12

UM PORTO SEGURO (Nicholas Sparks)

E eu acho que esta é a última leitura do ano de 2012, UM PORTO SEGURO (Nicholas Sparks).Um livro que define bem o perfil Nicholas de escrever e de criar uma história de amor. Personagens descritos de maneira que o leitor identifica logo de cara quem faz parte do "bem" ou do "mal" no enredo que se desenvolve. Eu gosto de Nicholas Sparks, ele escreve sobre amor e familia de uma maneira bonita e romântica e salvo pelos excessos, é gostoso de ler e saber que existem pessoas que ainda acreditam na maneira mais pura de duas pessoas se relacionarem.
Este livro conta basicamente a história de uma mulher, Katie,  que foge de um marido violento e pertubado e tenta reescrever sua história do zero em uma cidade pequena no sul dos Estados Unidos. Lá ela conhece um homem viúvo, Alex, com dois filhos pequenos e logo no primeiro encontro casual dos dois, você já percebe o que a história lhe reserva.
O ritmo do livro cresce de maneira absurda conforme o marido de Katie investiga e consegue descobrir seu paradeiro, aquele clima de perseguição e de possível tragédia se instala definitivamente e pra quem conhece o trabalho deste autor, fica aquele medo que ele acabe com o final feliz que você presumiu lá no primeiro capítulo. Mas a surpresa do livro não está aí ou se os mocinhos se darão bem e o vilão será castigado, mas sim na maneira como o autor construiu um personagem paralelo que durante o enredo você nem dá atenção, mas que no final, chega até a te assustar em função de como determinadas coisas serão definidas.
O livro é ótimo e bem escrito, afinal o autor não alcançou a marca de 75 milhões de livros vendidos no mundo sem razão. Porém algumas coisas ficaram perdidas no enredo e eu acredito que poderiam ter sido desenvolvidas. Por algum motivo, Nicholas Sparks tem ido na contra mão desta levada de livros eróticos e este casal em particular não tem o menor relacionamento físico. (Sentí isso também no livro MELHOR DE MIM), mas independente disso, você percebe que o que ele quer enfatizar é que a familia deve ser o objetivo maior de todo ser humano. 
Uma outra característica do Nicholas Sparks que ficou salientada neste livro, foi a precisão dos nomes de suas obras para com o conteúdo das mesmas, ou seja:  O nome dos livros parece um pouco óbvio num primeiro momento, nomes até bem comuns quando se tratam de romances, mas estes nomes foram bem pensados e eu acho isso muito interessante.
Enfim, recomendo!!!



Sobre o autor: Nicholas Sparks Charles nasceu em Omaha, no estado do Nebraska, EUA, em 31 de dezembro de 1965. Alguns dos livros dele que já foram publicados no Brasil:

1996 Dário de uma paixão
1999 Um Amor pra recordar
2000 O Resgate
2001 Uma Curva na Estrada
2002  Noites de Tormenta
2003 O Casamento
2005 O Milagre
2007 A Escolha
2007 Querido John                                    
2008 Um Homem de Sorte
2009  A Última Música 
2010 Um Porto Seguro
2011 O Melhor de Mim
2012 A Primeira Vista 
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Oi Ivi sua linda!
    Adoro a narrativa do divo Nicholas!! Esse ainda não tenho :/
    Preciso ler esse livro!! Adorei sua resenha!
    Bjokas

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma graça Samy, Nicholas é Nicholas né???

      Excluir
  2. Feliz Natal Ivi!
    Tem meme pra vc no blog
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/2012/12/meme-natal-me-faz-lembrar.html
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tenho muita vontade de começar a ler Nicholas, falta eu comprar algum kkkk Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Conheci Nicholas Sparks com Querido John, depois A Última Música e agora estou lendo Um Homem de Sorte. Nem preciso dizer que adoro o autor e vou continuar lendo. Sua resenha me fez decidir qual será o próximo...

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do Nicholas Sparks... haushaush

    ResponderExcluir
  6. Tem que Ler Raíssa, nem todos são excelentes, mas alguns são imperdíveis!!!

    ResponderExcluir
  7. Não é o meu preferido do Nicholas, mas gostei muito, principalmente por tratar de assuntos polêmicos...
    Estou com vontade de assistir o filme, pois já me falaram que ficou bem fiel...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. tenho muita vontade de ler todos os livros dele, mas esse não seria o primeiro da lista, por mais interessante que a história pareça

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não gostar dos livros do autor, esse livro me interessou... Aparenta ser diferente do enredo normal de seus livros!

    ResponderExcluir
  10. Ivi, vc já viu o filme??? Normalmente acho que os filmes ficam muito abaixo das expectativas, mas esse me surpreendeu!! Vi, depois de ter lido (como sempre faço!) e adorei! Recomendo!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o fato do nome dos livros... Parecem ser tão óbvios, mas ao mesmo tempo sao bem pensados né... Enfim, adorei a resenha e quero muito ler esse livro...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014