosto da forma como ele costura seus enredos e nos prende até o final da leitura.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada desse autor, mas pela sua resenha a estoria me parece bem interessante, mostrando os desafios para proteger quem amamos, gosto bastante de quando vemos estorias paralelas, mas as vezes se não colocadas de forma certa podem atrapalhar a trama e o ritmo de leitura, mas não parece ser o casa...

    ResponderExcluir
  8. Sempre me falaram bem do autor mas nunca li nada dele, não é muito meu genero mas acho que se eu pegar algum livro dele para ler eu vou gostar. A história parece ser bem interessante. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Kelly, tudo bom?
    Ainda não li nada do Harlan, mas tenho várias amigas que adoram os livros que ele escreve e ainda vou dar alguma chance a leitura né?
    Eu gosto de livros com certo suspense e um clima mais tenso, sempre me prendem bastante!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro livros com histórias policiais, mas nunca li nenhum do autor, mesmo a tia sendo super fã te tendo quase todos os livros dele.
    Gostei muito da resenha, e mesmo tendo tantas histórias paralelas eu me interessei bastante, então acho que finalmente vou dá uma chance. Quando conseguir ler o livro prometo voltar aqui e dá a minha opinião.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  11. Esse autor é bem famosinho, mas eu ainda não li nenhum livro dele apesar de adorar livros policiais. Adoro como os autores conseguem construir histórias misteriosas e prender a atenção dos leitores até o final. Gostei muito da sua resenha, ela me fez ficar cheia de vontade para ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Harlan Coben, pra mim, está se tornando um dos melhores escritores no gênero. Acho a escrita dele fantástica.
    Essa obra, sem dúvidas, é uma grande lição. Eu gostei muito.
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  13. A fama que o Harlan ganhou com seus livros é incrível. Tenho muita vontade de ler este livro. Imagino que vá me prender do começo ao fim para conhecer todos os segredos e ainda toda a situação das famílias. Vou ler!

    ResponderExcluir
  14. Eu não gosto muito desse autor e essa sinopse também não me interessou muito, embora eu admita que o modo como ele disseca o ser humano,suas reações e os seus limites é muitíssimo com e se compara na minha opinião a dom casmurro

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre leio resenhas positivas desse livro mas até agora não li.
    Essa temática é bem interessante e tenho planos de comprar alguns livros de Harlan este ano.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014