8

CAUSA NOBRE (Helen Fielding)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 74º livro lido em 2013 e foi CAUSA NOBRE (Helen Fielding). Antes de ser a responsável pelo fenômeno mundial chamado Bridget Jones, a autora Helen Fielding escreveu este livro bem humorado, crível e ao mesmo tempo, romântico.
O livro nos conta a história de Rosie Richardson, uma mulher bonita, inteligente e bem-sucedida, que abandona os confortos da vida urbana, os prazeres de sua rotina badalada e a companhia de pessoas famosas por uma aventura na África, onde vai para ajudar refugiados famintos. Cansada da vida mundana de Londres e desiludida com seu lindo e cruel namorado, Rosie decide jogar tudo para o alto e parte para a África, onde passa quatro anos administrando um acampamento de refugiados. No entanto, após uma longa temporada de crise, uma praga da gafanhotos e novo período de fome, o acampamento onde Rosie trabalha se vê sobrecarregado com a multidão de pessoas famintas que disputa os poucos alimentos que restaram no escasso estoque. Frustada pela ação nada eficiente dos organismos de assistência, Rosie toma uma decisão tão drástica quanto a de partir para outro continente: volta a Londres e tenta convencer seus antigos e ainda famosos amigos a participar de uma campanha televisiva para ajudar os refugiados africanos. 
Embora a abordagem da história seja extremamente séria e relevante, o livro é uma aventura muito engraçada e uma crítica ácida para com "famosos" que se engajam em causas humanitárias.
O livro é caracterizado por situações cômicas do começo ao fim. E a cada página fui percebendo um amadurecimento crescimento da protagonista, mas sem perder a leveza das personagens típicas de ChickLit: Rosie mete os pés pelas mãos em várias situações.
É um livro sem grandes pretensões, é uma leitura de entretenimento, mas se você parar pra refletir um pouquinho só, poderá encontrar em situações atuais um identificação direta para com o enredo quando o assunto é assistencialismo.
Super recomendo para quem gosta de uma narrativa com picos de humor!!!


Um pouco sobre a autora: Nasceu em Yorkshire, Inglaterra. Trabalhou muitos anos em Londres enquanto jornalista de imprensa escrita e televisiva, viajando para África, Índia e América Central. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Causa Nobre
  • O Diário de Bridget Jones
  • O Diário de Bridget Jones - No Limite da Razão
  • A Imaginação Hiperativa de Olívia Joules
  • Bridget Jones - Louca pelo Garoto
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Essa autora é ótima, esse livro eu não conhecia, mas parece ser mt bom, vai entrar para lista. Bjs

    ResponderExcluir
  2. A autora é boa não conhecia esse livro dela mas parece ser um livro bom com um tema interessante

    ResponderExcluir
  3. Acabei de comprar de Natal para minha mãe 'Bridget Jones - Louca pelo Garoto', nunca li nada da autora, mas realmente me chamou atenção para a narrativa bem humorada da autora. Se ela cair no meu gosto literário, espero poder ter o prazer de ler esse livro que indicou também... :*
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum livro dessa autora mas vi o filme e gostei muito e fico pensando que os livros devem ser melhores ainda pq geralmente é assim.
    Essa história parece bem interessante, me deu vontade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Uma causa muito nobre sem dúvida, e tem que ter coragem para fazer isso na vida real.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, achei muito diferente esse enredo! Achei interessante por ser uma estória de aventura da personagem em busca de ajudar os outros e ter momentos engraçados, como você citou! Com certeza, a leitura deste livro é bem empolgante!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivi, tudo bem??
    Demais poder conhecer este livro =) Não li nenhum livro da autora, mas apesar de se tratar de um tema bem interessante tem uma pitada de comédia e isso me anima bastante pela leitura do livro!! E a protagonista ser engajada em causas sociais já fiquei louca para poder conferir o livro!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Amei esse livro,acabei de ler recomendo também.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014