9

MALAS, MEMÓRIAS E MARSHMALOWS (Fernanda França)



Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 5º livro lido em 2014 e foi MALAS, MEMÓRIAS E MARSHMALOWS (Fernanda França). Esta leitura foi realizada em função do BookTour organizado pela Carol do blog DE CABEÇA PARA BAIXO e foi uma honra fazer parte disso.
O livro nos traz a Melissa, a Mel, uma jovem jornalista que no dia do seu aniversário recebe a péssima notícia que está demitida do jornal em que trabalha desde o tempo em que era estagiária em jornalismo. Além da demissão, teve uma de suas matérias roubadas por um dos editores do jornal e a matéria acabou ganhando um respeitável prêmio jornalístico. Mas neste mesmo dia, ela conhece o Theodoro, o Theo, um rapaz bonito e simpático que está se mudando para o mesmo prédio onde Mel divide o apartamento com o irmão Michel. (O irmão dela é muito fofo). Mel e Theo dão inicio a uma amizade que vai levar Mel a fazer a primeira grande viagem de sua vida. Theo trabalha para uma agencia de turismo e contrata Mel para escrever uma matéria sobre o Uruguai e assim Mel vai de mochila para Montevidéu e de lá ela embarca diretamente para os Estados Unidos escrevendo sobre as cidades em que teve a oportunidade de visitar.
Nos Estados Unidos a Mel se envolve com um brasileiro chamado Alan, misterioso, muito bonito, mas que não faz Mel se sentir feliz ou em paz em sua companhia e somente quando Theo se junta a ela na viagem é que ela começa a ter prazer no que está fazendo.
O livro é uma graça e a descrição dos lugares em que a protagonista se encontra é deliciosa porque são descrições que me deixaram com muita vontade de fazer exatamente o mesmo roteiro que ela. Sem falar que a Mel se envolve em situações muito engraçadas como o constrangimento de usar um banheiro de estrada e a loucura de correr atrás de uma mulher dentro de uma loja em plena Black Friday americana. Mel faz novos amigos, mas mantém uma sintonia muito bacana com as pessoas que deixou no Brasil e entre uma situação e outra, a autora nos fala de família, amor e expectativas.
Foi uma leitura muito prazerosa, leve, com uma narrativa bem construída e um final bem amarrado. Recomendo para as pessoas que gostam de personagens independentes mas humanos, que são amados desde a primeira página, mas questionados ao longo da leitura. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Fernanda França, mas quero conhecer mais o seu trabalho porque me identifiquei demais com o jeito dela de escrever.
Apesar de ser uma leitura leve e despretensiosa, o livro tem uma série de quotes maravilhosos. Opiniões, questionamentos e conclusões que a protagonista foi desenvolvendo ao longo de sua aventura e que não passaram por mim sem que fossem marcados. Algumas de suas opiniões eu concordava e outras eu apenas refletia e entendia que no lugar da personagem eu teria agido de outra maneira e eu acredito que é este o propósito de um bom livro: Fazer você confirmar aquilo que de um jeito ou de outro você já estabeleceu em sua vida e em outros momentos, te levar a questionar sobre tudo isso mais uma vez.
Não sou de falar da diagramação de livros aqui, mas a deste livro em especial é muito bem feita. Cada capítulo tem inicio com uma sinopse sintetizada de alguma cidade que fez parte do roteiro da Mel, ornamentada com algum símbolo sobre a mesma. Achei todas as gravuras de muito bom gosto e agregaram valor à leitura.
Enfim, adorei ter lido este livro e super recomendo para quem procura uma leitura de entretenimento com oportunidade para uma ou outra conclusão.
A mudança atrai, empolga e fascina, ao mesmo tempo que o medo a acompanha até que algo aconteça. página 22
O melhor que se leva em uma viagem é o que se vive em uma viagem. página 279

Um pouco sobre a autora: Fernanda França é paulistana, jornalista e escritora. No Brasil, os seus livros publicados são:
  • Malas, Memórias e Marshmalows
  • 9 Minutos Com Blanda
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Que mocinha azarada tadinha... o livro parece bem interessante, rsrs... adoro personagens fofos e livros fofos para me ajudarem a sair daquelas leituras cabulosas que eu costumo arrumar. Recomendação anotadíssima ♥

    ResponderExcluir
  2. Que interessante o enredo deste livro! Achei a capa linda, ainda não conhecia a autora mas essa estória me chamou bastante atenção, parece ser muito divertida e gostei de saber que ela traz muitas situações e opiniões para refletirmos! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece ser legal, gosto de livros do estilo, parece ser engraçado e adoro o tema "viagens". Não conhecia a autora. Quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Sou louca pra ler o livro, adoro esse título e a capa haha
    Adorei sua resenha, muito legal e bem explicada.

    Beeeijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi...Que demais poder conhecer este livro através desta sua resenha...Parece ser demais pois uma historia leve e engraçada.Um ótimo livro para ler e descontrair!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi, este infelizmente não me interessou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Outro dia achei uma listinha com livros que eu queria ler e que nem lembrava de ter feito. Esse livro estava nela, então foi bom ler sua resenha para refrescar minha memória em relação ao conteúdo. Gostei! Parece leve e divertido! Adoro quando os livros têm essas "coisinhas" especiais na diagramação.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Ivi,
    Muito obrigada pela linda resenha. Fiquei muito feliz!
    Espero que goste do meu novo livro, que será lançado esse ano pela editora Planeta. Vai trazer a história da Melissa na Europa ;-)
    Beijo sabor marshmallow,
    Fernanda França.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014