8

50 TONS MAIS ESCUROS - E. L. James

Oi Gente que ama livros, hoje trago a resenha do 3º livro que li em 2013 e este livro eu ganhei no amigo secreto de blogueiros: CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS (Erika Leonard James). Este é o segundo livro da série 50 Tons. Confesso que foi uma leitura difícil! Primeiro porque não gostei tanto do primeiro livro e segundo porque me falaram tanto que o segundo livro era muito melhor, que minha frustração foi tão grande quanto a expectativa. Eu sei que não esperava muito, mas esperava mais do que li.
Para quem não leu o primeiro livro, aviso que esta resenha tem spoilers sobre ele.
O livro começa com a protagonista Ana Steele vivendo os dias de tristeza que sucedem a separação dela com o Sr. Grey. Detalhe que essa dorzinha de separação não teve nem tempo de amadurecer. Ana decidiu no final do primeiro livro que nao seria capaz de se submeter ou aguentar o tipo de relacionamento que ele estava lhe propondo, que não estava disposta a dar prazer ao parceiro enquanto ele lhe infringia dor. Porém Ana vive apenas alguns dias nessa depressão emocional, porque logo o Sr. Grey lhe procura e ambos retomam o relacionamento, sem brinquedinhos ou quarto da dor, porém uma das ex submissas de Grey reaparece, desorientada e Ana corre perigo com a garota solta por Seattle com um arma em punho. Importante dizer que a garota que quer perseguir Ana é muito parecida com ela fisicamente. Além desta trama onde já sabemos exatamente o que vai acontecer ao casal e a antagonista da mocinha, o sr. Grey decide contar para Ana alguns dos seus segredos e o porquê dele ser como é.
Aí está a minha grande decepção com a narrativa: O segredo de Grey é ridículo!!! Sim, ele fala da primeira infancia e do quanto sofreu sendo filho de uma prostituta viciada em crack e nas mãos do cafetão, mas quando abre seu coração para que Ana possa entende-lo, eu fiquei me perguntando se de fato era só aquilo. E era...
Talvez eu seja muito fria e insensível quanto a traumas e bla bla bla, mas eu esperava muito mais, esperava uma história mais intensa, mais triste, mais dramática e não é. Ou eu esperava que a autora transformasse tudo o que o garoto desprotegido viveu, em algo tocante ao ser lido. mas a autora não soube usar as palavras neste ponto. Resumindo: Grey é apenas um homem que canalizou sua vingança pelos maus tratos para uma vida sexual diferenciada. Quantas pessoas no mundo fazem isso? Milhões e milhões...
Enfim, este segundo livro também é recheado de e-mails monossilábicos e desnecessários, porém o livro tem um ritmo mais romântico, mais comprometido com o amor e eu acho que foi esse clima de "Love Story" que rendeu críticas mais positivas entre os leitores, entendendo que a grande maioria destes leitores é formada por mulheres.
A leitura é válida, sempre, mas nem de longe é um livro digno de tanta conversa, de tanta discussão ou de tanto apelo moralista que se tem visto por aí. É uma história de amor e pronto. Não estou com muitas expectativas quanto ao terceiro livro, porque o segundo livro já nos dá a deixa do que vai acontecer. Sem pressa, mas ainda esse ano eu lerei o terceiro...
 
Sobre a autora: Erika Leonard James, nasceu em 1963 na Inglaterra. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Cinquenta Tons de Cinza
  • Cinquenta Tons Mais Escuros
  • Cinquenta Tons de Liberdade
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Concordo. Os 3 livros não são bem escritos, é pobre, a historia não desenvolve e acaba sendo previsivel. Eu gostei do personagem, um homem aparentemente forte que na verdade é inseguro, vulneravel. Falaram de outros livros anterior a esse com esda tematica de romance erotico mas apesar de apresentar uma esctita pobre, ele vai ser um divisor de aguas dentro dessa tematica.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se em função do sucesso que essa trilogia alcançou mundialmente, mas muitos livros com esse enfoque estão sendo lançados, espero que os outros tenham histórias bem elaboradas e originais, porque a premissa de menina inocente e humilde conquistando homem perfeito e rico é bem comum!!!

    ResponderExcluir
  3. Você já sabe minha opinião desse livro,kkkk.
    Ele é menos ruim do que o primeiro, pq tem um pouco mais de historia e não só sexo,não é um livro que acrescenta nada em minha opinião. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem... eu nem li e o pouco q vi me pareceu sem graça. nada do enredo ou conteúdo me agradou, simplesmente não consigo olhar para 50tons e me interessar..

    ResponderExcluir
  5. E eu ainda me pergunto porque se falou tanto destes livros...

    ResponderExcluir
  6. Concordo 1000% com você...
    Quando os livros ainda eram febre nos Estados Unidos eu que de vem em quando procurava um livros mais quentes li várias críticas americanas dizendo que esta era a séria mais lida pelas mulheres, que era isso, que era aquilo...
    Ai ANTES de toda essa loucura sobre os livros lá fui eu ler e ver se era realmente tudo aquilo.
    Que meleca!Que decepção!
    Uma história mediana, com um narrativa primária e redundâncias GROTESCAS, para não dizer pior.
    Terminei de ler a muito custo e com aquele gosto amargo na boca de quem jogou preciosos dinheiros que poderiam ser investidos em livros melhores.
    Ahhh...
    Ai os livros foram traduzidos, todas as mulheres do pais resolveram ser leitoras e virou o que já conhecemos, essa merda!
    Depois de muito ler, muito ouvir, e muito criticar resolvi ler o segundo livro, que me juraram ser melhor.
    Palhaçada né?
    Pedante, raso e ridículo, no minimo!
    Li por que realmente queria saber a continuação da história, mas foi difícil...
    Não recomendo...
    E o pior de tudo é ouvir de algumas pessoas que livros que vieram MUITO antes desta porcaria ESTÃO COPIANDO L.L James!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Obrigado por me deixar desabafar e principalmente, por ser uma das poucas que não achou essa série maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Mesmo que seja o primeiro trabalho como escritora, a história, tirando a relação de submissão, não tem nada de mais, não apresenta nada de diferente de muitas histórias por aí. Torno a dizer que não lerei o livro por falta de interesse.

    ResponderExcluir
  8. Realmente esse segundo livro tem um clima mais "love story", entretanto, continua ruim.Fiquei frustrada também,Ivi. Pra começar, que segredo mais sem pé e nem cabeça né?!Não justifica em nada o que faz ou deixa de fazer com suas "submissas". E que término mais sem sal... a Anastácia nem teve tempo de pensar,refletir,viver a sua dor que uma separação pode causar e lá estava o Sr. Grey de volta...tenso.
    A ex submissa dele também desorientada não contribuiu em nada pra história,só para acrescentar um drama em um livro que não tem nenhum enredo digno que se preze.
    Depois desse segundo livro,nem perdi mais meu tempo em ler o terceiro.
    Respeito quem gosta ou ama a trilogia,mas pra mim não funcionou.Bjos :)

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014