10

SOB A REDOMA (Stephen King)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 59º livro lido em 2013 e foi SOB A REDOMA (Stephen King). Embora o King seja um dos escritores contemporâneos mais populares do planeta e tenha uma coleção de publicações generosa, eu só tinha lido 2 livros dele e tinha gostado bastante e quando ganhei  o SOB A REDOMA fiquei mega feliz porque ele estava encabeçando minha lista de desejos, então, me joguei na leitura.
O livro nos trás uma história fantástica: Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominação. Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.
O livro é dinâmico e a história é cheia de ação do começo ao fim. Nas primeiras páginas é contado o que aconteceu em vários pontos da cidade onde essa redoma se estabeleceu e como foi a reação das pessoas ao descobrir que estavam presas na cidade ou presas do lado de fora da cidade. A partir daí o perfil de uma série de personagens vai se construindo e ao longo da história, alguns se confirmam e outros não porque a grande sacada da narrativa não é na redoma em si, mas na reação humana das pessoas quando se descobrem perante o instransponível, entre a liberdade de ir e vir.
Stephen não abusa de uma forma inteligentíssima para descrever personagens ainda que eles morram na página seguinte e ele assim o faz para poder validar a morte de cada um deles, e isso me deixou chocada porque eu me via conectada com determinados personagens e eles logo me abandonavam.  E todas estas descrições me apresentaram personagens completamente humanos, ou seja, não existia só bondade ou maldade em cada um deles. Foi uma construção de caráter que se deu em função de uma série de coisas e isso acabou por me facilitar o entendimento de determinadas reações.
O final do livro não é nenhum espetáculo ou apresenta uma grande reviravolta, mas justifica toda a premissa que o autor elaborou ao longo da narrativa: A redoma não é a causa do problema. Mas a redoma causa sérios problemas, se é que vocês me entendem.
Enfim, o livro pode e vai assustar alguns leitores porque são quase 1000 páginas de muita ação e tensão, mas você que gosta de aventura, ação e uma perspectiva adulta da vida, com certeza vai gostar muito do livro.
Se eu recomendo? Sai da internet agora e vai ler esse livro!!!



Um pouco sobre o autor: Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales From The Crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar. Seus livros publicados no Brasil são:

1974 - Carrie, a Estranha (Carrie)
1975 - Salem (Salem's Lot)
1977 - O Iluminado (The Shining)
1978 - A Dança da Morte (The Stand)
1979 - A Zona Morta (The Dead Zone)
1980 - A Incendiária (Firestarter)
1981 - Cão Raivoso (Cujo)
1983 - Christine (Christine)
1983 - Cemitério Maldito (Pet Sematary)
1983 - A Hora do Lobisomem (Cycle of the Werewolf)
1984 - A Maldição (Thinner)
1984 - O Talismã (The Talisman, escrito com Peter Straub)
1986 - A Coisa (It)
1987 - Os Olhos do Dragão (The Eyes of the Dragon)
1987 - Angústia (Misery)
1987 - Os Estranhos (The Tommyknockers)
1989 - A Metade Negra (The Dark Half)
1990 - A Dança da Morte (expandida) (The Stand: The Complete & Uncut Edition)
1991 - Trocas Macabras (Needful Things)
1992 - Jogo Perigoso (Gerald's Game)
1992 - Eclipse Total (Dolores Claiborne)
1994 - Insônia (Insomnia)
1995 - Rose Madder (Rose Madder)
1996 - À Espera de um Milagre (The Green Mile)
1996 - Desespero (Desperation)
1998 - Saco de Ossos (Bag of bones)
1999 - A Tempestade do Século (Storm of the Century)
1999 - The Girl Who Loved Tom Gordon (não publicado no Brasil))
2000 - Riding the Bullet (não publicado no Brasil)
2001 - O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher)
2001 - A Casa Negra (Black House, escrito com Peter Straub)
2002 - Buick 8 (From a Buick 8)
2005 - O Rapaz do Colorado (The Colorado Kid)
2006 - Celular (Cell)
2006 - LOVE: A História de Lisey (Lisey’s Story)
2008 - Duma Key (Duma Key)
2009 - Sob a Redoma (Under The Dome)

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Ah! Stephen... é rei até no nome... rsrs... Não tive o prazer de lê-lo, mas como com Anne Rice, já sou fã sem conhecer... rsrs... porque? Pq só de ler as sinopses sei que os livros de ambos entram no meu perfil de leitora. 1000 páginas? Vou levar um ano lendo.... kkkkkkkkkkkkkkkkk.... Sob a Redoma é um livro q tem dado o que falar, muitas pessoas o elogiam e tem aqueles do 'recalque' também né? kkkkkkkkkkk.... Preciso remediar minha falta de King na minha vida e ler logo um livro dele...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi!! Tudo bem?
    Sou uma daquela minoria que eu nunca leu Stephen King... Leio resenhas muito positivas sobre o autor, mas ainda não tive a oportunidade e, mas quero começar por Sob a redoma. Adorei devorar sua resenha, ela somente me animou!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro do Stephen King, mas tenho muita curiosidade em ler ; por ele ser um autor muito elogiado. Mas ainda são sei por qual livro começar já que são tantos. Através da sua resenha fiquei curiosa em ler esse livro. Acho que será um bom começo, né?
    Parabéns pelo blog e pelas resenhas.E continue assim sempre criativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa com "O Iluminado", Gislaine! Já viu o filme?

      Excluir
  4. Gosto de livros que o final pode até não ser surpreendente mas que tiram as minhas duvidas por completo. Não conhecia o livro ainda, mas fiquei curiosa para ler. Sem falar que a capa dele é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. O que não esperar do Stephen King ? Fiquei pasma em saber que é um livro com cerca de 1000 páginas o.O
    Mas se elas são recheadas de ação com certeza serão diminuídas a sensações de 200 páginas. Quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Adoro Stephen King! E isso pq ainda não li TODOS os livros dele Tenho 6 livros dele aqui para ler e estão lacrados ainda. E estou esperando chegar por esses dias a coleção "A torre negra", mais 7 livros para ler. Não me canso dele.
    "A redoma" ainda não li e ainda não comprei, mas com certeza esta na minha lista de desejos.
    Agora então lendo sua resenha só fez aumentar mais ainda minha vontade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse é um dos livros que mais quero ler do King, sério.
    Ainda não assisti a série, mas só vejo comentários positivos, nas férias, verei com certeza.
    O livro é MEGA caro, mas estou aguardando uma promoção ótima, quem sabe né? rs Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse livro, mas vc já leu o livro "reverso" escrito pelo autor Darlei...apesar de não ser tão conhecido, se destaca por marcar a história, pois coloca em cheque, as leis que governam o nosso universo, e ainda por cima desafia os principais dogmas religiosos, nossas principais crenças são postas em dilemas cruciais, enfim se trata de um livro arrebatador, esse é o link do livro. Abraços..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014