24

EMMI & LEO (Daniel Glattauer)

Esta resenha contém SPOILERS do livro @MOR.

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 43º livro lido em 2013 e foi EMMI & LEO (Daniel Glattauer). Este livro é a sequência do livro @MOR.
O primeiro livro termina de uma forma angustiante: O encontro entre Emmi e Leo havia sido marcado e ambos sabiam o que resultaria deste encontro, porém Emmi é impedida de ir por sua consciência e quando escreve para Leo pedindo perdão e justificando sua ausência,  recebe dele uma mensagem automática que a informa que aquela conta de e-mail havia sido desativada. Um hiato na relação virtual, porém muito intensa entre os dois é criado e eles ficam longos 9 meses sem se falarem, até que o contato é retomado e Leo está em um novo relacionamento, sério o suficiente para que ele mude de continente e Emmi fique apenas dentro do "baú de sentimentos".
Novas regras para este relacionamento são estabelecidas e eles aceitam de comum acordo permanecerem no virtual. Mas questões sérias são levantadas e ainda assim, o feliz e bem sucedido casamento de Emmi é colocado à prova. 
A história se desenvolve da mesma maneira que o primeiro livro, com e-mails extremamente inteligentes, trocados por pessoas adultas, com vidas estabelecidas dentro de determinados padrões, cercando toda a estranheza desta relação com a prudência que apenas a distância é capaz de garantir e, quando a história se amarra no final, você é capaz de perceber que ainda que a narrativa seja diferente de tudo o que você já leu na sua vida, uma linda história de amor foi lida por você.
Confesso que o livro me deixou aflita nas últimas páginas, eu achei que não daria tempo para se definir tantas coisas e estava morrendo de medo de que existisse um terceiro livro mas não, tudo se explica e sem pressa, dentro do mesmo ritmo que a narrativa se manteve.
Talvez não fossem necessários dois livros e o intervalo entre um e o outro se deva apenas para deixar o leitor ansioso, mas a história é linda de verdade. Pare tudo o que você estiver fazendo agora e corra para ler os dois livros, acredito que você não vai se arrepender.

Quotes escolhidos: "... para você, amar é estar sentado no banco do motorista da felicidade de outra pessoa. Mas onde fica você? O que é feito da sua felicidade? O que é feito dos seus desejos?" página 130

"Se você não significasse tanto para mim, seria indiferente para mim o quanto eu significo para você" página 24

"Se você quer me encontrar, então me encontre! Se você não sabe se deve me encontrar, então me encontre! Se você não sabe se quer encontrar quem quer que seja, então que seja eu!" página 140


Um pouco sobre o autor: Daniel Glattauer nasceu em 1960, em Viena. Seus livros publicados no Brasil são:

  • Quando Sopra o Vento
  • @mor
  • Emmi & Leo
Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. A capa é tão linda quanto a de @mor, estou me convencendo cada mais que vou gostar desses livros e suas resenhas são as responsáveis por isso haha! Ah, e adorei os quotes.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Cris, vc vai adorar. É diferente, mas é muito bacana!!! Se joga!!!

      Excluir
  2. Eu também acho que um livro só teria sido melhor, mas aquela agonia depois do livro 1 valeu a pena.
    Fiquei desesperada também achando que ia terminar como o primeiro, mas felizmente o autor soube como finalizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava apreensiva com o autor, mas o final foi muito bem construído!! Eu adorei...

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler esses dois livros. Adooro romances e já vi muita gente falando bem deles. As capas são lindas e a cada resenha eu me apaixono mais! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu aqui, mas eu já comentei nesse livro pq não ta aparecendo meu comentário... ai a retardada foi ler a resenha novamente aí notou que é a continuação do outro... Dãããã... lerda pra caramba... mas tbm fica lendo uma coisa, vendou outra e fazendo outras ainda mais mirabolantes ~like a ninja... rsrs.... Enfim, já deixei meu ponto de vista no livro anterior, ainda ficaria cismada em lê-lo pelas razões ja ditas, mas sua resenha me deixou na curiosidade... infelizmente a pulga atrás da orelha ta falando mais alto que suas palavras... kkkkk
    Veremos no que vai dar isso depois....
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Raíssa, é muito legal... e a maneira como tudo se amarra no final, faz valer a pena!!! LEIA pra gente poder comentar!!! bj

      Excluir
  5. Waaaaa, é tão incomum o seu apelo, flor, para sair de onde está e logo ler um livro que seu último parágrafo me pegou desprevenida! Como ousar não o ouvir!? (rs) Eu não li @mor ainda, mas isso não me impediu de ler sua resenha, porque não me importo com spoiler (sou uma das únicas pessoas que ficam ansiosas para chegar a parte que alguém comentou – rs). Fico muito na expectativa!!! (rs)
    Li outra resenha que a leitora ficou decepcionada com esse segundo livro, mas ao que parece é uma questão de percepção pessoal sobre o romance do casal. Com certeza, Emmi e Leo está me meus desejados, logo em seguida de @mor (o que significa que comprarei os dois livros juntos para não sofrer!!!).
    Beijos, flor!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Fran eu adorei o livro!!! O primeiro termina de forma sufocante, então o segundo livro é um bálsamo!!! Como disse, não é o tipo que agrade todo tipo de leitor, mas eu parto do ponto que precisa pelo menos ler pra saber...

      Excluir
  6. Não me atrai esse livro o bastante pra compra-los mas se surgir a oportunidade eu leria pelo fato do mistério que ronda a relação dele pois as vezes acho que eles ficaram juntos outras não e a história é um tanto diferente mas parece ser um livro gostoso de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lendo pra saber Julia, mas te digo: VALE CADA PALAVRA LIDA!!! bj

      Excluir
  7. Eu sempre que olho não me encanto com esse livro, a capa antigo de @amor era muito "não atrativa"as novas ficara, lindas e as resenhas são sempre positivas, preciso ler esse livro para tirar a dúvida logo! rs

    seguindo aqui.beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Em primeiro lugar: 43º livro lido em 2013???? Acho que esse ano li no máximo uns 15 livros. :((((
    Enfim, queria ler @mor desde o tempo em que foi lançado, mas não tive tanta sorte de encontra-lo para comprar, também tentei promoções, mas com a sorte que tenho...
    Adorei a resenha Ivi, e se você quiser me presentear com os dois primeiros livros ok? Estou aberta a presentes de aniversário adiantado.

    Beijinhos, Alicia.
    ficcaoporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler @mor e Emi e Leo, a primeira vez que li uma resenha sobre eles e soube que era todo escrito em forma de e-mails achei um pouco estranho, mas só tenho lido coisas positivas sobre os dois livros e vou querer ler.
    Achei a capa dos dois muito fofa.

    ResponderExcluir
  10. Que injusto,
    estou louca pra ler esses livros e você faz isso comigo?
    Nossa agora estou sem saber o que fazer, quero muito lê-los,
    mas na minha cidade não tem deles e eu nunca comprei pela internet :/

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quer saber? Gostei de ler que eles não se encontram e há uma separação física e temporal no final do primeiro livro, hahaha! Nem li e já tô sabendo. Pois é, li a resenha. Como fiquei indignada ao saber que essa mulher que já tem uma relação boa e estável acabou se envolvendo por um amor virtual, senti um alívio que ela tenha tempo pra colocar a cabeça no lugar e repensar sua relação... afinal, se ela se deixou envolver é pq algo estava fora do lugar... rs.
    Agora quero mesmo ler os dois livros!

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa resenha, eu infelizmente ainda não li @mor mas estou super curiosa parece ser uma linda historia de amor, espero poder ler os dois livros logo, pois quero muito saber o desfecho dessa linda historia de amor online, e porque ela não foi encontra-lo imagino o medo que ela deve ter sentido.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li ''@amor'', mas mesmo se ler acho as capas e títulos da série muito fofos.
    Poxa, já fiquei triste pelo casal não ter conseguido se encontrar (tá, li um spoiler, mas na hora que leio o livro sempre me esqueço de que já li uma coisa ou outra e leio e me impressiono com a mesma emoção).
    Tenho fé de que irei gostar dos livros, pode deixar que pararei tudo que estiver fazendo para ir lê-los (assim que puder comprá-los hehe).

    ResponderExcluir
  14. Estranho aquele primeiro livro e a ideia de só emails foi boa. Mas fiquei com uma sensação de quero mais que não teve porque não tinha como saber mais de cada um deles. Queria ver mais de cada, os pensamentos e etc. Espero que essa consiga passar mais da história e terminar um jeito melhor. Gostei muito do primeiro, mas espero que esse seja melhor..

    ResponderExcluir
  15. Esses livros estão fazendo um super sucesso né!
    Um monte de gente comentando, lendo e postando resenhas...
    Apesar de não ser um dos meu prioritários quero ler sim, @mor parece ser muito bom, e Emmi e Leo veio para para acalmar os corações!rsrsrs
    Assim como todos os segundos livros rsrsrs...esse autores ainda nos matam do coração!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Esses livros estão "famosos" ultimamente. Sempre tem alguém comentando sobre um deles.
    Ainda não li o primeiro, mas estou querendo muito, apesar de ter outros milhares de livros na frente. Não sei quando lerei, mas pretendo ler logo, pois parece ser um enredo muito bacana.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o autor e mto menos sobre suas obras.Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro :/ e nem li a resenha toda por receio de spoilers,mas pretendo lever ambos em breve,sem dúvida.Bjos

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu não sabia que era a continuação do livro @mor... Mas adorei sua resenha... Parece que a leitura flui bastante e é super cativante né...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014