8

O LIVRO DO AMANHÃ (Cecilia Ahern)

Oi gente que ama livros, hoje eu venho com a resenha do 68º livro lido em 2013 e foi O LIVRO DO AMANHÃ (Cecília Ahern). Comecei a ler este livro animada, uma vez que eu gostei muito da escrita da autora no maravilhoso P.S. EU TE AMO , então comecei a ler este livro certa que adoraria.
O livro nos traz a Tamara, uma adolescente mimada que gozava de uma vida cheia de luxos e realização de sonhos, porém seu pai entra em falência e acaba se matando e é a Tamara que o encontra morto dentro do seu escritório. A partir disso, os bens da família são usados para pagar a montanha de dívidas que o pai deixou e ela e a mãe que está mergulhada em uma depressão profunda, são obrigadas a se mudarem para o interior da Irlanda e morarem com os tios Arthur e Rosaleen.
Tamara demora para se adaptar à vida pacata de um vilarejo afastado de qualquer tipo de organização de cidade e na curiosidade de saber onde animar um pouco a sua vida neste ambiente bucólico, ela acaba conhecendo a irmã Ignatius, uma freira carinhosa e inteligente e também o Marcus, um bibliotecário de um "ônibus biblioteca" e através desta amizade, Tamara tem acesso à um livro que se encontra totalmente em branco, porém, no dia seguinte ela descobre que o livro é um diário que ela escreveu com um dia de vantagem para a data verdadeira e assim, ela sabe o que vai acontecer no dia seguinte e tem a oportunidade de mudar determinadas atitudes.
A ideia do livro é bacana e a autora sabe escrever, mas na minha humilde opinião, o livro é muito chato! Apesar de se perceber o amadurecimento da protagonista com o passar dos capítulos, o enredo se torna tedioso conforme a história se desenvolve e nessa, eu me via tendo que voltar parágrafos porque tinha perdido a concentração completa na história. O final do livro é interessante, mas isso não justifica mais de 360 páginas de chatice pura. É o típico livro que quer fazer você parar pra pensar na vida, na morte, no amor, na família, mas faz isso de uma forma tão massante que tudo o que você vai querer é que o livro acabe logo, sem falar nas tentativas mal sucedidas que a autora usou para arrancar algumas risadas de mim: piadinhas e situações bobas que só me fizeram ter dó de mim  mesma por perder tanto tempo em um livro tão chato.
Para mim a leitura não fluiu, não funcionou e eu não quero pensar em outro livro da autora pelos próximos meses, mas talvez você goste e se identifique com a história. Eu não recomendo, porque pra mim, foi um sacrifício e o melhor momento foi quando terminei a leitura, fechei o livro e percebi que eu estava me sentindo como uma presidiária no dia da absolvição de sua pena.

"Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez." página 9

Sobre a autora: Cecelia Ahern é irlandeza, seus livros publicados no Brasil são:

Onde Terminam os Arco-Iris
Se Você Me Visse Agora
As Suas Lembranças São Minhas
Aqui é o Melhor Lugar
Para Sempre, Talvez
O Presente
Se me Pudeses Ver Agora
Um Lugar Chamado Aqui.
A Vez da Minha Vida
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. 'eu estava me sentindo como uma presidiária no dia da absolvição de sua pena'
    Rachei de rir da tua resenha... não tive o desprazer dessa leitura...
    Realmente a ideia do livro foi boa, mas um livro massante não desse... Você foi muito boazinha em terminar a leitura... eu já tinha largado a leitura a muito tempo...
    Peguei birra do Harlan Coben acredita? Simplesmente pq achei um mocinho dele patético, o cara era irritantemente chorão e massante, a leitura não fluia legal e eu larguei o livro (Não Conte A Ninguém) lido até o capítulo 5. Hj não me vejo querendo ler nada dele, sério.... super te compreendo nessa parte de afastar a autora um pouco da sua vida.
    Enquanto vc estiver com esse sentimento, tudo que pegar dela vai ser um saco de ler... rsrs

    ResponderExcluir
  2. haha bela resenha! Ri bastante! gostei :D
    Eu tenho est elivro mas ainda não li, vou tentar ano que vem rs

    Aproveitando que estou aqui e vou te convidar para participar dos sorteios que estão rolando lá no blog!
    Participe e boa sorte (:
    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi, tudo bem?

    Um livro super interessante, que desde seu lançamento chamou minha atenção, mesmo você não gostando tanto do livro, já li várias resenhas do livro e quero mesmo ler pois as vezes não gostamos, pois não nos identificamos ou não estamos no momento para aquela leitura...
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da autora, mas sempre leio as pessoas dizerem que esse livro é enfadonho. E olhe que dos livros dela esse sempre foi o que eu mais quis ler. Acho que vou ficar o É a vez da minha vida. hauahuahuha

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, a resenha está mais do que perfeita. Eu preciso urgentemente desse livro, já me falaram para lê-lo diversas vezes, mais eu só fico enrolando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que curioso você gostar da resenha e ainda assim querer ler o livro!!! Isso sim é ter personalidade. Parabéns linda!!!

      Excluir
  6. Estou com esse livro na minha estante tem alguns dias, mas não estava com vontade de ler ele, agora menos ainda. Vai ficar pra quando eu quiser me sentir liberta depois do encarceramento kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014