23

50 Tons de Cinza - E. L. James

50 TONS DE CINZA (E L James)
O 32º livro lido em 2012 foi 50 TONS DE CINZA (E L James). Em todos os lugares estavam falando do livro, da série, da autora. Pessoas que eu nunca vi com um livro na mão, estava lendo e adorando, então, lá fui eu ler também. Não leio nada por modismos, haja vista que eu acho que sou a única blogueira que não li os livros do Harry Potter, mas a curiosidade me empurrou para a os braços do Mr. Grey.
O livro é o primeiro de uma trilogia e este conta os primeiros dias de um relacionamento intenso entre Ana, uma jovem ingenua e inexperiente, com o mega empresário, lindo e sedutor Mr. Grey. Ela se apaixona quase que instantaneamente por ele e ele se interessa muito por ela também e assim, vivem dias intensos de erotismo, dominação e descobertas. 
A narrativa em primeira pessoa é acelerada, todas as relações sexuais do casal são descritas com riqueza de detalhes e existe um exagero quase palpável em tudo o que acontece conforme Ana vai se descobrindo enquanto mulher. (Acho que poucas mulheres se identificarão com o amadurecimento sexual que a personagem obtém em tão poucos dias.)
O livro termina de uma maneira tensa, melancólica, quase sufocante e tudo o que se pensa num primeiro momento, é correr para o segundo livro para saber como as coisas vão se amarrar, pois muitas pontas soltas são deixadas na história.
Tive a impressão que o livro foi escrito por duas pessoas diferentes. A parte erótica do livro tinha um ritmo diferente do restante da narração. Como se a autora não pudesse, ou não soubesse escrever sobre mais nada que não fosse sexo. Enfim, a leitura do livro é rápida, ainda que ele tenha mais de 400 páginas, porque existe uma troca exagerada de e-mails entre o casal e diálogos monossilábicos extensos. 
Acredito que este livro ganhou o espaço que ganhou em função de uma necessidade em se falar do que é natural, concreto, instintivo, mas pouco conversado: Sexo! 
Porém a premissa do livro me incomoda e talvez por isso eu não parti para o livro dois da série com o mesmo entusiasmo: Existe um machismo e uma necessidade de hierarquia na relação homem e mulher que me deixou deprimida. Estamos em 2012, ninguém mais precisa dominar ninguém! Nem na cama...
Mas é apenas minha opinião.
Sobre a autora: Erika Leonard James, nasceu em 1963 na Inglaterra. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Cinquenta Tons de Cinza
  • Cinquenta Tons Mais Escuros
  • Cinquenta Tons de Liberdade
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Eu também imaginei a mesma coisa, que seriam dois escritores...Concordo com tudo, mais confesso que adoro a parte da submissão...Nunca tinha pensando sobre isto..e quando ele aceita o "mais" ficou ainda mais interessante, descobrir o que seria esse mais...Amo suas resenhas...Mil beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o livro muito arrastado, sinto que os tres livros poderiam ser um, ou talvez dois. A questao da submissao eh puro fetiche, imdepende de epoca, essas brimcadeiras existem, eh real.
    32 livros lidos em 2012?!?! Eu achava que eu gostasse de ler mas vc supera acredito que todo mundo!
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei o livro muito arrastado, sinto que os tres livros poderiam ser um, ou talvez dois. A questao da submissao eh puro fetiche, imdepende de epoca, essas brimcadeiras existem, eh real.
    32 livros lidos em 2012?!?! Eu achava que eu gostasse de ler mas vc supera acredito que todo mundo!
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Eu achei o livro muito arrastado, sinto que os tres livros poderiam ser um, ou talvez dois. A questao da submissao eh puro fetiche, imdepende de epoca, essas brimcadeiras existem, eh real.
    32 livros lidos em 2012?!?! Eu achava que eu gostasse de ler mas vc supera acredito que todo mundo!
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Eu li mais Bel, mas só fiz resenha destes até agora... sou bookaholic... kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Para quem gostou (ou até mesmo para quem não curtiu) do "50" descobri um livro nacional que atrevo dizer ser bem mais legal: "REDES SENSUAIS". WWW.FACEBOOK.COM/REDESSENSUAIS Achei "Redes" muito mais excitante (e plausível) que o "50". A história reflete isso que acontece todos os dias, isto é, pessoas se encontrando no real e no virtual através da internet. O autor disponibilizou um "test drive" do livro de 150 páginas no link http://ge.tt/78mDJLP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na escala nacional ainda temos " Onze minutos" de Paulo Coelho e A casa dos Budas ditosos" de João Ubaldo Ribeiro.

      Excluir
  7. Olá parceira :D
    Talvez você não saiba, mas a trilogia Cinquenta Tons é um Fanfic da Saga Crepúsculo (sim, a Anastasia é a Bella e o Edward é o Mr. Grey).

    O livro foi escrito em um só volume... a editora que tratou de dividir em vários.

    O primeiro livro é muito sem graça (onde o melhor são as cenas eroticas) Já o segundo contém uma história por tras de todo aquele sexo, tem um fundamento, um mistério, uma ação, varias revelação... por isso eu recomendo ler o segundo Cinquenta Tons Mais Escuros :)

    Ainda não li o terceiro Cinquenta Tons de Liberdade, mas pelo segundo livro, essa trilogia já se tornou uma das minhas prediletas

    www.1critic.co.cc

    ResponderExcluir
  8. Amore, apesar de ter lido os dois primeiros em um tempo recorde para mim, e vc já saber a minha opinião sobre toda a história, nunca tinha olhado por esse lado, com certeza tem algumas contradições na história.. Mas o bom é se divertir.... E parabéns o blog tá lindo!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Unknown sou eu a Ro, mesmo seguindo teu blog e fazendo login, não consigo fazer aparecer meu nome :(

    ResponderExcluir
  10. Seja sempre bem vida RO!!!! Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  11. Minha opinião sobre 50 tons é que ele é um livro desnecessário. Já li tantas resenhas sobre ele e nenhuma me convenceu a ler... e estou aqui, sendo uma das poucas pessoas do planeta não 'dominadas' pelo Grey e sonhando pra quando virar filme não usem nenhum dos meus atores favoritos, porque eu não vou perdoar... hahaha

    ResponderExcluir
  12. Livro desnecessário, é a definição perfeita.

    ResponderExcluir
  13. Livro desnecessário, é a definição perfeita.

    ResponderExcluir
  14. Livro desnecessário, é a definição perfeita.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro surgiu do nada e todo mundo começou a ler. No metrô, no ônibus e em todo lugar. Como já era de se esperar, vários livros semelhantes a esse foram lançados até que virou moda. Não sei se gostaria do livro. Além de muitas pessoas dizerem que é mal escrito, mesmo que a trilogia tenha sido originada de uma fanfic, não tenho vontade de conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro esse livro, foi o primeiro do gênero erótico que li. Tá certo que existem muitas críticas, mas o que importa foi que eu amei o Christian. Não li na versão da fic, mas gostaria muito de ler e saber o que foi mudado antes de ter virado essa trilogia.

    ResponderExcluir
  17. Falou tudo,a autora não parece escrever mais nada do que sexo rsrs.Odieiii a escrita, senti um vazio no enredo...não tem conteúdo nenhum,só SEXO.E tdo acontece de uma maneira tão rápida e apressada que soa como impossível e totalmente artificial rs.Bjos :)

    ResponderExcluir
  18. Foi um dos primeiros livros li depois que voltei a ler novamente e de começo amei. Mas depois que aumentei minha leitura vi que a escrita não é das melhores. Achei exagerada a forma como a escritora encaminhou a história. A personagem mal conhecia o cara já estava se submetendo a coisas que ao meu ver não se faz tão rápido.
    Por fim, nada contra a quem gosta do livro, mas é um dos livros que não voltarei a ler por ser pobre na escrita e no desenrolar da história.

    ResponderExcluir
  19. Olá Ivi!!
    Li este livro ano passado por pura curiosidade e realmente achei sua historia " bem pesada",mas terminei a leitura, pois odeio abandonar um livro,mas confesso que não irei terminar esta trilogia.Mas parabéns pela sinceridade na resenha!!

    ResponderExcluir
  20. Uma amiga me emprestou a trilogia. Mais nem consegui terminar o primeiro detestei, não entendi o alvoroço por estes livros.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014