8

A VIDA SEXUAL DA MULHER FEIA (Claudia Tajes)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 64º livro lido em 2013 e foi  A VIDA SEXUAL DA MULHER FEIA (Claudia Tajes). Vamos combinar que só o nome do livro já é cômico e sim,  o livro cumpre com este propósito: É engraçadíssimo!
Com toda a diagramação respeitando uma típica monografia, o livro tem a pretensão - não verdadeira - de ser um estudo sobre a vida amorosa das mulheres que não foram beneficiadas com a beleza física padrão ocidental. E o objeto de estudo para a dissertação que o livro trata é uma mulher que não tem o cabelo liso, não é magra, não tem olhos azuis ou verdes e enfim, é uma mulher desprovida de beleza física e a autora narra em primeira pessoa a história da Jucianara e sua peregrinação por paixões pelo sexo oposto recheadas de humor. As situações descritas no livro, se tivessem sido escritas com outro objetivo poderia ser de um drama sem fim, mas a autora usou de uma inteligencia intensa para colocar graça em situações que poderiam render um trágico fim de novela infeliz.
Nossa protagonista não é apenas feia, ela também não é inteligente e até isso é retratado no livro de uma forma leve e simpática e é impossível não torcer para que ela se dê bem em alguma das histórias afetivas que ela descreverá.
Com uma crítica quase transparente, Claudia Tajes conseguiu escrever uma história muito boa de se ler e por mais que a mulher que venha ler este livro seja digna de um título de Miss Universo inquestionável, é impossível não se identificar com uma ou outra situação do livro, porque estamos falando de relacionamentos e não só de beleza e neste quesito, felicidades e infortúnios estão para todos, ainda que de forma desproporcional em alguns casos.
Já havia lido dois livros da Claudia Tajes no passado e sem sombra de dúvida vou ler outros mais porque a autora consegue fazer um jogo de palavras e criar situações ricas não só em comicidade, mas em realismo e daí podemos entender que alguns de nossos dramas, se interpretados sob outra perspectiva, nada mais são que roteiros de comédias.
Super recomendo a leitura para quem quer se divertir lendo e se arriscar, conseguirá tirar boas reflexões da história.

Quotes escolhidos: Os pais de uma menina recém-nascida não podem imaginar que um dia ela se transformará em mulher feia. Mas talvez seguindo algum instinto, eles dificilmente darão à filha um nome bonito. Não existe mulher feia chamada Nicole e raramente uma delas atenderá por Júlia, Letícia, Bárbara, Yasmim. Em compensação, são incontáveis as Crisleines, Rosineides, Greicelanas, Claudiomaras e todos os nomes que unem outros dois, ou até três, num único, e inédito, substantivo próprio. Eu mesma fui registrada como Jucianara e, nas vezes em que reclamei com a minha mãe por me chamar assim, ela respondeu:
- Não poderia haver nome que combinasse mais com você." página 3

"Ele era bonito, acho que um metro e noventa, loiro, educado e se chamava Rocha. Tinha tudo para nunca perceber minha existência." página 57

"Eu era feliz com a simples possibilidade de um dia tudo melhorar." página 64


Um pouco sobre a autora: Claudia Tajes nasceu em Porto Alegre em 1963. Foi redatora publicitária e hoje escritora. Seus livros publicados são:
  • Meus Dez (Quase)Amores 
  • As Pernas de Úrsula & Outras Possibilidades 
  • Dores, Amores & Assemelhados 
  • A vida sexual da mulher feia 
  • Louca por homem
  • Vida dura
  • Só as mulheres e as baratas sobreviverão
  • Por isso eu sou vingativa


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk... Além de feia, tem um nome pior ainda... minhanossasinhora.... kkkkkkkkkkkkk
    Este livro eu quero ler, desde o momento em que me contou um pouco sobre ele....
    Adoreii... vou me acabar de rir....
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. A primeira coisa que eu pensei qdo li o nome da personagem foi: "Aém de feia ainda tem um nome desses!" e acaba que o primeiro quote fala justo sobre isso kkkkk Mas olha, eu já conheci mulher feita com o nome de...."Linda", é...Linda, e ela dizia que era pra compensar kkkkk
    E por coincidência eu conheço uma Crisleine e duas Rosineides e elas não são bonitas mesmo!
    Vou querer ler, me identifiquei kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Precisei ler tudo para compreender, confesso que pelo título eu jamais leria...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Seguindo e Curtido!!Retribui??
    http://overdoselite.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivi, tudo bem??
    Não conhecia este livro e achei sua ideia demais!! E estou super animada para ler depois desta sua resenha, pois parece um livro leve e divertido!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser hilário. Ddepois que vc comentou desse livro comigo não consigo ver uma pessoa com esses nomes estranhos e não rir, pensando coitada, além de tudo o nome é feio kkkkkkk.
    Quero ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu já estou imaginando as risadas que este livro nos faz dar. Não conhecia o livro, mas ja anotei a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014