4

GAROTA INTERROMPIDA (Suzanna Kaysen)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 69º livro lido em 2013 e foi GAROTA INTERROMPIDA (Susanna Kaysen). Este livro chegou para mim através da parceria com o selo Única da Editora Gente.
O livro nos traz a Susanna, uma jovem no ano de 1967, que após tentar o suicídio ingerindo 50 comprimidos de analgésicos, é diagnosticada portadora de um distúrbio de personalidade e por livre e espontânea vontade, se interna em uma instituição para doentes mentais. Sim, a autora do livro é a personagem principal e o livro é auto-biográfico.
Durante 18 meses, Susanna é submetida ao tratamento que tem como objetivo dar um equilíbrio à sua saúde emocional que é instável e depressiva. Além disso, no hospital psiquiátrico, Susanna conhece outras moças que como ela, estão se tratando em função de algum desequilíbrio e uma história de amizade muito bonita é construída tendo como pano de fundo um manicômio. O livro é chocante e o tratamento é cruel: choques, imersão em água gelada e medicamentos fortíssimos são usados pelos médicos em uma época que pouca coisa se conhecia sobre a mente humana e, vemos algumas personagens superando a doença e caminhando de encontro rumo à cura e outras não obtendo tanto sucesso assim.
Susanna é uma moça incompreendida, sem foco, fora do padrão para a sua época e muito introvertida, isso à leva desejar a morte e por conseguinte, buscar ajuda profissional e apesar do panorama do livro ser bem diferente dos dias atuais, posso enxergar uma Susanna em vários jovens e até adultos que acreditam que a morte é a única alternativa que lhes resta.
O livro é intenso, dinâmico e questionador. Cada parágrafo te faz pensar, te leva a duvidar do que de fato pode ser normal ou não e no fim do livro, você percebe o quanto a loucura pode estar de mãos dadas com a sanidade.
O livro foi adaptado para o cinema no ano de 1999 e rendeu para a diva Angelina Jolie o Oscar de melhor atriz coadjuvante. O filme é muito bacana também e consegue transmitir a tensão da narrativa do livro, porém o livro é ainda mais impactante, forte e muito bonito.
Super recomendo para quem gosta de uma leitura inquisitiva. Faz pensar, faz questionar, faz dar valor para nossa tão frágil sanidade.
As pessoas me perguntam: Como você foi parar lá? O que querem saber , na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil!
Trailer da adaptação cinematográfica do livro:







Um pouco sobre a autora: Susanna Kaysen é uma escritora norte-americana e GAROTA INTERROMPIDA é o seu único livro publicado no Brasil. 
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. O livro é ótimo, estou louca para ver o filme!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi, tudo bem??
    Assisti o filme e nem sabia que tinha o livro.
    Um livro baseado na experiência real da autora e com uma trama intensa, deve ser uma narrativa triste e angustiante que faz a gente refletir o tempo todo sobre esses personagens.
    Fiquei curiosa com a capa *-*
    Excelente sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu iria morrer sem saber que já tem adaptação cinematográfica do livro (obrigada por comentarem isso). O livro é maravilhoso (embora eu não tenha lido ele completamente). A resenha está perfeita.

    ResponderExcluir
  4. Se eu já achei o filme forte fico imaginando o livro, o fato de ter acontecido de verdade deixa a narrativa ainda mais chocante.
    Bjs

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014