19

JOGO PERIGOSO (Stephen King)

Quem assina a resenha de hoje é a Bel Sanz.

Eu nem preciso de motivo para escolher livros de Stephen King, afinal é um dos meus autores preferidos. Já li vários livros, reli e vou reler, e também assisti filmes baseados em seus livros. Histórias de mistérios, fantasias e até fatos que podem ser reais são narrados – e bem narrados – por ele.
Na história de JOGO PERIGOSO ele fala de fatos reais, algo que pode acontecer a qualquer pessoa, não que ele tenha se baseado em um acontecimento/notícia que apareceu na imprensa.
É um triller psicológico, uma história que leva a personagem principal, Jessie Mahout Burlingame, ao limite e nós seguimos junto a ela em cada linha que Stephen King escreve. Em uma passagem que Jessie sente muita sede e tem um copo d’água bem próximo a ela, com pedras de gelo tilintando e fazendo o copo suar, mas ela não consegue alcançar o copo e fica imaginando como fazer pra poder beber aquela água; o desespero, a ânsia da personagem em querer pegar o copo é tanta que acredito que eu nunca antes bebi tanta água lendo um livro e num curto espaço de tempo. Sério! As palavras de Stephen nos fazem querer tanto aquela água quanto Jessie.
Jessie e seu marido Gerald estão tendo problemas em seu casamento. Nada mais é como antes, nem no sexo Jessie sente o mesmo prazer. Os jogos sexuais que eram estimulantes para o casal já não tem mais graça para Jessie, mas ela não quer deixar seu casamento morrer. Assim, em mais uma tentativa de salvar o casamento eles viajam para sua casa no lago, em uma região isolada no Maine.
Durante um jogo sexual, Jessie é algemada à cama e em determinado momento Gerald tem um ataque cardíaco e morre.
Jessie está algemada, longe de tudo e de todos, seus gritos não são ouvidos. Acompanhada somente com o cadáver de seu marido ela relembra seu passado, seus fantasmas ressurgem e fatos que acontecem podem fazer parte de seus devaneios ou ser uma realidade. Vozes ecoam em sua cabeça. Vozes conhecidas e vozes desconhecidas.
Como Jessie vai se livrar das algemas e de suas lembranças terríveis?
Palavra por palavra, linha por linha vamos acompanhando Jessie nesse dilema.
King nos mostra todos os lados da cena, nos faz “entrar” na casa do lago e ficarmos algemadas com Jessie sentindo todo o seu desespero.
Não existem muitos personagens, mas os poucos que aparecem, inclusive personagens não humanos, são bem descritos e sabemos o que eles pensam e sentem, se assim interessa a Stephen King. Quando não “entramos” na mente do personagem é porque o autor não quer e isso muitas vezes faz com que a aflição seja maior.
Para quem gosta de histórias de suspense vale muito a pena fazer essa viagem a casa do lago junto com Jessie. E não se esqueça de separar logo uma garrafa de água e deixar bem próximo a você.

Quotes escolhidos: “A maioria das pessoas associa o ato de contar até dez com o esforço de manter a calma, dissera Nora, mas o que essa contagem realmente faz é nos dar uma chance de reajustar os nossos marcadores emocionais... e qualquer um que não precise de um reajuste, no mínimo uma vez por dia, provavelmente tem problemas bem mais sérios do que os seus ou os meus.” (Pág. 51)

“Você realmente a viu, Jessie. Era a Morte, e você realmente a viu, como acontece frequentemente com as pessoas que morrem em solidão. Claro que a vêem: está estampado em seus rostos contorcidos e nos olhos esbugalhados.” (Pág. 306)


“Não quero olhar!, sua mente berrava. Não quero olhar, não quero ver! Mas sentia-se impotente para resistir. Era como se mãos fortes invisíveis virassem sua cabeça enquanto o vento soprava, a porta dos fundos batucava, a veneziana batia e o cachorro, mais uma vez, lançava um uivo solitário de congelar os ossos para o céu escuro de outubro.” (Pág. 368)


Um pouco sobre o autor: Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar. Seus livros publicados no Brasil são:

1974 - Carrie, a Estranha (Carrie)
1975 - Salem (Salem's Lot)
1977 - O Iluminado (The Shining)
1978 - A Dança da Morte (The Stand)
1979 - A Zona Morta (The Dead Zone)
1980 - A Incendiária (Firestarter)
1981 - Cão Raivoso (Cujo)
1983 - Christine (Christine)
1983 - Cemitério Maldito (Pet Sematary)
1983 - A Hora do Lobisomem (Cycle of the Werewolf)
1984 - A Maldição (Thinner)
1984 - O Talismã (The Talisman, escrito com Peter Straub)
1986 - A Coisa (It)
1987 - Os Olhos do Dragão (The Eyes of the Dragon)
1987 - Angústia (Misery)
1987 - Os Estranhos (The Tommyknockers)
1989 - A Metade Negra (The Dark Half)
1990 - A Dança da Morte (expandida) (The Stand: The Complete & Uncut Edition)
1991 - Trocas Macabras (Needful Things)
1992 - Jogo Perigoso (Gerald's Game)
1992 - Eclipse Total (Dolores Claiborne)
1994 - Insônia (Insomnia)
1995 - Rose Madder (Rose Madder)
1996 - À Espera de um Milagre (The Green Mile)
1996 - Desespero (Desperation)
1998 - Saco de Ossos (Bag of bones)
1999 - A Tempestade do Século (Storm of the Century)
1999 - The Girl Who Loved Tom Gordon (não publicado no Brasil))
2000 - Riding the Bullet (não publicado no Brasil)
2001 - O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher)
2001 - A Casa Negra (Black House, escrito com Peter Straub)
2002 - Buick 8 (From a Buick 8)
2005 - O Rapaz do Colorado (The Colorado Kid)
2006 - Celular (Cell)
2006 - LOVE: A História de Lisey (Lisey’s Story)
2008 - Duma Key (Duma Key)
2009 - Sob a Redoma (Under The Dome)



Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Acredita que não li nada dele? Nunca? Meu ex namorado deixou comigo LOVE, mas não me animei a pegar para ler... não ainda. Quem sabe depois que a tristeza e o desapontamento com ele passar eu pegue o livro para ler, mas por enquanto estou a namorar A Torre Negra, e já é certo eu me dar a série completa no natal... rsrs... Quero muito ler livros dele, mas sempre que comento isso lá em casa minha mãe faz bico e acabo deixando pra lá. Não me pergunte o porque, mas ela abomina Steven King... Louca? Talvez... Já filmes baseados nos trabalhos dele e gostei bastante, vale lembrar que vi escondido pq nem os filmes ela gosta... kkkkkkkkkkkkkkkk... Enfim, fiquei curiosa em saber como a Jessie vai sair dessa... como assim? presa? com um cadáver? coisas de Steven né? Com certeza será mais um que vou procurar... adoro thrillers psicológicos :)

    Bom final de semana meninas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho LOVE mas ainda não li tb. Tenho aqui um monte de livros dele para ler mas eu não consigo ler um depois do outro pq os livros dele cansam psicologicamente, mas eu gosto de livros assim, profundos.
      A Torre Negra eu tenho dois volumes, estou garimpando em promoções, logo eu completo :)
      Como a Jessie vai sair dessa? Leia o livro! kkkk
      Bjuuu

      Excluir
  2. Preciso admitir que nunca li nada do escritor! Tenho muita vontade, mas acabo enrolando... Adorei a resenha, fiquei bem curiosa!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim nunca leu nada dele?!
      Leia, não vai se arrepender! kkkk
      Bjuu

      Excluir
  3. Adorei sua resenha, o livro parece ser ótimo. Do autor só li Christine, e gostei bastante haha
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho CHRISTINE e ainda não li!
      Bjuuu

      Excluir
  4. Bom, eu nunca li nenhum livro do Stephen King, mas sempre tive curiosidade. Ainda mais porque AMO suspense, e pelo que li, esse é o gênero.
    "...eles viajam para sua casa no lago, em uma região isolada no Maine." > já vi que isso não vai prestar AHAUAHAUAH casa no lago, região isolada.
    Os quotes são legais e a história parece interessante. Quem sabe não entro no mundo de King primeiramente com esse livro? o/
    Eu já assisti "Carrie, a Estranha" e gostei do filme. Tem pouco tempo que descobri que era baseado no livro do King. (é, sério.)
    Se um dia eu ler, volto e comento aqui!
    Ótima resenha, beeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tb não leu nenhum livro do Stephen King??? Se vc gosta de suspense vai amar as histórias dele. Algumas são fantasias, dessas eu não gosto tanto, mas as histórias mais próximas da realidade são ótimas. Ele tem um jeito de narrar que é impossível não 'viajar' com ele. Ta certo que pelas histórias que ele escreve essas 'viagens' não são muito tranquilas kkkkk
      Já viu o filme "O ILUMINADO" com Jack Nicholson? É de um livro do King tb. Vou reler qq dia.
      Volta pra falar o que achou do livro caso vc leia.
      Bjuuu

      Excluir
  5. Olá Bel!! Tudo bem??
    Também faço parte deste pequeno grupo de ainda não leu nada do autor =(
    Mas tenho muito curiosidade sobre seus livros, pois amo suspense e está historia parece ser demais mesmo, fiquei louca para saber como irá terminar todo este suspense. Tenho vários titulos do autor na minha lista de desejados e este livro já entrou também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelli,
      na verdade esse livro até foge um pouco do que estamos acostumados com Stephen King, já que as histórias mais conhecidas dele são de terror mesmo, fatos sobrenaturais que acontecem e ele nos conta minuciosamente. Nesse livro já um fato mais 'real', é um terror psicológico. Vale muito a pena ler, mas eu sou suspeita pq AMO o King. Mas como vc não leu nada dele, acredito que seja melhor começar com os livros "O iluminado" ou "Carrie, a estranha".
      Volta pra me contar o que achou assim que ler algo dele!
      Bjs

      Excluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Stephen King, acredita? Amo triller psicológico e gostei muito do que se trata a história. Fiquei imaginando a cena da algema e o marido da Jessie tendo o ataque cardíaco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rossana,
      O livro é todo assim, mexe totalmente com nossa imaginação.
      Qdo ler algo do King venha me contar o que achou, ok?
      Bjs

      Excluir
  7. Tem personagens não humanos ? Gostei de saber disso.
    Sou grande admiradora do Stephen King com seus belos suspenses. Vou com certeza preparar a minha garrafinha de água! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Roberta.
      Um personagem....bom..nao vou contar ne! kkkkk
      Bjs

      Excluir
  8. Nunca li nada dele, mas sei que é muito elogiado por suas obras.
    Gosto muito de livros de suspense e depois que li a resenha confesso que fiquei curiosa em relação a esse livro. Mas são tantos livros que fico confusa em qual ler.
    Porém esse já entrou para lista.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gislaine,
      Indico começar por "O iluminado" ou "Carrie, a estranha", mas todos os livros dele tem algo maravilhoso. "A espera de um milagre" não tem nada de terror e mesmo assim King foi magistral.
      Depois que ler volta pra me contar o que achou do autor, ok?
      Bjs

      Excluir
  9. Gosto bastante do autor, o ruim é que os livros dele são bem carinhos. Mas mesmo assim as vezes consigo comprar alguns, mas é claro que meu irmão pega todos para ele u.u Ele é mais fã que eu, então tudo bem. Mas enfim, este parece ser um ótimo livro, mas ainda não o tenho aqui, devo ter uns 8 ou 10 livros no máximo dele, e ele tem 4875456 livros KKKK Enfim, quando surgir a oportunidade, comprarei esse.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivy, seu post não é recente mas estou lendo o livro agora e estou procurando resenhas para saber as opiniões dos outros leitores.
    Ah, também sou gremista!!!
    Abraço.
    http://vidanadaperene.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivy, seu post não é recente mas estou lendo o livro agora e estou procurando resenhas para saber as opiniões dos outros leitores.
    Ah, também sou gremista!!!
    Abraço.
    http://vidanadaperene.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014