6

Persuasão - Jane Austen

PERSUASÃO (Jane Austen)
E estamos chegando na meta traçada para 2012. Terminei minha 39º leitura do ano com o maravilhoso livro PERSUASÃO (Jane Austen).
Este foi o meu primeiro contato com a autora e eu acho que em breve lerei todos os outros, porque adorei a maneira que ela escreve.
O livro conta a história de Anne Elliot e Frederick Wentworth, casal que foi separado pela familia de Anne. A história começa quando a família Elliot resolve se mudar para Bath e alugar a casa em Kellynch para evitar problemas financeiros. Por coincidência, eles alugam a casa para os Croft. A Sra. Croft é ninguém menos que a irmã do capitão Frederick Wentworth, por quem Anne se apaixonou oito anos antes, mas foi persuadida por  uma amiga da família, a romper o relacionamento, devido a origem humilde do capitão.
Mary, que é a irmã mais nova de Elizabeth e Anne Elliot, pede para que Anne lhe faça companhia, fazendo com que esta adie sua ida à Bath. Então Anne volta a ter contato com o capitão Wentworth, os dois usufruindo da companhia de amigos em comum, ela percebendo o ressentimento dele em todas suas atitudes. Somente após um determinado acontecimento é que eles tem um convívio tranquilo. Anne sempre lutando para parecer o mais natural possível diante do nervosismo de estar frente a frente com o homem que nunca deixou de amar.
O livro é escrito com leveza e a autora é brilhante na descrição dos personagens, salientando as peculiaridades em seus comportamentos. Alguns personagens são tão bem construídos que você antagoniza com eles logo nas primeiras impressões. E outros, você já defende antes mesmo que a história se desenvolva. É o caso do capitão Wentworth que simplesmente conquista, não apenas pelo final, mas desde o início. A personalidade e o carisma dele são apaixonantes.
Após terminar a leitura, fiquei me perguntando por onde eu andei que nunca tinha lido nada desta autora antes. Mas agora que a conheci, serei sua admiradora e defensora!!! 
Persuasão é a leitura que eu recomendo de olhos e coração abertos!!

Sobre a autora: Jane Austen nasceu na Inglaterra em 16 de Dezembro de 1775 e faleceu em 18 de Julho de 1817. Suas obras publicadas no Brasil são:
  • Orgulho e Preconceito
  • Razão e Sensibilidade
  • Persuasão
  • Emma
  • A Abadia de Northanger
  • Mansfield Park

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Querida Ivi... com Jane Austen sempre será uma ótima leitura... gostei muito da sua resenha... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma ótima leitura que devo à você Lais!!!! beijos!!!!

      Excluir
  2. Nunca li nada da Jane Austen ainda. Tenho muita vontade de ler os livros dela, adoro clássicos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha lido nada marina e por esse aí, quero ler todos agora!!! beijos!!!

      Excluir
  3. Jane Austen perfeita!
    Curti muito mais Persuasão do que Razão e Sensibilidade...e tem uma edição especial bilíngue que é linda!
    Cada uma das histórias desta autora me encanta de um jeito diferente e não me conformo como uma coisa escrita a tanto tempo pode ser tão atemporal!
    Clássico é clássico!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014