12

@AMOR (Daniel Glattauer)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 42º livro lido em 2013 e foi @AMOR (Daniel Glattauer). Este livro não estava na minha lista de leituras e eu nem lembrava exatamente a premissa dele. Havia lido algumas resenhas, mas de alguma forma, este livro não me chamou a atenção de uma maneira intensa, porém depois que o meu Tablet ficou doente, eu parti pra esse livro sem grandes expectativas e me arrependo de não te lido antes. O livro é MUITO bom!
O livro vai nos trazer o romance virtual vivido por Emmi e Leo. Emmi mandou um e-mail de cancelamento para uma revista e por errar uma letra, Leo recebe este e-mail. Primeiro ignora, mas como Emmi insiste no "cancelamento" da revista, ele acaba esclarecendo que ela está escrevendo para o endereço errado. Este é o ponto de partida para um envolvimento virtual entre os dois. Emmi é casada, feliz e satisfeita com sua vida. Leo está terminando um relacionamento sem profundidade e assim, eles vão conversando, trocando e-mails diariamente, praticamente viciados em receber as mensagens que um tem para mandar para o outro. 
De um jeito maduro, bonito, intenso e sutilmente sedutor, eles se apaixonam, se envolvem, sem nunca se encontrarem pessoalmente. Desenvolvem teorias um sobre o outro e de alguma forma se ajudam e assim, chega o momento decisivo do encontro real, de sair do virtual para a verdade em três dimensões.
Com diálogos muito bem construídos e várias situações corriqueiras a qualquer ser humano normal,  consegui ter uma ideia exata de quem é o Leo e de quem é a Emmi e claro, torcer para que este amor seja tão bacana na realidade, quanto é na virtualidade. Com frases muito inteligentes e perspectivas diversas sobre o mundo dos relacionamentos  o livro possui uma fluidez deliciosa, ainda que o livro seja totalmente composto pela troca de e-mails, para mim a leitura foi como uma narrativa comum, bem feita e sobretudo, interessante.
Porém eu não acredito que seja um livro que vá agradar a todos os tipos de leitores em função da estranheza de como a história se desenvolve, mas acredito para aqueles que gostem de arriscar um romance diferenciado, será uma leitura muito válida.
O livro é o primeiro de uma série e termina de uma forma intensa que se eu não estivesse com o segundo livro em mãos, eu teria ficado desesperada. 
Super recomendo!

Quote escolhido: "Os móveis me fitam com reprovação. Eles farejam traição. Eles me ameaçam: Olhe como fomos caros, que cores que nós temos e que design!"



Um pouco sobre o autor: Daniel Glattauer nasceu em 1960, em Viena. Seus livros publicados no Brasil são:

  • Quando Sopra o Vento
  • @mor
  • Emmi & Leo


Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Nossa, me interessei para valer!!!
    O último livro que li, que no início falava sobre essa questão namoro virtual foi Para sempre.
    Apesar de que nele, os personagens se apaixonam pelo telefone e não por e-mail, mas a ideia é a mesma não é??
    Isso causa alguma estranheza nas pessoas, em mim inclusive, mas é bom ler algumas histórias "diferentes".
    Me interessei mesmo!
    Espero que goste, assim como os outros que li por ver suas resenhas rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei desesperada quando terminei o primeiro livro. Na época não tinha lançado o segundo volume aqui e quando descobri uma versão portuguesa fui correndo atrás.
    @mor é tudo isto que você falou mesmo, surpreendentemente maduro (apesar de algumas pequenas imaturidades dos personagens durante a trama - não vou soltar spoilers! rs) e fofo. Adorei a construção dos personagens e como a história prende o leitor. O formato é dinâmico e realmente rápido de se ler!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, a forma como termina o livro é uma loucura... como vc aguentou? kkkkkk Eu fui voando pegar a continuação na estante... desesperada!!! kkkkkkk

      Excluir
  3. Não curto muito histórias de amor que de alguma forma começa com uma traição. Por pior que seja o relacionamento,a credito ser mais honesto terminar o que está errado antes de embarcar em algo novo. Essa é minha opinião. Gostei da tua resenha e fiquei curiosa, mas não sei ao certo se vai me agradar muito.
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  4. Quando sobre da proposta do livro, não me interessei. Achei que seria muita pretensão do autor dar maior ênfase a um romance virtual do que ao romance "real" dos protagonistas. Quero dizer, ambos são casados e passam a partilhar intimidades na internet com um desconhecido do que partilhar com seu(sua) parceiro(a). Enfim, depois disso li várias resenhas e soube, com aquela centelha de certeza, que deveria conhecer a obra antes de criticá-la somente pela sinopse (rs). Essa é outra resenha que demonstra isso. Eu preciso ler e saber como Daniel conseguiu construir um romance que tinha tudo para ser superficial em algo profundo e apaixonado. Com certeza lerei, já está em minha lista! O motivo principal? Como ignorar sua frase, flor?

    "De um jeito maduro, bonito, intenso e sutilmente sedutor, eles se apaixonam, se envolvem, sem nunca se encontrarem pessoalmente."

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o livro e adorei. Achei muito diferente a forma da narrativa. Apesar de ter momentos muitos enfadonhos e um final tenso, recomendo a leitura!
    E essa nova capa esta muito linda.

    ResponderExcluir
  6. Eu já li um livro com a premissa parecida @mor e gostei bastante, mas nunca me interessei muito em ler esse. Depois de ler sua resenha, mudei um pouco de ideia. Se tiver oportunidade vou ler.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Acredita q ganhei esse livro ano passado - antes de visitar blogs literários - e nem dei importância, acabei trocando. Arrependida! Acho que a história é bem curiosa... olha que perigo uma pessoa casada se apaixonar, se deixar envolver! Isso acontece! Deus me livre, rsrs... Mas a beleza do sentimento precisa ser conhecida. QUero muito ler!

    ResponderExcluir
  8. Gosto dela por ser tão doidinha. É bem maluca essa escrita não é? Mas deixa a desejar, queria saber mais deles e a gente só sabe o básico do básica =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que tudo o que tinha que ser dito, foi dito, não achei básico não Cristiane... até a descrição dos móveis a gente tem acesso atraves das mensagens... Acho que faltou um pouco mais de descrição física... Como de fato eram... mas será que seria necessário?

      Excluir
  9. Acho também tenho o livro aqui, mas nunca dei bola, achei que era sem graça, sem sal e sem açúcar. Admito que mudei minha opinião sobre @mor depois de ler sua resenha. Fiquei super interessada no livro!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi!
    Eu também adorei esse livro! Acabei de ler a continuação e também é ótima!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014