16

QUEM É VOCÊ ALASCA? (John Green)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 49º livro lido em 2013 e foi QUEM É VOCÊ ALASCA? (John Green). Já tinha um tempo que eu estava me programando para ler este livro, mas acabei adiando em função de outras leituras furarem a fila e só agora pude ler mais alguma coisa do querido John Green.
O livro nos trás o Miles, um adolescente que mora com a família na Flórida, não goza de amizades profundas e está de mãos dadas com a impopularidade no seu atual colégio. Então ele decide ir para Culver Creek, um tradicional colégio interno, onde o seu pai foi aluno e sempre lhe contou com alegria seus anos de glória naquele lugar. Lá Miles é "batizado" pelo amigo de quarto Chip com o novo nome: Gordo, uma ironia por seu porte físico e Chip também só atende mediante outro apelido, Coronel. A amizade entre eles é bacana e tranquila, Coronel tem uma implicância para com os "riquinhos e mimados" alunos de Culver Creek e juntamente com Alasca, outra aluna do colégio, eles são responsáveis pelos trotes mais originais da atualidade. Miles se impressiona com Alasca assim que a conhece e ela realmente tem características marcantes. É inteligente, articulada, impulsiva, temperamental, além de ser muito bonita fisicamente. Os três adolescentes estabelecem uma amizade entre eles e a narrativa segue delineando um pouco de cada um deles, tendo como Miles, o narrador de tudo.
Um fato marcante pontua a narrativa do livro, praticamente no centro de seu desenvolvimento, tanto que o livro é separado entre o 'Antes" e o "Depois" de tal acontecimento e todo o enfoque passa a se desdobrar sobre esta questão.
O livro é muito bom, os personagens são muito bem construídos e o envolvimento de cada um deles na história é muito intenso. Reflexões são feitas e em alguns momentos me vi pensando sobre as questões que se levantam ao longo da narrativa e acredito que este livro mereceu os prêmios que conquistou desde que foi lançado, porém não encontrei muitas características do autor na história. Apesar de só ter lido um único livro dele - A CULPA É DAS ESTRELAS - eu imaginei que poderia ter o mesmo ritmo de história e não tem, mas em nada compromete minha humilde avaliação da obra. O livro é bonito, triste, reflexivo e fala sobre a adolescência de uma forma honesta, sem máscaras ou exageros.
Recomendo para todos aqueles que desejam uma leitura um pouco mais intensa sem ser chata ou cansativa. Uma leitura que vai um pouco além do entretenimento e te faz pensar sobre coisas que talvez você já tenha passado na vida.
Leitura válida!!!

Quotes escolhidos: "O que significa ser uma pessoa? Qual é a melhor maneira de ser uma pessoa? Como passamos a existir e o que será de nós quando deixarmos de existir? Em suma: quais são as regras deste jogo e qual é a melhor maneira de jogá-lo." página 33

"Cruzes! Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentados falando que pretendem fazer isso ou aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia." página 55


Um pouco sobre o autor: John Green é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. No Brasil, seus livros publicados são:
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Hmm.... adolescentes... (coça a cuca) sei não ein? Apesar de ter dito que não é uma leitura coisa boba e que terei coisas a aprender decididamente ainda estou com o pé atrás... rsrs... sou tãããão cismada com livros que não atraem logo de cara e esse é um deles.. Quem sabe um dia eu o leia...

    ResponderExcluir
  2. John Green me conquistou com um único livro!
    Daqueles únicos e inesquecíveis, que marcam a vida de um leitor para sempre...
    Acredito que até por isso eu tenha ficado com um pouco de receio de ler mais alguma coisa dele e acabar me decepcionando sabe?
    Sei lá!
    Só sei que gostaria muito de ler este livro, apesar de não ser uma prioridade sei que quando a oportunidade surgir não vou pensar duas vezes!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Olá! Do Green só a li "A Culpa é das Estrelas" e gostei muito! Mas entre esse e "Will e Will", o segundo está na frente...

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nada do John Green, infelizmente. Não tenho muitas expectativas sobre esse livro, mas acho que vai ser legal ler ele.
    Ótima resenha, beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito desse livro, como vc disse fala da adolescencia de uma maneira bem honesta, gostei do Miles e do Coronel, ri e também chorei. Lendo a sinopse não parece ser uma história fantastica, mas o Jonh Green conseguiu transformar em uma história emocionante e cativante.
    Amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Comigo ainda ocorre essa situação: estou doida para ler esse livro, mas na hora da escolha da próxima leitura, vários livros passam correndo na frente desse.
    Gostei que você destaca que não há nada semelhante à ''A Culpa é das Estrelas''. É ótimo quando um autor muda totalmente a temática de uma obra a outra. Acredito que esse seja um livro fantástico.

    ResponderExcluir
  7. Quem não chorou horrores quando descobriu porque dos antes quando chegou o fim dos antes? Não que tenha chorado, mas fiquei indignada u.u
    É um livro muito bom, adorei como o autor refletiu naquele estilo de reflexão da vida dele com tudo o que acontecia na história. O bom dos livros do autor é que ele cria história super gostosas e divertidas de ler, ou até nem tanto, mas cheia de pensamentos que fazem você pensar junto com ele de um jeito que você nem sonhava em pensar. Sei lá se dá pra entender isso, mas é o que sinto lendo livros do autor. Uma ótima leitura a desse livro mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Hey Ivi, tudo bem?
    Sabe, eu tenho um pé atrás com o John Green por causa desse livro. Acontece que comprei ele já faz um bom tempo, e só fiz isso porque alguns blogs dos quais eu era muito fã não paravam de indicar ele, as críticas não podiam ser melhores. Mas quando eu fui ler, bem... ele não mudou nada pra mim, sabe? Foi só mais uma leitura, das bem fracas por sinal. Então hoje, embora ache ele um fofo, não consigo deixar de desconfiar de seus livros. A culpa é das estrelas, por exemplo, ainda não consegui nem pegar o coitado pra ler. "Quem é você, Alasca?" acabou me traumatizando, acho. :(

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. John Green é o novo queridinho da literatura né?
    Sou muito fã dele, mas ainda não li esse. Ele sempre nos faz pensar em coisas da vida. Adooro! :)

    ResponderExcluir
  10. Se um livro é do John Green já merece uma olhada curiosa e cuidadosa, depois do sucesso de ACEDE. Ainda não li o megasucesso, mas sei bem da fama do autor.
    Achei essa história bem interessante, especialmente para a faixa etária a quem se destina, pela proximidade com as situações das personagens. Fiquei com muita vontade de ler e saber um pouco dos conflitos desses jovens, até pq tenho um adolescente em casa. Gostaria que meu filho lesse tb.
    Vou incluir na minha lista.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a culpa é das estrelas e me apaixonei. A escrita do autor é fantástica!
    Esse livro já tem me chamado a atenção muito antes de eu ler o maior sucesso do John Green e a cada resenha que leio, meu interesse aumenta.
    Pena que é um livro caro =/

    ResponderExcluir
  12. Adorei os quotes escolhidos e que livro hein eu infelizmente ainda não li nenhuma obra do autor mas to muito ansiosa para ler A culpa é das estrelas, pois todo mundo fala muito bem desse livro, e Quem é você Alasca? parece ser muito interessante, pois a adolescência é uma fase em que passamos por tantas coisas, eu adoraria ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Te falo uma coisa já li dois livros dele e não tem nada haver com A Culpa é das Estrelas(acho que isso é bom os livros dele nunca se tornam iguais)esse nunca li mas quero ler os personagens parecem ser marcantes e sempre pensei que a protagonista era a Alasca.

    ResponderExcluir
  14. Ahhh,eu tô DOIDA para ler esse livro.A sua resenha me fez querer sair correndo,comprá-lo e lê-lo o quanto antes...
    Adoro o John Green,só li tbm a obra "A culpa é das estrelas". Adorei saber que esse livro tem personagens marcantes e uma história profunda,onde é relatado a adolescência sem máscaras e exageros.
    Bjos ;)

    ResponderExcluir
  15. Nossa, me surpreendi, também achei que ia ter o mesmo ritmo que a culpa é das estrelas... Mas, achei interessante, mas me desiludiu um pouco...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Mais um livro do John Green que me conquistou. Muito engraçado e que mostra o valor da amizade.
    O Coronel era meu personagem favorito ele me fez ri muito.
    Simplesmente adorei.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014