10

A Terceira Xícara de Chá - Greg Mortenson

A TERCEIRA XÍCARA DE CHÁ ( Greg Mortenson )

O 33º livro em 2012 foi A TERCEIRA XÍCARA DE CHÁ ( Greg Mortenson ). Nunca tinha ouvido falar neste livro e foi um daqueles presentes inesperados, de uma amiga querida. Além é claro de ter sido uma leitura fascinante, do começo ao fim. Particularmente, todos os livros que eu li ambientados no Oriente Médio me seduziram, talvez porque pertençam a uma cultura muito diferente da minha, mas este em especial, ganhou um espaço grande dentro do meu coração.

O livro conta a história verídica de um montanhista inspirado pela trágica morte da irmã em 1992, que inicia o projeto de escalar o K2 no Paquistão, a segunda montanha mais alta do mundo. Após 78 dias de escalada, o norte-americano Greg Mortenson se encontra exausto, abatido e emocionalmente cansado. Um homem da região se torna amigo dele e o ajuda a se recuperar em  uma aldeia, nas encostas do Himalaia. Tocado pela brutal pobreza da região, Greg decide dedicar sua vida estabelecendo escolas para meninas em zonas remotas da Ásia Central, principalmente na região paquistanesa e no vizinho Afeganistão. Vendendo tudo que tinha, que não era muito, começa uma das campanhas humanitárias mais notáveis de nossos dias. Nestas remotas vilas, Greg é uma lenda viva e um herói pelo seu trabalho de construir escolas. Sendo um dos poucos estrangeiros na região, foi vítima de sequestro por militares extremistas, além de ameaças de morte pelos seus compatriotas norte-americanos, mas em vez de desistir, ganhou a confiança e o respeito de líderes islâmicos, comandantes militares, líderes tribais, entre outros. Em 2004, Mortenson já inaugurava 34 escolas.  A maioria de suas escolas são as primeiras que se estabeleceram na região. Uma história inspiradora.

O livro também conta também sobre as as severas ortodoxas escolas religiosas , mas o que chama mais a atenção, são os personagens que aparecem ao longo das páginas, como os anciãos tribais, o taxista que tornou-se seu guardião, entre outros. Um livro que mostra o quão é importante a educação e como ela pode substituir armas e violência, por livros e fundamentalismo por leitura.  Super recomendo!!!

Sobre o autor: Greg Mortenso nasceu em Minesota, estados Unidos. Humanitário e paletrante, já foi alpinista e este é o seu único livro lançado no Brasil.

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Esta história é apenas mais uma, que nos mostra como a educação é a porta de entrada para transformar o mundo. Amei cada página deste livro.

    ResponderExcluir
  2. Também AMEI este livro... Muito obrigada pelo presente!!!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um belo livro...
    Gostei da resenha...
    As vezes ficamos na rotina de ler somente alguns tipos de coisas e quando mudamos é um experiência ótima...esse livro parece ser este caso...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro interessante e a sua resenha foi bem descritiva, mas não sei se eu leria. Pelo menos não agora que eu tenho 53853948539453 de livros pra ler.
    Talvez depois....

    ResponderExcluir
  5. O titulo me chamou bastante atenção... Mas tambem não sei se leria pois minha lista de leituras Ta enorme, e minha wish não fica pra traz não hahaha

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Paquistão e Afeganistão não são no Oriente Médio. Embora já se tenha descoberto que boa parte desse livro é ficção, ou simplesmente mentiras inventadas pelo Greg Mortenson, ainda assim vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014