15

BELO DESASTRE (Jamie McGuire)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 32º livro lido em 2013 e foi BELO DESASTRE (Jamie McGuire). A primeira crítica que ouvi deste livro foi extremamente negativa e a partir dela, elogios e apedrejamentos se revezavam então minha curiosidade em ler o livro foi ao nível máximo e eu sabia que somente lendo eu poderia ter uma opinião própria sobre a obra.
O livro conta como foi o primeiro ano de faculdade na vida de Abby, uma jovem universitária como milhões de outras jovens que existem no mundo literário, com um pequeno diferencial que ela está praticamente fugindo da vida que tinha antes de ir pra Universidade.  Acompanhada da sua melhor amiga América, ela começa a viver a vida de universitária alternando aulas e festas e assim, conhece Travis Maddox, um verdadeiro bad boy. Travis ganha a vida brigando. Sim, ele ganha dinheiro em lutas organizadas e além de desferir socos profissionalmente, ele adora um barraco.  Abby e Travis sentem-se atraídos um pelo outro quase que automaticamente, mas vão adiando o momento de ficarem juntos. Ela se mantém na defensiva porque ele é quase uma cópia do pai que ou estava bêbado ou estava brigando. E ele se mantém na dele porque acredita que Abby merece alguém melhor que ele. Mas o romance acontece e entre eles a paixão é quase destrutiva, de tão intensa.
O livro tem uma narrativa viciante. Eu comecei a ler e de repente, sem perceber, já tinha passado da metade do livro e quando a história se encerra, fiquei com aquela sensação de ter sido atropelada por um caminhão porque a construção dos personagens, a descrição das situações e a impressão dos sentimentos é feito de uma maneira tão forte que me senti cansada mentalmente. Mas apesar de ter lido o livro de forma rápida e extremamente ligada aos personagens, o livro tem algumas ressalvas importantes que devem ser feitas:
  1. Travis acredita que tudo pode ser resolvido na base da pancada. Em várias cenas do livro, ele não pensou duas vezes em espancar quem se colocava no seu caminho ou desrespeitava seus desejos e em nenhum momento ele foi punido por isso ou se mostrou alguma chance dele entender que estava errado.
  2. Em algumas situações quando Abby se encontrava nervosa, ansiosa ou com medo, alguém lhe oferecia uma dose (ou mais) de alguma bebida alcoólica e então ela relaxava, como se a bebida fosse a solução única para resolver os problemas em questão.
  3. O casal possui um histórico de vida difícil, mas isso não é esmiuçado na narrativa e depois que o livro acabou, fiquei me perguntando o por quê de inúmeros comportamentos.
Enfim, é uma leitura válida, mas seria interessante aproveitar esta história para se refletir sobre determinadas coisas que nos nossos tempos, tem-se achado normal e não são!!!
 
 
 
Um pouco sobre a autora: Jamie McGuire nasceu em Tulsa, Oklahoma. Jamie vive agora em Enid, Oklahoma, com seus três filhos e marido Jeff, que é um cowboy de verdade. Seus livros publicados no Brasil são:

- Belo Desastre
- Walking Disaster
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. já li esse livro e ameeei é perfeitooo
    louca pra ler a versão dele
    http://cantinhodanina19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Todas as criticas que li foram positivas quanto a esse livro, sem falar o sem número de amigas q o indicaram para mim, mas pelo que pude notar pela sua resenha esse livro nada tem a ver com meu gosto literário... hora de riscá-lo da lista... rsrs

    ResponderExcluir
  3. A primeira resenha que li que critica verdadeiramente as situações bizarras que acontecem no livro!
    Pra mim, não passou de uma receita semi pronta de Nicholas Sparks com sei lá o que de porrada!
    Mas no atual momento literário em que moda é esse tipo de livro não se pode esperar grande coisa!
    De verdade, adorei a resenha!
    Obrigado por ressaltar pontos que eu me questionei muito e sempre fiquei quieta diante das amantes do Travis rsrsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa é tão fluida que você "acha" que o livro é 100% em função da rapidez da leitura, mas isso não significa que o livro seja bom né? Se as situações negativas servirem para pelo menos se abrir uma discussão sobre o assunto, é válido...

      Excluir
  4. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e gostei.
    Apesar de suas críticas, vc não coloca que é um livro ruim. Fiquei curiosa pra ler e conhecer um pouco melhor a história.
    Acho que existe muito disso de acertar tudo na pancada, ou resolver tudo a base de álcool, mas acho que os autores tinha que mostrar as consequencias desses atos.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. Já está na minha lista de "a ler". Eu gosto dessas histórias de duas pessoas que aparentemente não tem nada a ver que no fim dão certo, ou pelo menos tentam. Agora as questões que vc colocou sobre a bebida e a responsabilidade pelos atos do personagem parece realmente um erro. A autora poderia aproveitar e passar uma mensagem sobre essas coisas no livro, já que se propôs a colocar na história.
    Vou ler e depois falo o que eu achei.
    Besos

    ResponderExcluir
  6. Sou louca pra ler este livro, pq toda resenha que leio sobre ele só fala bem! :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo muito Belo Desastre!!!
    Acho o Travis muito lindo e gosto muito, muito dele!!!
    Concordo com os pontos q vc citou, mas ainda assim amo o livro...

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de Belo desastre, ele realmente tem uma narrativa viciante.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  9. Eu amo Belo Desastre, é meu livro preferido, então não consigo achar defeito, mas realmente tem uma narrativa viciante.

    Tô participando do amigo secreto de blogueiros e estou seguindo os blogs participantes tá +_+
    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você, mas gostei bastante do livro. E acho que é impossível demorar pra ler Belo Desastre de tanto que ele te prende, apesar dos pontos que você expôs. Bom, querendo ou não, a vida de muitos jovens universitários são parecidas com essa, festas, muitas bebidas e brigas, mas realmente a autora escreveu de uma forma como se tudo se resumisse a isso.

    Enfim, ótima resenha ;)
    Beejo

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é um encanto só! Me apaixonei pela resenha, imagine quando for ler o livro? KKK Até agora nunca vi nenhuma resenha negativa dele, e espero que isso continue...
    Beijinhos, Thamires.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que falam sobre colegial, faculdade e etc...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Amo esse livro de paixão. Travis era muito fofo. A Abby... aff tinha horas que eu tinha vontade de bater nela. Livro que me prendeu desde o primeiro capítulo e li rapidamente. Esse sempre que posso releio.
    <3 BD

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014