12

LÍNGUAS DE FOGO (Karen Soarele)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 44º livro lido em 2013 e foi LÍNGUAS DE FOGO (Karen Soarele). Este livro me chegou às mãos através do BookTour que o blog está participando, organizado pelo blog Fulana Leitora.
Conhecemos então o mundo de Myríade, o lugar fantástico onde a história se desenvolverá. Dentro de Myríade, nas terras de Vulcannus encontramos nossa protagonista, a adolescente Aisling, uma camponesa simples que vive com a avó e que possui características bem clichês das protagonistas do gênero: É uma garota doce e delicada, mas o que vai fazer a diferença nesta história é que para salvar o amigo Dharon, ferido por uma enorme salamandra venenosa, ela encontrará em si uma coragem capaz de fazê-la atravessar fronteiras e desafiar o reino inimigo em busca do antídoto que pode curar o amigo. Esta é a premissa da história e atrelada à isso, segredos da vida de Aisling são revelados e um paralelo comovente de fidelidade e amizade entre Aisling e Dharon é construído de uma maneira quase poética, sem ser chato ou completamente irreal.
Talvez a história não seja a mais impressionante do mundo, mas a maneira como a amizade é levada à sério é perfeita. Outros personagens como Desmond e Marian são muito bem construídos e ao longo da narrativa conseguimos entender seus motivos e aceitar suas atitudes.
Para mim, o livro tinha tudo para não ser apreciado: A capa é um pouco infantil, eu não gosto de fantasia, encantamentos e similares e tenho medo de séries pois acredito que em algum momento o autor vai acabar me enrolando, mas este livro foi contra meus preconceitos. A capa acaba por justificar o estilo da narrativa da autora e a abordagem de fantasia usada na história é muito bem equilibrada e tranquila e embora seja o primeiro livro de uma série de cinco, acredito que exista muita história para ser desenvolvida ao longo desta jornada.
Mas não é um livro que vá agradar a todos. Possui uma linguagem simples, com descrições que transitam entre o objetivo e subjetivo e o sentimento que permeia a história é mais interessante que a trama em si, mas é o tipo de livro que te faz refletir, mesmo que você não esteja esperando isso dele. 
O segundo livro da série está com lançamento previsto para o mês que vem.
Recomendo!


Um pouco sobre a autora: Karen Soarele é brasileira e vive em Campo Grande - MS. Seus livros publicados no Brasil são:
  • A Rainha da Primavera
  • Línguas de Fogo
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Também não é um livro que faça meu estilo, Ivi. Eu até entendo os motivos que levam a história a ser interessante, mas alguns pontos negativos acabam pesando mais neste caso. A personagem principal é MUITO clichê (sempre digo que detesto as personagens femininas frágeis, mesmo que elas aprendam depois que tem alguma força) e o gênero da história não me agrada. O ponto mais positivo que vi é a questão da amizade, que aparentemente é retratada de forma bem bacana mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. É bom esse livro, gostaria de ler os dois se desse, mas não deu ainda.
    Tem uma história bem bacana não é?

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros que nos fazem refletir, porém odeio narrações muito descritivas... Enfim, vou me informar melhor sobre esse livro...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.co,

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de livro com a narrativa muito descritiva, o enredo também não me interessou muito... Acho que não leria :(

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas tenho muita vontade. Parece uma daquelas estórias fofas que falam de amizade.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro, mas não senti vontade alguma de ler, não me deixou curiosa. Parece uma história com uma amizade linda entre os personagens, mas a narrativa muito descritiva torna a leitura um pouco cansativa.
    Enfim, não sei se gostaria do livro.

    ResponderExcluir
  7. É uma delícia quando um livro nós surpreende não é mesmo??
    Não minha opinião são os melhores, pois você não está esperando e de repente se senti conquistada!!
    Eu que gosto de narrações bem descritivas acho que iria gostar!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha. Fez-me pensar que Línguas de Fogo poderia ser um livro muito bem-vindo quando procurasse por um entretenimento repleto de fantasia e de fácil leitura. :) Não sou muito fã de histórias do gênero... No meio sobrenatural, gosto mesmo de fantasmas, anjos/demônios e vampiros. E que se passe no nosso contexto paralelamente, sem ser num universo completamente imaginário. Nunca li nada mais fantasioso que isso. (rs) Talvez me aventure neste livro.

    ResponderExcluir
  9. Ainda acho que essa história é adolescente, não é não? Pela capa e título posso apostar que sim!
    Personagens clichês estão por aí, em quase todos os livros. Uma personagem rica e muito bem construída é habilidade dos mestres... sou bem crítica em relação a isso, embora seja tb flexível para receber as personagens como o autor apresentar, rsrs.
    Não curto os elementos mágicos da leitura. Mas as reflexões sobre amizade e o mistério que ronda a trama são pontos positivos!

    ResponderExcluir
  10. Eu achei a capa fofa e imaginei um livro bem infantil.... Me surpreendi com a resenha, e apesar de ter gostado do livro, acho q eu não leria no momento....

    ResponderExcluir
  11. Parece bom, gosto do gênero fantasia, e gosto de livros que falam da amizade.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ivi!
    Eu fico feliz em saber que, mesmo você não gostando de fantasia, encontrou em Línguas de Fogo motivos para gostar da história e dos personagens.
    Obrigada pelo capricho na resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014