9

A ESPERANÇA (Suzanne Collins)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 11º livro lido em 2013 e foi o A ESPERANÇA (Suzanne Collins), terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes.
 
AVISO IMPORTANTE: Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores da série.
 
Contrariando todas as expectativas, Katniss Everdeen sobreviveu duas vezes aos Jogos Vorazes. Mas mesmo tendo saído da arena viva, ela ainda não estava salva. A Capital estava furiosa. A Capital estava sedenta por vingança. E o que é pior, o presidente Snow deixa claro que ninguém mais estará a salvo. Nem a família de Katniss, nem seus amigos, nem as pessoas do Distrito 12. O livro é extremamente empolgante e com aquele ritmo de ansiedade que me deixou maluca para saber como tudo isso ia se amarrar e sobretudo, com quem Katnnis iria terminar, não que o romance do livro seja o ponto alto, não é, mas a curiosidade era latente.
O livro traz uma crítica ainda mais acentuada com a sociedade atual, isso ficou caracterizado nos livros anteriores da série, mas particulamrnete nesse, a metáfora política é entendida facilmente, sem grandes reflexões. O tempo do livro é o futuro e eles falam de forma ácida para com a nossa época, lembrando o quanto a nossa geração "desgraçou" o mundo todo. "Francamente, nossos antecessores não têm muito do que se vangloriar. Quero dizer, olhe o estado que eles deixaram as coisas para nós, com as guerras e o planeta destruído. (…)” E a personagem principal agora está no Distrito 13, um lugar que ela nem sabia que existia quando foi para a arena pela primeira vez e o fato de ter que viver no subterrâneo, faz com que ela lembre constantemente do seu pai que foi morto em uma mina de exploração de minérios.
Não posso falar muito mais que isso sobre o livro, pois o risco de deixar escapar alguma coisa é real, mas posso dizer que o livro vai satisfazer comletamente os leitores que ficarem viciados na série e não tenham dúvida, a depressão literária que nasce após você fechar a capa do livro A ESPERANÇA é certa e por isso me afundei em uma outra leitura, mas a todo momento me via pensando em Katnnis, Peeta e toda a trama. O livro te conquista e domina seus pensamentos mesmo depois que a leitura é concluída e talvez por isso mereça ser lido mais de uma vez.
Recomendo toda a série e agora entendo porque esta trilogia foi tão aclamada.
Sobre a autora: Suzanne Collins é uma escritora e roteirista americana. Escreveu programas infantis e é formada em escrita dramática pela New York University. Os livros dela publicados no Brasil são:
- Gregor, o Guerreiro da Superficie
- Esperança
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Também senti essa "depressão" quando terminei. A trilogia é realmente mt boa.

    ResponderExcluir
  2. Muita depressão depois que terminei. Eu e as minhas amigas até hoje, depois de quase seis meses, discutimos o final deste livro. Por queeee acabou, hein? :(
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  3. Estou me sentindo orfã, abandonada pela Suzanne!!!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler o livro...uma tristeza profunda me abateu quando li as ultimas palavras.

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei completamente!
    O final foi digno da saga e não decepcionou...
    Uma delícia é que foi surpreendente!
    Uma distopia ótima e digna de muitos elogios!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não li a resenha inteira, porque ainda nem comecei a trilogia. Ainda tenho que tomar vergonha na cara e comprar esses livros.
    Estou muito curiosa já que todos parecem gostar de Jogos Vorazes.
    Uma das próximas leituras distópicas

    ResponderExcluir
  7. Adoro livro que fazem voce ficar pensando nele mesmo depois de concluído... Eu quero desesperadamente ler essa trilogia... (Nossa eu quero ler muitos livro né... Hahaha)

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ahhh...prevejo uma ressaca literária terrível em breve,viu?!Vou sentir mta falta dessa protagonista incrível e corajosa que é a Katniss e um dos caras mais bondosos e fofos da literatura,Peeta. Amo essa série,me viciei por completo e to tentando arrumar coragem pra ler o seu desfecho,que pela resenha,já percebi que é de tirar o folego.... embora muitos não tenham gostado de como tudo acabou.Bjos ;)

    ResponderExcluir
  9. Li, porém não achei o melhor da trilogia. Achei por ser o último da trilogia deixou a deseja, pois espera mais. Porém não deixa de ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014