8

DEMÔNIOS NÃO CHORAM (Samuel Cardeal)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 71º livro lido em 2013 e foi DEMÔNIOS NÃO CHORAM (Samuel Cardeal). Este livro chegou até mim através da Turnê Virtual que a Francine do MY QUEEN SIDE organizou para divulgar alguns lançamentos nacionais de 2013 e eu escolhi este livro porque de cara o nome me chamou a atenção e a sinopse dele me interessou bastante.
O livro nos traz Ezequiel, um jovem que está vivendo em um mundo pós apocalíptico mergulhado em um caos extremo: a comida acabou, a água potável é coisa do passado e a sujeira e inúmeras doenças dominam a atual realidade. Se isso já não fosse bastante ruim, este mundo distópico é habitado por demônios e Ezequiel é um caçador destas criaturas. Em um primeiro momento, podemos traçar o perfil do nosso protagonista como antipático e mal humorado, o que seria completamente aceitável para a situação que ele vive, mas isso é apenas uma casca de uma personalidade muito humana que ainda mantém esperança dentro de si. Ezequiel vive sua jornada de caça aos demônios de maneira solitária, até conhecer Elias, um garoto perdido e com ele desenvolver uma amizade forte e estabelecer com ele e com o pai dele uma relação de família tão intensa que após o pai de Elias sofrer uma violência brutal, Ezequiel decide se vingar em caráter irrevogável.
A narrativa ganhou uma credibilidade maravilhosa quando ao avançar a leitura fui percebendo elementos históricos muito bem alinhavados na trama e a conclusão de cada capítulo não me dava outra opção que não fosse prosseguir na leitura.
O livro é tenso, mas extremamente dinâmico e acelerado. Descrições sem exageros e com uma forma subjetiva de escrever sem entediar o leitor, o autor construiu uma narrativa muito boa e soube dar um final inesperado,  mas muito harmonioso com toda a história desenvolvida.
Raramente eu leio distopias, mas o universo criado pelo autor foi feito de uma forma tão bacana e inteligente que eu adorei a leitura. Confesso que as primeiras páginas e toda a ambientação dos personagens me assustaram no começo, mas vencida esta primeira fase de reconhecimento da história, a leitura fluiu e foi uma deliciosa aventura conhecer e torcer pelo Ezequiel durante toda a trama.
Recomendo para quem gosta de distopias com personagens adultos e bem estruturados no enredo. O livro foi uma surpresa muito positiva para mim e tenho certeza que até as pessoas que não têm na distopia o seu gênero literário predileto, irão se satisfazer com uma história muito boa do começo ao fim.

Está rolando o sorteio de um exemplar, participe aqui.



Um pouco sobre o autor: Samuel Cardeal nasceu em Belo Horizonte. É contador por profissão e escritor por uma inexplicável necessidade espiritual. Apaixonado pela arte de contar histórias e sempre ávido por novos e surpreendentes enredos decidiu contar, ele mesmo, a história que gostaria de ler. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Demônios não Choram
  • O Maquiador
  • Um Cântico de Silêncio



Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Adorei a resenha. Fico muito feliz que tenha gostado e que não tenha ficado com muito medo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A premissa parece interessante, porém, infelizmente, não curto muito histórias pós apocalípticas. Eu sei que é meio incoerente, pois curto fantasia, mas não consigo assimilar as coisas direito... :X
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história distopias ultimamente não andam me agradando muito mas essa parece ser diferente já que na maioria o mal é uma pessoa não demônios

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi!! Tudo bem??
    Realmente demais a historia deste livro e já tenho ela adicionada na minha lista de desejados, e do fato de ele tratar sobre o desperdício de alimentos e dos recursos naturais. Infelizmente é algo provável em um futuro. Fiquei interessada pois nunca li nada parecido e sempre bom poder ler autores nacionais!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Eu li poucas dispotias, mas amei as q li. O título m deixou bem curiosa e a resenha me animou a querer o livro. Amei saber q as descrições não são exageradas, torna a leitura bem mais leve rs

    ResponderExcluir
  6. Lendo a sinopse eu não me interessei, mas lendo a sua resenha eu acho que vou gostar do livro, gosto de distopias e de personagens adultos, não gosto muito do tema de caça a demônios essas coisas, mas fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Eu ao contrário de você tenho lido muitos livros distópicos e gostado da maioria deles. Este eu não conhecia, e já anotei com certeza a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Faz algum tempo que conheci este livro e confesso que a cada resenha que leio, acabo me interessando mais sobre a obra! A sua resenha ficou ótima e deu para se ter uma ideia clara do enredo do livro, e achei muito interessante! Deve ser muito bom mesmo, vou ler-o em breve!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014