7

LOVE (Stephen King)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 3º livro lido em 2014 e foi LOVE (Stephen King). Demorei para me animar na leitura de LOVE. Até hoje li 3 livros do Stephen King e digo que comigo foi 100% de aproveitamento, uma vez que eu amei todos os que eu li, porém LOVE estava na minha estante a um ano e eu ainda não tinha me interessado completamente por ele e lamento ter perdido tanto tempo em: O LIVRO É INCRÍVEL!!!
O livro nos traz Lisey, uma mulher que está em luto por seu marido que era mais do que amado, era quase um pedaço dela, a verdadeira alma-gêmea que se conta nos romances. Não bastasse essa dor profunda, Lisey ainda tem uma irmã mais velha com sérios transtornos psicológicos para "salvar" e Lisey ainda é atormentada por um lunático atrás dos manuscritos deixados por Scott. 
Já ouvi dizer e por experiencia propria sei que todos os livros de King são assustadores, mas este ainda carrega uma característica angustiante: Ele é extremamente triste. Mas, em se tratando de Stephen King, esse contexto não é passado de uma forma melosa ou dramática, você realmente se sente tocado e entende como está sendo difícil para Lisey superar a perda: Ela ainda sente a presença de Scott ao seu lado, ela escuta a sua voz e ele tem planos e ordens para Lisey. Sem falar que ele sempre tem a última palavra.
Scott, era um aclamado escritor de terror e suspense e neste ponto eu reconheci o proprio Stephen King, como se ele fosse o Woody Allen dando um jeito de falar de si mesmo em seus livros. Eu achei muito interessante e em LOVE, especialmente, a referência é clara: Scott é um pouco Stephen King. Só não sabemos até que ponto (espero que não seja muito, se você ler o livro vai entender e concordar comigo).
Lisey relembra o passado e luta no presente ao mergulhar no universo sombrio que o marido vivia e como ele se inspirava para criar seus personagens e enredos e embora Lisey fosse muito íntima dele, ela vai descobrindo muitas coisas que não sabia.
Não é um livro fácil de ser lido e ainda que a gente fica com o coração pesado por dias, recomendo muito a leitura de LOVE. É um livro denso, triste, mas que também fala de amor e de renovação, de se dar uma nova chance e lutar por isso. Um livro que fala do amor em estado bruto, com uma nova roupagem, com novas entregas. Não tenho dúvidas que é um dos melhores livros do gênero que eu já li na minha vida.
Então chega a hora das coisas sobre as quais eles jamais conversarão no futuro, seja com outras pessoas ou em particular. Terrível demais. Cada casamento tem dois corações, um luminoso e outro negro. Este é o coração negro deles, o verdadeiro demente.

Um pouco sobre o autor: Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales From The Crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar. Seus livros publicados no Brasil são:

1974 - Carrie, a Estranha (Carrie)
1975 - Salem (Salem's Lot)
1977 - O Iluminado (The Shining)
1978 - A Dança da Morte (The Stand)
1979 - A Zona Morta (The Dead Zone)
1980 - A Incendiária (Firestarter)
1981 - Cão Raivoso (Cujo)
1983 - Christine (Christine)
1983 - Cemitério Maldito (Pet Sematary)
1983 - A Hora do Lobisomem (Cycle of the Werewolf)
1984 - A Maldição (Thinner)
1984 - O Talismã (The Talisman, escrito com Peter Straub)
1986 - A Coisa (It)
1987 - Os Olhos do Dragão (The Eyes of the Dragon)
1987 - Angústia (Misery)
1987 - Os Estranhos (The Tommyknockers)
1989 - A Metade Negra (The Dark Half)
1990 - A Dança da Morte (expandida) (The Stand: The Complete & Uncut Edition)
1991 - Trocas Macabras (Needful Things)
1992 - Eclipse Total (Dolores Claiborne)
1994 - Insônia (Insomnia)
1995 - Rose Madder (Rose Madder)
1996 - À Espera de um Milagre (The Green Mile)
1996 - Desespero (Desperation)
1998 - Saco de Ossos (Bag of bones)
1999 - A Tempestade do Século (Storm of the Century)
1999 - The Girl Who Loved Tom Gordon (não publicado no Brasil))
2000 - Riding the Bullet (não publicado no Brasil)
2001 - O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher)
2001 - A Casa Negra (Black House, escrito com Peter Straub)
2002 - Buick 8 (From a Buick 8)
2005 - O Rapaz do Colorado (The Colorado Kid)
2006 - Celular (Cell)
2006 - LOVE: A História de Lisey (Lisey’s Story)
2008 - Duma Key (Duma Key)

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Gostei da resenha! Ainda não li nenhum livro deste autor, mas sempre vejo muitas pessoas elogiando e devem ser bons. Ainda não conheci nenhum livo com o enredo parecido com este e LOVE, parece ser bem legal, gostei de saber quais lições essa obra nos deixa, deve ser ótimo, apesar de você ter dito que é um livro bem triste! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este eu não conhecia. Coitada da Lisey, ter que lidar com tudo isso não deve ser fácil.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivi!! Tudo bem??
    Bah este final de semana, consegui terminar de ler meu primeiro livro do autor Autoestrada, e simplesmente amei e ao ler sua resenha fiquei super animada pois achei a historia de Lisey bem perturbadora, e já adicionei o livro a minha lista de desejados!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O mestre King... rsrs... como já comentei contigo eu tenho esse livro, porém ainda não criei coragem para ler pq de certa forma ele me lembra alguém que quero esquecer e enquanto esse bolo no estomago não passar não vou conseguir lê-lo infelizmente. Demorei para ler King, porque minha mãe sempre teve um preconceito enorme pelos livros dele, porém me apaixonei que não fico sem comprar um exemplar, por enquanto nada me decepcionou... que venho muitos outros mais... ♥

    ResponderExcluir
  5. Nossa, se é um dos melhores livros que você já leu deve ser bom mesmo. Fiquei com vontade de ler, gosto de livros com essa tensão. Não li muita coisa do autor, mas o que li gostei. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo O Iluminado e estou adorando!!

    Já anotei esse título para as próximas leituras do autor. Beijos e Boas leituras!

    bruxinhaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Na verdade os livros do Stephen King são de um terror mais psicológico. Tudo bem que tem algumas histórias que ele escreveu que o terror é "físico", mas a grande maioria ele faz com que suas histórias mexem com o inconsciente, com nossa mente. Love eu ainda não li mas com certeza vou ler.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014