11

O JULGAMENTO DE GABRIEL(Sylvain Reynard)

Essa resenha é assinada pela Kelly.Pode conter SPOILERS do livro O INFERNO DE GABRIEL.

Como gostei muito de “O inferno de Gabriel”, mal terminei e já quis saber quais seriam os próximos capítulos da história do professor com Julia, o relacionamento entre eles e os familiares.
No início do livro, um trecho do poema “Purgatório” (Dante Alighieri) já dá a entender que as coisas não serão fáceis para o casal. Se no primeiro livro, Gabriel era mal humorado e rígido, agora se torna muito protetor, ciumento e inseguro, por achar que não é a companhia ideal para ela e também pelo conflito professor – aluna e tudo o que a questão pode envolver e prejudicar profissionalmente a ambos.
A primeira viagem do casal para Florença (Itália) é interessante pela descrição de lugares na cidade e uma atitude de Julia com um morador de rua faz com que Gabriel perceba ainda mais a diferença de personalidade e posicionamento entre os dois.
Mesmo com um conflito após o reaparecimento de uma ex-namorada de Gabriel, o romance segue normalmente até que uma denúncia de violação do código de conduta da universidade ameaça o futuro dos dois. O trecho sobre a audiência na qual há apuração dos fatos é bem dramático, estilo novela no final do capítulo, como: “E agora?”
A decisão tomada na audiência leva a uma decisão drástica, que afetará tanto o casal, como os familiares e amigos, demonstrando até onde o indivíduo pode abdicar de seus objetivos para proteger ao outro e conquistar sua confiança.
Sendo parte de uma trilogia, o final é meio previsível, porém, há trechos interessantes que demonstram a mudança no comportamento e atitudes de Gabriel até mesmo com sua família.
Prefiro o primeiro livro a este, pois a preocupação de Gabriel de cuidar de Julia é um pouco cansativa, como homem super apaixonado que ele se tornou. Agora resta aguardar o desfecho da história com o último livro da série (A Redenção de Gabriel), com lançamento previsto para o final deste ano.

Quotes escolhidos: “O amor é fazer uma gentileza para alguém, não esperando receber nada em troca”. (página 349).
“As escolhas óbvias na vida nem sempre são as corretas”. (página 401).


Um pouco sobre o autor: Sylvain Reynard é o pseudônimo deste autor, que prefere o anonimato para preservar sua privacidade. Seus livros publicados no Brasil são:
  • O Inferno de Gabriel
  • O Julgamento de Gabriel
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Bem, não vi nenhum spoiler e essa resenha foi muito melhor que a outra. Deu pra ter uma ideia do que vai acontecer com o livro, como é o relacionamento dos personagens. Gostei! Apesar de ter lidos MUITAS criticas negativas quanto a essa trilogia, o livro, enfim, me pareceu interessante.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com receio dos spoilers, mas até que não tem tanta coisa! rs
    Achei que este segundo volume fosse melhor, por tudo que li a respeito, mas aparentemente não é bem assim. Fiquei com a impressão de que é uma leitura um pouco cansativa e massante pela atitude do personagem principal.
    Ainda assim pretendo ler a série, deve valer a pena. Vamos torcer para que o terceiro volume seja melhor!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler O Inferno de Gabriel, porque muitos leitores adoraram. Confesso que o romance professor-aluna é clichê para mim, mas quando li as inúmeras resenhas e os fãs que essa série conquistou, pensei que devo dar uma chance à obra. Romances proibidos tendem a ser muito legais em livros quando bem explorados. Ao que parece, no volume 2 a autora procura contextualizar melhor os problemas que um romance como esse pode acarretar. Acho que é capaz de chegar ao final da série e pensar: "Amar um professor não vale o esforço", kkk. Brincadeiras à parte, gosto de temas como estes que estão no segundo volume. :) Ética e conflitos de valores entre o casal. Interessei-me mais em conhecer.

    ResponderExcluir
  4. A principio o enredo do livro não me interessou muito, mas só vejo elogios sobre o livro, que já tou ficando com um pouco de curiosidade de ler. Espero gostar.

    ResponderExcluir
  5. Eu já tive muita vontade de ler a série, mas as resenhas do segundo livro não me deixaram muito animada, pelo visto Gabriel neste livro perdeu a pegada, se é que posso dizer assim.

    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  6. Querendo ler logo esses livros, parece ser bem legal e tomou um bom rumo, continua sendo bom. Espero gostar deles quando ler.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nunca tinha ouvido falar desta colecao sabia? O primeiro parece ser muito legal... Só lendo pra ver o que vai dar rss

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom, como não sei absolutamente nada sobre o primeiro livro, confesso que não li muito o post pra não ler nenhum spoiler da história.
    Dizem que esse livros são muito bons e que o rumo da história é perfeito, mas como ainda não li, não posso confirmar.

    Beejo

    ResponderExcluir
  9. Já li o primeiro e adorei, não vejo a hora de conseguir ler essa sequencia. Uma pena que você não gostou tanto desse como do primeiro, mas acho que isso é normal em segundos livros.

    ResponderExcluir
  10. E essa saga do Gabriel me conquistou mesmo, ao que parece. Nem dei bola pro primeiro livro, achei que era mais um focado nas cenas calientes e só.
    Mas fico intrigada com essa historia de amor e a ligação entre eles, só acho muito, muito clichê a coisa do profer=ssor com a aluna... Mas isso existe.
    A questão da ética aqui me arai tb, gosto de ler sobre esses posicionamentos.

    ResponderExcluir
  11. Assim q tiver um tempinho vou lê-lo!!! Estou muita curiosa!!
    É uma pena q vc não gostou tanto, eu espero q melhore no último....

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014