13

MEMÓRIAS DE UM AMIGO IMAGINÁRIO (Mathew Dicks)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 33º livro lido em 2013 e foi MEMÓRIAS DE UM AMIGO IMAGINÁRIO (Mathew Dicks). Um dos livros mais sensíveis e tocantes que eu li este ano e com certeza, um dos melhores que eu já li na vida!
O livro nos trás Budo, o amigo imaginário de Max, um menino de 8 anos. Max é um garoto muito inteligente, que lê muitos livros e filho único de um casal extremamente cuidadoso com ele, porém na narrativa de Budo percebemos que Max possui uma série de características de uma criança autista. Ele não olha nos olhos, ele não gosta de ser tocado, ele é sistemático e vive dentro do mundo dele. Não sou conhecedora desta situação, então não posso afirmar que Max de fato seja autista, apenas pressuponho.
Apesar de Budo ser criação da imaginação de Max, Budo é independente. Ele goza do direito de ir e vir, de construir suas próprias opiniões e impressões do mundo e sabe diferir muito bem entre o mau e o bom. Budo interage apenas com Max enquanto ser humano, mas ele tem outros amigos que também são amigos imaginários de outras crianças e assim, temos o dia a dia do Max bem explicado no livro. Porém uma situação acontece com Max e somente Budo poderá ajudar.
O livro tem uma narrativa que transita entre a ingenuidade de uma criança e a profundidade de alguém que observa e reflete o mundo ao seu redor e por mais que Budo saiba que sua existência é vulnerável, ele procura vivê-la intensamente e o modo como ele ama o menino que o criou dentro da riqueza da imaginação que apenas uma criança pode criar, é muito tocante. O livro é uma daquelas aventuras densas e eu acredito que é o tipo de leitura que te faz pensar e repensar uma série de situações na vida.
Com apenas um detalhe negativo: Da metade do livro em diante, tive a impressão que a equipe de revisão do livro dormiu. Existem erros gramaticais primários e uma série de equívocos de revisão. Nada que comprometa a fluidez da leitura, mas o suficiente para chamar a atenção do leitor mais desatento.
Salvo isso, o livro é maravilhoso e eu recomendo à todas as pessoas. Sensíveis ou não, eu acredito que após essa leitura, de alguma forma, em algum momento, você será tocado por Budo e Max e por toda a beleza que apenas crianças são capazes de ter.

Quotes escolhidos: "Mas você tem de ser a pessoa mais corajosa do mundo para sair de casa todos os dias sendo você mesmo, quando ninguém gosta de quem você é." página 350

"Superar o problema significa que não descobriram o que fazer, por isso não fizeram nada além de cultivar a esperança de que as coisas tivessem mudado." página 80

"A coisa certa a se fazer é geralmente a mais difícil." pagina 74


Um pouco sobre o autor: Mathew Dicks é escritor e professor. MEMÓRIAS DE UM AMIGO IMAGINÁRIO é o único livro do autor publicado no Brasil
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Nossa que legal, depois de ler essa sua resenha acho que vou procurar um especialista em autismo...será que virei?? D:
    Brincadeiras a parte, mas realmente me identifiquei com o menino... e fiquei bem interessada. Mais um daqueles livros que vc acaba grifando e aprendendo mt. Pesquisarei mais sobre ele :)

    ResponderExcluir
  2. Eu ADOREI!!! E rola uma tensão no enredo também, porque o max está em perigo, enfim, o livro tem todos os elementos de um livro nota 10!!!

    ResponderExcluir
  3. Só pelos quotes escolhidos por vc já me deu vontade de ler o livro. Já fiquei imaginando a mente dessa criança e "relação" com seu amigo. Com certeza vai pra minha, já extensa lista, de "a ler".

    ResponderExcluir
  4. E quanto aos erros. Vê se tem algum contato da editora no livro e manda um email informando, não sei mais eu penso que sendo uma obra literária eles devem prestar muita atenção na ortografia e devem levar um puxãozinho de orelha. Eu já fiz isso :) e claro que eles não tiraram os livros de circulação mas pelo menos tiveram a gentileza de responder, agradecer e falar que vão prestar mais atenção a esse detalhe. Se mudou alguma coisa não sei mas fiz minha parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tirei umas fotos dos erros q encontrei e mandei o e-mail Bel... espero q nas proximas edições estes erros sejam corrigidos!!

      Excluir
  5. Poxa,
    Adorei a resenha e fiquei louca pra conhecer Budo e Max.
    Parabéns ao autor por abordar um tema complicado como o autismo...

    Bjok

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bom, um pouco diferente dos eu que já li, mas não menos interessante.
    Gostei das partes que você separou do livro, me deixou ansiosa para conhecê-lo ;)

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curiosa com o livro!!
    Não espera gostar tanto da resenha, foi uma otima surpresa!!!
    Gostei muito dos quotes!!! Quero muito ler o livro!!

    ResponderExcluir
  8. "Superar o problema significa que não descobriram o que fazer, por isso não fizeram nada além de cultivar a esperança de que as coisas tivessem mudado."

    Lindo, lindo, lindo!

    Livros que reservam ótimas surpresas, eu amo!!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro deve ser um daqueles que nós choramos no final!hahaha mas estou pensando em ler do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  10. "A coisa certa a se fazer é geralmente a mais difícil." Eu concordo! Ah poxa, que livro lindo! Me encantei demais com a historia do livro e as surpresas no livro tornam eles, além de encantadores magníficos... Simplesmente amei! Ótima resenha. *---*

    ResponderExcluir
  11. Achei muito linda a capa do livro, me dá varias reações ao olhar pra ela... E adorei sua resenha... Pelo jeito irei chorar hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Ivi!! Tudo bem??
    Nossa tem livros que ficamos surpresas e encantadas quando lemos a resenha, pois não imaginávamos se tratar de uma historia tão linda e profunda, adorei e estou interessada em ler Memórias de um amigo imaginário. Sempre resenhas muito positivas sobre este livro, o que só aumenta minha curiosidade sobre ele. Já está na minha lista de desejados =)
    Parabéns pela resenha!! Bjusss♥

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014