6

O PALÁCIO DE INVERNO (John Boyne)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha da 23º leitura de 2013 e foi o livro O PALÁCIO DE INVERNO (John Boyne). 
Sou assumidamente admiradora deste autor e tenho certeza que dele eu poderia ler até a lista de compras e ficaria maravilhada com a habilidade que ele tem de construir personagens e desenvolver um enredo fictício sobre um plano de fundo real. Foi isso o que aconteceu com este livro, ele usou um cenário histórico, fatos verdadeiros e escreveu uma história linda, que me conquistou do primeiro ao último parágrafo. 
Confesso que "economizei" na leitura deste livro. Li lentamente e paralelo à leitura, fui pesquisando os fatos citados e aprendendo bastante sobre a Rússia, local que o autor começa sua brilhante narrativa.
O livro nos trás Geórgui Jachmenev, no começo do século XX, que após um ato impulsivo, é tirado da miséria no interior da imensa Rússia e levado como servo para viver em São Petersburgo, dentro da moradia oficial do então czar Nicolau II e assim convive com a família real de forma direta.
A Rússia está em guerra e uma série de fatos estão acontecendo e Georgui se apaixona e é obrigado a deixar seu país como um exilado e a firmar residência na Europa.
A vida dele prossegue e agora, já com idade avançada, ele assiste um câncer devastador ir levando a mulher que ele amou durante toda a sua vida. Ele relembra os fatos que o trouxeram para os dias de hoje, lembra-se das perdas e dos medos. Recorda as conquistas e felicidades que experimentou durante seu trajeto e não existe uma única página que não tenha me emocionado bastante.
O final não nos coloca diante de uma surpresa intensa, mas é maravilhoso também e ao terminar o livro, me senti uma perita na história da Rússia, porque conforme falei,  fiz algumas pesquisas sobre a dinastia Romanov e sobre os motivos de seu término.
O livro é perfeito, com um ritmo delicioso e envolvente. Mergulhei nesta leitura de uma forma tão dedicada que senti o frio da neve e o balanço do trem. Super recomendo. John Boyne continua a ocupar o topo do meu simplório ranking de autores!!!

Quote escolhido: "Vocês não acham que é uma ironia que todos aqueles garotos concebidos num grande transbordamento de amor e desejo, quando a GRANDE GUERRA terminou, estarão na idade certa de combater quando começar a próxima? É quase como se Deus só tivesse feito essas criaturas para lutar e morrer. Para ficar na frente dos rifles e tomar tiros que voam até eles. É realmente uma piada."




Um pouco sobre o autor: John Boyne nasceu na Irlanda em 30 de abril de 1971. Seus livros publicados no Brasil são:
  • O menino do Pijama Listrado
  • O Garoto do Convés
  • O Palácio de Inverno
  • Noah Foge de Casa
  • O Pacifista
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, também sou fã do John Boyne, e o fato de ser criado em cima de uma história verdadeira me deixa ainda mais interessada.
    #SorteiodeSorte

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros do John Boyne, não vejo a hora de ler esse livro, porque ele realmente me parece ser bem interessante. E sem contar que ainda não encontrei nenhuma resenha negativa dele. Adorei o quote que escolheu. KKKK

    ResponderExcluir
  3. Também sou suspeita para falar dele..leio e sempre fico com um pouco dos livros dele em mim...
    Adorei a resenha...o livro é ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, sempre tive curiosidade sobre a dinastia Romanov e fico contente por ter um livro falando sobre o assunto. E pelo que diz a resenha, deve ser um livro MUITO emocionante mesmo, mas estou bem curiosa.
    Você falou tão bem do livro, que vou tentar comprá-lo o mais rápido possível.

    Beejo

    ResponderExcluir
  5. Amo neve hahaha tambem quero senti-lá ;)

    ResponderExcluir
  6. Nunca rinha ouvido falar... Mas parece extremamente legal... Principalmente pelo Fato de ele ser um de seus autores preferidos...

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014