5

TERRA ARDENTE (Janice Diniz)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 75º livro lido em 2013 e foi  TERRA ARDENTE (Janice Diniz). Pra abrir esta resenha, tenho que dizer que a capa deste livro é uma grande enganação: Sim, a capa é linda e eu amo homens sarados, bronzeados e com este aspecto rude do campo, porém esta capa nos remete imediatamente para um romance no melhor estilo "banca" com cenas eróticas em celeiros e coisas do tipo e o livro TERRA ARDENTE não é exatamente assim.
O livro nos traz 2 mulheres fortes, independentes, porém apaixonadas: Nova, uma repórter investigativa que além de desejar conquistar seu amor de infância pretende escrever a matéria da sua vida e, Karen, uma mulher que ganha dinheiro com corridas de cavalos, que não se acovarda mediante as ameaças e que tenta se equilibrar entre criar um filho adolescente e amar um homem impiedoso.
Toda a história tem como cenário a cidade fictícia de Matarana, (tive sérios problemas com esse nome, porque eu sempre acabava lendo MARATANA  e não MATARANA), local que é dominado por latifundiários, tem leis próprias e foi construída com o sangue de muitos migrantes.
Apesar do grande número de personagens importantes para a trama, a autora conseguiu construir uma história bonita, bem feita e empolgante. Reviravoltas e surpresas que me fizeram tirar o folego e descrições tão bem desenvolvidas que eu fui capaz de sentir o calor do cerrado e a poeira do clima seco. A autora conseguiu criar personagens "normais", críveis, mulheres que podem não se enquadrar no padrão da mulher perfeita, mas que são donas de suas vidas, que estabelecem critérios próprios e honestos e ainda assim, serem dignas de admiração. De um lado temos a Karen que não se importa em sair com qualquer homem e se satisfazer fisicamente com eles e acima disso, ser uma mulher invejável e por outro lado, temos Nova, uma mulher moderna que ainda se guarda para o seu grande amor. A maneira como cada uma delas decide seguir seu caminho, apesar de ser diferente uma  da outra, não me fez amar mais uma ou menos admirar a outra. São mulheres com características que encontramos no dia a dia, podem ser nossas amigas, nossa mãe, nossa sogra.
Enfim, o livro é muito bom, uma história forte e apesar de ser o livro 1 de uma série, toda a história foi muito bem amarrada e explicada, sem pontas soltas o que me deixa bem curiosa para a sua sequencia, uma vez que eu imagino que o livro 2 da série trará uma história original e também, bem desenvolvida.
Se você busca ler um romance com personagens reais, eu indico esse livro, porque ainda que a premissa não seja exatamente uma história de amor, é uma história apaixonante do começo ao fim. Indico o livro também para aqueles que não gostam de romances, porque a trama política, bem como as jogadas entre o bem e o mal são tão bem feitas que qualquer leitor encontrará prazer nestas páginas.
Se tiverem oportunidade: SE JOGUEM!!!

Vamos fazer o que somos melhores. Os sentimentos atrapalham quando o assunto é amor. página 47

Um pouco sobre a autora:  Estudou Filosofia e Letras. Participou da Antologia de Contos Fantásticos, 2007. Recebeu prêmio Editora Abril por seleção nacional de breve narrativas de amor. Em 2008,o conto "Não encontrei linha de costura nas lojas Americanas" venceu concurso Exercícios Urbanos, Portal Literal. Publicou trabalhos nas revistas: Paralelo 30, Storm Magazine (Europa), Germina, Novas Visões de São Paulo. Vive em Porto Alegre com os dois filhos,Matheus e Karla. Seus livros publicados no Brasil são: 
  • Terra Ardente
  • Céu em Chamas
  • Fogo no Cerrado
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Autora Nacional... Estou super curiosa para ler seus livros, já li muita coisa positiva... como sou um pouco eclética, sendo bem escrito e me prendendo é o que conta... adorei a resenha Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Eu ia ler Maranata o tempo todo kkkkkk
    Faz tempo que quero ler esse livro mas tbm achava que seria estilo de banca, e não que eu não goste, eu amoooooo livros de banca, mas sempre deixava pra depois, pq no quesito banca, eu prefiro os históricos, mas agora vou colocar ele pro começo da lista. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pela capa jurava que era livro de banca e sei lá ia curtir se tivesse um moço como esse da capa no livro a história parece ser tocante mas não algo que faria eu perder a cabeça de vontade de ler

    ResponderExcluir
  4. Mesma opinião em relação a capa....Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou super animada e melhor ainda por ser de uma autora nacional. E como sou louca por romances, dica anotada!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia este livro, mas gostei da proposta do enredo! Adoro romances e este parece ser ótimo! Para mim, ter uma boa descrição do cenário é fundamental para uma boa leitura! É sempre bom podermos imaginar bem o local onde se passa a estória e gostei de você ter destacado este ponto! Com certeza, deve ser um ótimo livro!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014