14

EASY (Tammara Weber)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 51º livro em 2013 e foi EASY (Tammara Weber). Eu estava muito empolgada em ler este livro, mais um no gênero New Adult, com essa característica de se aprofundar em problemas relevantes que os livros do gênero jovem/adulto deixam na superfície, então me joguei na leitura.
O livro trás a Jacqueline, uma jovem no seu primeiro ano universitário e de cara já percebemos algumas coisas em sua personalidade: Ela foi para a faculdade acompanhando o namorado Kennedy. Não se tratava do curso que ela queria, mas a companhia que ela queria e ainda que tenha aberto mão do próprio sonho, que no caso dela é ser uma musicista profissional, Kennedy termina o namoro com ela para viver outras aventuras. Jacqueline então, após afundar dias chorando pelo primeiro amor perdido vai à uma festa destas fraternidades americanas que são organizadas dentro das universidades e ao sair da festa sozinha, sofre uma tentativa de estupro por um dos amigos do seu ex namorado. Por um golpe do destino ela é salva da agressão pelo misterioso Lucas, um rapaz que além das tatuagens e do corpo sarado - parece que isso de fato é pré requisito nos New Adult - se equilibra em vários empregos para se manter estudando, é muito inteligente e sim, possui uma história triste de vida.
Já sacaram o livro? Eu saquei rapidinho e isso me irritou um pouco porque o livro tem aquele ritmo viciante que não faz você parar de ler, mas em contrapartida a história é um pouco comum. Aquele tipo de narrativa que você encontra furos e superficialidade e ainda assim, segue lendo como se estivesse hipnotizada e a história se desenvolve assim, um romance "quase" proibido se entrelaçando com o amadurecimento da protagonista.
O livro não é ruim, mas para mim não foi o que eu achei que seria. Trás abordagens sérias como violência sexual, culpa e decisões profissionais que não foram esmiuçadas na narrativa. Algumas situações ficaram apenas "no raso" e o livro seria mais útil se o aprofundamento nisso tudo tivesse sido feito.
Acho que eu é que estou um pouco cansada de livros com personagens clichês: Como disse, rapazes tatuados, sarados, motoqueiros e com um história de vida de fazer você chorar por um dia inteiro  sendo o herói da mocinha indefesa, desiludida e semi-virgem formando um casal que se amará para todo o sempre já chegou ao limite para mim. 
A leitura é válida se a pessoa que estiver lendo se der ao trabalho de refletir um pouco sobre todas as situações que os personagens passam, porque a leitura sozinha, não induz à isso, apenas dá uma tímida pincelada sobre questões que mereciam um pouco mais de atenção e seriedade. 
Acredito que os leitores que gostaram de BELO DESASTRE possam gostar de EASY, ainda que Travis e Lucas não tenham muita coisa em comum. 

Quote escolhido: "Conscientização e desculpas são sempre bem vindas, mas esta vez, chegaram tarde demais" página 355


Um pouco sobre a autora: Tammara é uma escritora americana. É uma romântica que adora histórias com finais felizes porque já existem finais bastante tristes na vida real. Casou-se com seu namorado do colégio e é mãe de três filhos adultos e quatro gatos muito imaturos. No Brasil, o seu único livro publicado é EASY

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Eu to muito curiosa para ler esse livro ele realmente me parece ser muito bom, é acho que sempre é assim mesmo, por mais que a historia seja clichê acaba nos viciando, eu já não vejo a hora de ler Easy.

    ResponderExcluir
  2. Também estava ansiosa para ler esse livro apesar de já não ter gostado da protagonista de cara, deixar os sonhos e toda uma vida pra seguir um homem ja cai no meu conceito, porém ela acabou me conquistando durante a leitura, mas achei q o livro tem muitas falhas, mesmo assim foi uma leitura gostosa, li super rapido.
    Gostei da resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ahh,Ivi,eu estava com MTAS expectativas sobre esse livro,viu?!Ainda bem que li a sua resenha,pois a grande maioria dos outros blogs que sigo só falam bem desse enredo de Easy e ia me decepcionar em cheio.
    Bom saber que a história é clichê,sendo mais uma que tem caras sarados,bad boys e que salvam a mocinha semi virgem.Já tô cansada de histórias assim e odeio um clichê sabe?!
    Não tenho mais grandes expetativas a respeito desse livro e até desanimei um pouquinho para lê-lo,mas ainda sim, vou tentar realizar a leitura do mesmo para tirar minhas conclusões finais,posteriormente aos seus "alertas" contidos nessa resenha rsrs.
    Bjos :)

    ResponderExcluir
  4. Ivi, eu estava super ansiosa com o livro, mas nos útlimos dias li algumas resenhas que falaram sobre essa questão do clichê e dos poucos segredos! Enfim, vou ler, mas vou com menos sede ao pote!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Perfeita análise, madura e consciente. Isso que dá a gente ler muitos livros densos e que estão níveis acima, rsrs...
    Realmente não suporto o clichê do cara sarado,só faltou ser milionário e submeter a garota, kkkkk!
    Como vc citou bem, vale a reflexão pelos assuntos fortes abordados,mas que infelizmente não foram bem aprofundados e explorados.

    ResponderExcluir
  6. Com muita vontade de ler esse livro...mas agora nem tanto rs
    Todo mundo falando super bem, a sua resenha me deixou com os pés no chão, mas vontade de ler para tirar as minhas propias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu to curiosa pra ler esse livro concordo com você sobre livros assim serem bem clichês(não li esse mas li Belo Desastre apesar de ter amado o livro é o clichê em corpo alma e páginas)acho que é essa a característica principal de livros nesse estilo.Mas voltando quero ler esse livro por causa do Lucas as pessoas que resenham esse livro falta pouco implora pra ele sair do livro e casar com elas fazer filhos nela

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha, até agora só tinha visto elogios e mais elogios sobre esse livro. Agora se eu for ler já sei que não é pra ficar com tantas expectativas assim. Esse monte de clichê acaba acabão irritando um pouco... Mas ainda quero muito ler ele!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Nunca li belo desastre... Mas acho que vou gostar... Adoro livros que fazer agente refletir ao decorrer da leitura...

    XOXO

    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ivi, você é a primeira que vejo que não ficou fã de ''Easy'' após o término da leitura. Acredito que não seja por você estar um tanto enjoada da temática. Se você para você amar, tenho certeza que você amaria.
    Eu ainda estou no pique para New Adult e quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  11. Ai que triste. Estava super a fim de ler o livro, pois todas as resenhas que li falaram bem dele. Mas a sua resenha me deixou meio desanimada. E agora?

    ResponderExcluir
  12. Já li o livro e não gostei tanto assim não. O livro não é ruim, mas é bastante clichê e os personagens não apresentam nada de novo, porém é uma leitura válida, mas tenho certeza que muitas pessoas estão esperando uma coisa que o livro não é, como aconteceu comigo.

    ResponderExcluir
  13. Esse é um daquele livros 'Tops' que todo mundo quer, todo mundo amou e que por essa razão já me afastou dele. Não sei se leria esse livro, por mais hipnótico que seja. Com certeza seria uma leitura que passaria desapercebida por mim.

    ResponderExcluir
  14. É um livro no estilo de Belo Desastre, mas não gostei muito da história. Achei meio sem sal.
    Gosto mais de BD. Não tenho vontade de ler de novo.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014