10

ORGULHO E PRECONCEITO (Jane Austen)

E então chego a 42ª leitura de 2012, com o lindo livro ORGULHO E PRECONCEITO (Jane Austen).  E eu já havia me surpreendido com o outro livro dela, mas este causou ainda uma maior admiração. Apenas uma escritora muito, mas muito talentosa, pode escrever um livro que foi amado e reverenciado no século XIX e causar o mesmo efeito nos leitores contemporâneos. A narrativa é perfeita, a descrição de lugares, personalidades e tradições é feita de maneira maravilhosa e você se deleita em todo o livro, suspirando, ainda que o romance central não tenha um único beijo.  (Quero ser igual a Jane Austen quando crescer).
Enfim, elogios a parte, ORGULHO E PRECONCEITO é um  clássico. A narrativa retrata a visão de mundo da protagonista Elizabeth Bennet, uma mulher muito avançada para sua época. Ela tinha uma forma particular e inusitada de enfrentar questões como educação, cultura, moralidade e matrimônio, contrariando o ponto de vista dos aristocratas que viviam no princípio do século XIX.  A jovem era a segunda de cinco irmãs, filhas de um fazendeiro. Ela não se encaixa no modelo das heroínas suspirantes e meigas do gênero romântico. Determinada e rebelde, Elizabeth não se derrete diante de Mr. Darcy. A princípio os dois nutrem um ódio incomum e recíproco. O amor é edificado lenta e inconscientemente por ambos. O personagem masculino define bem este processo ao afirmar que só se deu conta de que estava apaixonado quando há um bom tempo este sentimento já era alimentado pelos dois. Esta história traz em si uma magia tão intensa que até hoje surgem versões cinematográficas e enredos semelhantes.
O Livro é perfeito. Vou ficar aqui me derretendo em elogios e você, se ainda não leu, corra para ler, porque é uma leitura nota 10!!!


Sobre a autora: Jane Austen nasceu na Inglaterra em 16 de Dezembro de 1775 e faleceu em 18 de Julho de 1817. Suas obras publicadas no Brasil são:

·         Orgulho e Preconceito
·         Razão e Sensibilidade
·         Persuasão
·         Emma
·         A Abadia de Northanger
·         Mansfield Park
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Amo muito Jane Austen! Já li quase todos os livros dela (Emma, ai vamos nós!) e sou completamente apaixonada por Razão e Sensibilidade, é o meu favorito ;)

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só agora é que estou lendo Jane Austen (por onde eu andava?) Completamente apaixonada pela maneira linda como ela escreve!!!

      Excluir
  2. Ivi, estou amando ler Nas asas da Borboleta, comprei no clube de autores e não consigo parar de ler...Parabens....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que esteja gostando!!! Um beijo grande pra ti!!!

      Excluir
  3. Sou simplesmente apaixonada por esse livro... meu xodó

    ResponderExcluir
  4. É uma graça mesmo... ainda não assisti nenhum filme inspirado nos livros dela...

    ResponderExcluir
  5. Meu livro preferido!
    Inclusive, nos noivinhos do topo do bolo do meu casamento eu estou segurando este livro!
    Não preciso falar mais nada né?
    Encantador, atemporal, divino e muito tocante!
    Amo de paixão!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que tenho esse livro há tempos...mas foi sua resenha que me fez tirá-lo do plástico! Depois comento o que achei!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, quero muitissississimo ler hahaha, Magina, ainda tem versão cinematográfica e de acordo com sua resenha é um livro magico hahaha, quero muito ler, serio mesmo...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. AMO,AMO e AMO esse livro,Ivi. É um clássico eterno,não tenho dúvidas sobre isso.
    Como a Jane Austen consegue fazer o leitor suspirar com essa história,cujo romance não tem sequer um único beijo entre os personagens principais é surreal.E vamos combinar que a Elizabeth é demais né? Irônica,determinada e bastante crítica para a sua época. Mr.Darcy nem se fala,oh homem genioso,mas incrivelmente irresistível rsrs... ai ai rsrs.Nota 10 mesmo para esse livro e só uma palavra o define para mim: PERFEITO.Bjão :)

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014