30

DELÍRIO (Lauren Oliver)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 41º livro lido em 2013 e foi DELÍRIO (Lauren Oliver). Logo que este livro foi lançado, muito se falou dele e de sua premissa, mas como distopias não são a minha prioridade de leitura, fui deixando pra lá até que na semana passada eu resolvi encarar e não me arrependo, o livro é incrível!!!
Encontramos em Portland, Estados Unidos, uma sociedade no futuro que descobriu que o "Amor" é uma doença e além desta descoberta, eles desenvolveram a cura para a patologia que eles denominaram "Amor Deliria Nervosa". Logo, todos os jovens são submetidos ao procedimento de cura após completarem 18 anos e à espera disto conhecemos Lena, uma adolescente que está concluindo o ensino médio e aguarda ansiosa pelo dia que estará protegida da doença que ela acredita ter sido a causa do suicídio de sua mãe. Mas antes que Lena esteja a salvo e segura do "Amor", ela se apaixona por Alex, um rapaz que conseguiu burlar o sistema e que mesmo já tendo alcançado a maioridade, encontra-se sem ter passado pelo procedimento.
Até aí, o livro é previsível e a gente imagina qual será o final, mas então uma reviravolta, um motivo maior que estar apaixonada, faz com que Lena decida não passar pelo procedimento, algo que na minha opinião foi totalmente inesperado, mas muito bem inserido na trama e a partir deste ponto, a história ganha um ritmo alucinante. A protagonista cresce de um modo brilhante e é impossível não torcer por ela.
A narrativa intensa, bonita e poética. Em primeira pessoa sob o olhar da Lena, é interessante ver o amor sob uma perspectiva negativa, uma vez que nós somos seres humanos tão passionais. Em alguns momentos me vi pensando se em alguns aspectos, o amor não é de fato uma doença e além desta reflexão que para mim foi muito apropriada, o livro trás frases, parágrafos inteiros que eu me via lendo e pensando muito sobre toda a premissa da história. E se fosse verdade?
Enfim, o livro trata-se de uma trilogia e eu não vejo a hora de ler sua sequencia, pois o final do livro foi forte e maduro, dando abertura para uma continuação no mesmo ritmo.
Algo difícil em escrever esta resenha foi separar um único quote para deixar registrado aqui. Como eu disse, o livro é cheio de frases muito bem escritas, que me impressionaram em vários momentos da leitura. O quote que eu mais gostei, é o penúltimo parágrafo do livro, mas neste caso, seria um Spoiler do tamanho do universo deixá-lo para vocês, então selecionei dois, mas eu acredito que se você puder ler o livro, encontrará muitos outros.

Quotes escolhidos: "A maioria das coisas, até mesmo os melhores momentos da vida, começam por algo pequeno: um terremoto que é capaz de destruir uma cidade inteira, pode ter começado com um simples tremor, com um despretensioso balanço, com uma ingênua respiração." Página 90

"Amor? Amor é a mistura desconcertante de dor e prazer. De medo e de alegria... " página 262.

Super recomendo a leitura!!! 


Um pouco sobre a autora: Lauren Oliver vem de uma família de escritores. Ela frequentou a Universidade de Chicago, se formando em filosofia e literatura. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Antes que eu vá
  • Delírio
  • Pandemônio



Comentários
30 Comentários

30 comentários:

  1. Li sua resenha, fui na Saraiva pesquisar e vi que estava 9.90 e comprei!
    Hahahahaha
    Vou ler e depois te falo, amo distopias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi, EU ESTOU ENLOUQUECIDA COM ESSE LIVRO!!!
      Meu Deus!!!
      Li Delírio e Pandemônio e não aguentei esperar até o ano que vem, li Requiem o último livro da trilogia em inglês mesmo...rsrsrs
      Estou sinceramente apaixonada e acho que o mundo inteiro deveria ler, é simplesmente perfeito!!!!!
      Obrigado por essa resenha que me instigou a procurar pelo livro e me apaixonar!
      Sem dúvida uma das minhas distopias favoritas!
      Obrigado!

      Excluir
  2. Oi, Ivi!
    Nossa, 41º leitura do ano??? Eu to recém na 20º, huahsahsh!
    Adorei a sua resenha. O livro é incrível. As frases são muito bem escritas mesmos, fazem a gente pensar.. Eu me encantei com a escrita da Lauren. Foi o meu primeiro livro que li dela, estou louca para ler ´Pandemônio', porque o final do ´Delírio´ foi extremamente eletrizante, não é mesmo?
    Parabéns pelo blog c:

    Beijos
    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei um tempão atrás desse livro e consegui ler no mês passado. Fiquei encantada com a história, tão diferente mesmo para uma distopia. A premissa, sobre o amor, nos faz pensar, refletir sobre como seria uma vida sem o mais profundo dos sentimentos. Adorei os personagens, o mistério e fiquei louca no final. Estou super curiosa para ler Pandemônio!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Distopias são a minha prioridade literária haha, infelizmente eu ainda não li Delírio, mas pela sinopse e resenhas que já li, ele me lembrou Admirável mundo Novo (tem alguma coisa haver?)

    ResponderExcluir
  5. Estava de olho nesse livro (até por que está em promoção HAHA). Parece ser um livro ótimo e estou bem curiosa com ele.
    Ainda não li nenhuma distopia (sim, ainda não li Jogos Vorazes), apesar de estar na "moda".
    Fiquei sabendo da narrativa poética, que parece ser muito bonita. Vou comprar esse livro logo, logo.
    Adorei a resenha e os quotes escolhidos

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da premissa, mas a protagonista me irritou um pouco. E depois do final fiquei um pouco receosa de ler as sequencias, acho que vou esperar até o último ser lançado para terminar a série.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro foi lançado já tem um tempinho mas apesar da premissa ser interessante eu ainda não me interessei verdadeiramente por ele, talvez quando a série estiver completa eu me anime a ler. A propósito eu gosto muto de distopias, gostei de Jogos vorazes e amei Feios.

    ResponderExcluir
  8. Já li e gostei muito,dá raiva onde parou a história,estou cheia de especulações,tenho a continuação Pandemônio,em pensar que é uma trilogia,vou sofrer mais um pouco até ser lançado o último livro.
    O tema dessa distopia é interessante,traz muitas reflexões a jornada da Lena.

    ResponderExcluir
  9. Eu achei esse livro incrível, começando pela capa!
    Adoro distopias e romances...
    Fiquei curiosa por essa "reviravolta" que acontece...
    Vamos ver se ganho a promoção né?!

    Beijos gata!
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Com certeza Delírio está em minha (pequena-grande) lista de leitura *¬* Sou fã de distopias, justamente porque nos fazem pensar sobre vários assuntos da vida. Gosto da tensão que as distopias trazem acerca do controle e da justiça. :) Gosto também dos personagens que geralmente tentam ferir um sistema opressor. Não parece ser diferente com Lena nessa séria. A desconcertante descoberta de que o amor, esse vírus "letal", parece enlouquecer na mesma medida em que faz o corpo reagir em um otimismo que pode levar à morte, mas também trazer o maior sentido de se estar vivo! Estou super animada em conhecer a narrativa da Lauren Oliver! Já tenho o livro em mãos! Sua resenha apenas colaborou para colocá-lo à frente de outros (haha).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li uma distopia! O que me chamou a atenção aqui foi esse olhar sobre o amor sendo 'descascado' sob uma nova perspectiva, porque estamos tão acostumados com a imagem do amor como força transformadora e positiva! Adoro quando uma leitura traz reflexão!

    ResponderExcluir
  12. Ah que resenha maravilhosa eu preciso ler esse livro urgentemente, se eu já estava curiosa agora estou ainda mais, ainda não li uma distopia, e quero muito que a primeira seja Delírio a capa do livro é incrível e o livro por si parece ser incrível, e que legal que ele te fez refletir será que ele fará o mesmo comigo?

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante desse livro, tem uma trama super interessante e um ritmo gostoso. Vale a pena conferir, é bem diferente essa ideia de um mundo onde o amor é uma doença. Foi bem feita.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser bem interessante ..
    A história dele é bem originall !
    Quando eu vi ele pela primeira vez eu pensei que ela era do tipo herotico !kkkk
    Já vi que me enganei !

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto muito de temáticas futurísticas ou ficção cientifica, mas me pareceu interessante a forma como abordaram o tema 'amor' como uma doença. Não diria que após ler sua resenha eu tenha ficado louca para ler, mas se um diz surgir a possibilidade o lerei já sabendo o que, de certa forma, me aguarda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Que legal, adorei, 41 livros lidos... Não é fácil hein... Minha meta pro ano inteiro é 40 hahaha... Espero que eu consiga, já li 25 até agora...

    Que sonho vir de uma familia de escritores hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu também lia e pensava: e se fosse verdade? Será q eu aceitaria tomar a vacina???
    Foi uma linda surpresa esse livro!!! Quase infartei no final, estou bem curiosa para ler Pandemônio!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já li outras distopias e posso dizer que achei bem parecido, mas ainda sim quero conhecer essa história que está dando tanto o que falar.

    ResponderExcluir
  19. Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o conteúdo, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  20. Que legal!! Quero ler!
    Parece ser bem legal.
    Beijos!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. gosto muito de distopias. esta particularmente não tinham me interessando durante um certo tempo, mas dai fui vendo resenhas e opiniões e mudei de idéia. além disso, acho a capa linda

    ResponderExcluir
  22. Sou louca por distopias, e já vi vários comentários sobre delírio, a maioria deles positivos. Concordo bastante com o tema do livro, concordo que o amor pode sim e é na maioria das vezes em alguns casos um doença, por inúmeros motivos que não pontuarei agora pois não vem ao caso. Mas enfim, adorei as quotes no final, e já estou à um tempo louca para lê-lo.

    ResponderExcluir
  23. Tenho mega curiosidade em ler esse livro! Essa história de cura pro amor, será que isso existissem as pessoas tomariam mesmo? haha Adoro frases reflexivas, simplesmente amo mesmo quando possui elas nos livros! E dos dois que você colocou, gostei mais o segundo. "Amor? Amor é a mistura desconcertante de dor e prazer. De medo e de alegria... " Super verdade! Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a resenha! Tbm amo distopias, e esse parece ser muito bom!
    Está na minha listinha faz um tempo... preciso ler! :)

    ResponderExcluir
  25. Nossa, essa resenha me deixou com água na boca rsrs' adoro histórias futuristas e ainda sobre o amor, me parece fascinante!! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é, tipo... PERFEITO!
    Se "Amor Deliria Nervosa" é uma doença, então acho que sofro dela '-'

    Estou ansiosa para ler o liro :)

    ResponderExcluir
  27. Eu amo distopias e tô doida pra ler delírio :-) Li o primeiro capitulo e adorei

    ResponderExcluir
  28. Olá Ivi!!Tudo bem??
    Está trilogia está sempre sendo comentada de uma forma positiva e lendo sua resenha dápara saber o motivo de tanto sucesso. Um tema principal "inovador" que te faz ficar imaginando "como é isso??"
    Espero conferir em breve!!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014