Feliz por Nada - Martha Medeiros

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O 15º livro em 2012 foi FELIZ POR NADA (Martha Medeiros). Complicado falar alguma coisa sobre este livro porque sou admiradora da autora, acho que ela brinca com as palavras e fala tão levemente sobre temas intensos que posso simplesmente me desmanchar de elogios com o livro. Mas o fato ṕe que o livro é bom.
Pra começar, o livro se trata de uma coletânea se crônicas que a autora escreveu. Cronicas curtas sobre temas diários, família, gostos, relacionamentos, ir e vir, enfim, tudo aquilo que preenche o nosso dia a dia e que num primeiro momento não vemos beleza ou magia, ou esse algo a amis que a Martha consegue não só enxergar, mas traduzir em palavras. Ela escreve como se fosse um bate papo, através dos seus textos da dicas de filmes e peças e filmes e compartilha com o leitor como cada uma dessas artes a influenciou a pensar ou agir de modo diferente ou simplesmente reafirmar o que ela já pensava.

Martha consegue traduzir a alma humana e os desejos de pessoas comuns, como eu e você, de uma forma ímpar. Fala do cotidiano e de coisas de forma simples, coisas que normalmente nunca pensaríamos ou nos preocuparíamos em refletir. Ajuda a relaxar. Ajuda a aliviar a tensão das preocupações diárias. Me ajudou a ver as coisas mais objetivamente, ou seja, a vida é mais simples e linda do que se pode imaginar. E acredito que ela simplesmente escreveu, sem a pretensão de indicar caminhos ou posturas. Escreveu por prazer e foi prazer que eu tive em ler este livro lindo.
Não gosto de destacar trechos dos livros que li, mas neste livro, em uma das crônicas, ela fala que "o melhor lugar do mundo é o abraço da pessoa amada". Aquele tipo de coisa simples, em que todos nós acreditamos, mas nunca ouvimos ninguém falar. Sim, o melhor lugar do mundo é estar nos braços da pessoa que amamos. Alguém discorda disso?
Sobre a autora: Martha Mederios nasceu em 20 de agosto de 1961, em Porto Alegre-RS. É colunista dos jornais ZERO HORA e O GLOBO. Suas obras publicadas são: 

  • Strip-Tease (1985) - Poesia
  • Meia noite e um quarto (1987) - Poesia
  • Persona non grata (1991) - Poesia
  • De Cara Lavada (1995) - Poesia
  • A Terra Gasta (1996) - Poesia
  • Poesia Reunida (1998)
  • Geração Bivolt (1995) - Primeiro livro de crônicas
  • Topless (1997) - Crônicas
  • Santiago do Chile (1996) - guia de viagem
  • Trem-Bala (1999) - Livro de crônicas, adaptado para o teatro.
  • Non Stop (2000) - Crônicas
  • Cartas Extraviadas e Outros Poemas (2000)
  • De Café e Cogumelos (2001) - Crônicas
  • Divã (2002) - Romance que deu origem a peça, ao um filme e a série de TV.
  • Montanha-Russa (2003) - Crônicas
  • Coisas da Vida (2005) - Crônicas
  • Esquisita como Eu (2004) - Infantil
  • Selma e Sinatra (2005) - Romance
  • Tudo que Eu Queria te Dizer (2007) - Adaptado para o teatro.
  • Doidas e Santas (2008) - Crônicas - Adaptado para o teatro.
  • Fora de Mim(2010) - Romance
  • Feliz por Nada (2011) - Crônicas
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. conheci a Martha Medeiros atraves de você faz um tempo já e desde de então virei uma fã, adoro o que ela escreve e agora fiquei curiosa p ler este livro beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o legal de ler um livro de crônicas é que vc pode parar no meio, ler outro, começar do fim... enfim... fora dos padrões... bem nossa cara mesmo né?

      Excluir
  2. Martha Medeiros é ótimaaa!!
    Fiquei curiosa, pois este nunca li!

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.