8

A DISTÂNCIA ENTRE NÓS (Thrity Umrigar)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 26º livro lido em 2013 e foi A DISTÂNCIA ENTRE NÓS (Thrity Umrigar). Este livro chegou até minhas mãos por acaso: Conversando sobre livros com algumas amigas no Facebook, uma delas ofereceu o livro para eu ler, com a promessa que depois passasse adiante para uma outra amiga em comum. (As três envolvidas nesta conversa moram em Estados diferentes do Brasil). Assim ela me mandou, eu li e me apaixonei pela história. (E já postei o livro para a terceira ponta deste triangulo literário).
Acredito que, para mim, as duas últimas promessas da sinopse do livro foram cumpridas. “Você não conseguirá parar de lê-lo, e não será o mesmo quando alcançar a última página. Acredite.”
A DISTÂNCIA ENTRE NÓS é um livro comovente e realista, trazendo à tona uma realidade explícita da Índia: A pobreza em sua espécie mais dolorosa e seca. Fiquei admirada com a forma inteligente de contar histórias, como fez a autora. A maioria dos livros que tem grandes passagens de tempo são cansativos e chatos, mas a beleza desse livro está na forma como as histórias se entrelaçam, o sofrimento dessas indianas, que ultrapassa os limites sociais.
Um bom romance, cuidadosamente elaborado e com uma história totalmente crível, a autora mostra com inteligência que todas as pessoas têm um lado bom e um lado ruim. Descrevo Sera e Bhima, as protagonistas, como duas mulheres fortes e com sofrimentos inegáveis, que se unem pelo vínculo de patroa e empregada. Por outro lado, uma distância: A pobreza e a riqueza colocando-se frente a frente. E os personagens que participam da vida dessas mulheres, mas não menos importantes: Maya, Dinaz, Pappa Freddy, Viraf, Banu e Feroz, entre outros secundários. Os nomes indianos me deixaram um pouco confusa no começo, mas depois de algumas páginas ficou mais fácil. 
Concluindo, é um livro inteligente que vale a pena ser lido pra quem gosta de ler realidade. A Distância Entre Nós é uma jóia rara nos dias de hoje. 
Por fim, quero fazer um comentário: É de um delicadeza ímpar a arte desta capa. Sútil e extremmente pertinente ao tema.
Recomendo!!!
 
 
Um pouco sobre a autora: Thrity Umrigar nasceu em Bombaim e mora nos Estados Unidos desde os 21 anos. Jornalista há dezessete anos, escreve para vários jornais. Seus livros publicados no Brasil:
  • A DOÇURA DO MUNDO
  • A DISTÂNCIA ENTRE NÓS
  • A PRIMEIRA LUZ DA MANHÃ
  • O TAMANHO DO CÉU
  • UM LUGAR PARA TODOS
  • A REDESCOBERTA DO MUNDO
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi, Ivi.

    Vi que você é autora parceira do blog da Renata, Escuta Essa. Não sabia que você era escritora. Se quiser fazer parceria, basta entrar em contato e apresentar seu livro, tá?

    Ah, que interessante esse livro. Eu estou lendo Em Busca de Um Final Feliz, a história também se passa na Índia. A vida pobre lá é muito difícil mesmo... Gostei de conhecer esse livro, viu? Obrigada pela dica.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  2. Eu amo livros que se passam na India, não sei pq, mas amo, até hj não me decepcionei com nenhum.
    Esse parece ser um dos que me agradariam.
    A capa é linda.
    #SorteiodeSorte

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro já me deixou curiosíssima, portanto se eu estivesse numa livraria o levaria só pela capa, e foi ótimo saber que eu não me arrependeria! Além do realismo tem diversas outras coisas que me atraíram nele. Adorei o post!
    Beijinhos! :3

    ResponderExcluir
  4. Me interessei MUITO!
    Adoro este tipo de livro, que conta uma história mais ao mesmo tempo ensina uma cultura, um costume e uma realidade totalmente distintas da nossa...
    Essa indicação vou pegar pra mim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já adorei a capa, tenho uma paixão indescritível por capas de livros. E gostei ainda mais por saber que se eu o encontrasse a venda, não me arrependeria de ler mais um livro pela capa.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a história parece ser bem interessante mesmo.
    Vou procurar saber mais sobre ele.

    beejo

    ResponderExcluir
  6. Gosto mais D coisas mais fictícias, mas parece ser legal, e é bom variar um pouco né... Hahaha

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Comprei o livro hoje. Vou começar a ler amanha. Abraços

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014